Máquina virtual (VM): O que é, para que serve e como funciona?

A máquina virtual (VM) é um ambiente que simula um computador, ou, em alguns casos, um servidor físico em um computador. Esse ambiente é criado por meio de algum software de virtualização.

Porém, se você ainda não conhece o conceito de máquina virtual (VM), continue a leitura para entender o que é, como funciona, quais vantagens apresenta e mais.

Baixe o guia completo sobre

Virtualização

O que é para o que serve uma máquina virtual?

Uma máquina virtual é um ambiente virtual, mas que funciona como um sistema de computação independente. Assim, tem sua própria memória, interface, armazenamento e redes.

Uma VM permite que outros sistemas operacionais possam rodar simultaneamente em um mesmo computador. Assim, é possível ter um sistema da Mac e Linux em um Windows, por exemplo. Com isso, programadores, desenvolvedores e profissionais do TI podem trabalhar em diversos ambientes sem prejudicar a performance de suas máquinas originais.

ilustração de servidor virtual
Saiba como funciona uma máquina virtual | Freepik

Como funciona uma máquina virtual?

Para que um ambiente virtual seja criado, é necessário um hardware físico e um hipervisor, que irá gerenciar o computador, criando uma camada de virtualização entre os recursos físicos e digitais. Dessa forma, a máquina virtual consegue acessar o pool de recursos físicos.

Quais são os benefícios de usar uma máquina virtual?

Quem trabalha com sistemas de informação ou em áreas similares sabe das diversas vantagens das máquinas virtuais. Listamos, a seguir, algumas delas.

Diminuição de custos

Um dos principais benefícios da virtualização é a redução de custos. Assim, uma máquina virtual reduz a quantidade de servidores físicos, além de reduzir a quantidade de infraestruturas de TI e investimentos em hardwares.

Ademais, custos como manutenção, energia, refrigeração, atualização e implantação também são reduzidos, visto que não é necessário um grande número de máquinas.

Simplificação do backup

Máquinas virtuais também simplificam o processo de backup e recuperação do sistema em caso de desastres, visto que todos os dados ficam armazenados em nuvem.

Otimização do hardware

Servidores físicos não são usados em sua capacidade máxima em bare-metal. Já com a virtualização, pode-se executar diversas máquinas virtuais em cada servidor físico, o que otimiza o uso do hardware e seus recursos físicos.

Independência

Uma máquina virtual é um ambiente isolado, de forma que o funcionamento de uma delas não gera interferência no ambiente de trabalho como um todo.

Possibilidade de testes

Pela independência de cada máquina virtual, elas oferecem um bom ambiente para o teste de softwares, aplicações e atualizações. Assim, um programador consegue testar um recurso antes de lançá-lo oficialmente para outras partes do projeto, de forma que embora algo apresente diversos erros, não afetará o trabalho dos outros envolvidos.

mão tocando uma interface holografica
Você sabe como criar uma máquina virtual? | Freepik

Como criar uma máquina virtual?

A máquina virtual precisa de um hardware físico para basear-se, simulando esse computador. A máquina física, que recebe o  hipervisor que criará uma máquina virtual, chama-se host. Já as VMs, que usam os recursos do hardware físico, são as guest

Com isso, basta escolher que tipo de software hipervisor você irá usar, como o ESXi, XEN, VMware, Hyper-V, entre outros. Assim, é possível distribuir os recursos de conexão de rede, softwares, processamento e mais com as outras máquinas virtuais, criando novos ambientes independentes. 

Vale ressaltar que os limites para os usos de máquinas virtuais é apenas em relação à potência do hardware original, visto que o ambiente virtual terá performance semelhante a da máquina original. Por isso, se for utilizar diversos sistemas, certifique-se de que seu computador é capaz de suportá-los. 

Já conhecia as máquinas virtuais (VMs)? Se quiser estudar mais sobre elas e outros assuntos de tecnologia da informação, acesse os cursos e conheça as graduações do Instituto Infnet, faculdade referência em tecnologia.

Baixe o guia completo sobre

Virtualização