O que é um servidor virtual e por que utilizá-lo?

Quem trabalha com tecnologia sabe que, no mercado moderno, o bom uso dos recursos tecnológicos pode fazer a diferença para um negócio tornar-se referência. Por isso, as empresas têm investido cada vez mais em profissionais de sistemas de informação e TI, deixando-os responsáveis por assuntos como servidor virtual e backup, por exemplo.

No entanto, caso o seu negócio ainda não conte com um servidor virtual, conheça mais sobre as vantagens de usá-lo e quais as suas diferenças em relação ao servidor tradicional. Continue a leitura para aprender mais sobre esta tecnologia.

Baixe o guia completo sobre

Virtualização

O que é e para que serve um servidor?

Um servidor é, basicamente, um grande computador, equipado com processadores e capacidade de armazenamento. Sua função é conectar-se a outros computadores através de uma rede, realizando operações em larga escala.

Os servidores trabalham para centralizar funções em uma única máquina, assim, caso uma tarefa necessite ser executada, os profissionais do TI instalam no servidor uma ferramenta para essa função. Assim, todas as outras máquinas terão acesso à nova ferramenta, tornando o processo muito mais rápido do que a instalação individual em cada computador.

equipamentos de serviço de computação em nuvem
Saiba a diferença entre um servidor virtual e um tradicional | Freepik

Qual é a diferença entre servidor virtual e tradicional?

Uma das tecnologias mais utilizadas recentemente é a virtualização, visto que traz economia de recursos financeiros, tecnológicos e de armazenamento. Por isso, cada vez mais empresas buscam utilizar o servidor virtual ao invés do físico.

O servidor tradicional é um computador que realiza todos os sistemas operacionais e recursos que uma empresa precisa para trabalhar, como RAM, redes, CPUs e mais. O servidor virtual é uma emulação de uma máquina física, com todos os seus recursos compartilhados via nuvem.

Como funciona um servidor virtual?

Em um servidor virtual, os recursos da empresa são divididos em vários espaços virtuais, de forma que o que antes era um único servidor físico, torna-se sistemas virtuais diferentes, com a criação de VPSs. Assim, um servidor virtual pode trabalhar de forma independente do outro, sem um pesar ou atrapalhar outro servidor.

Dessa forma, para ter um servidor virtual, é preciso primeiro ter um físico, para depois realizar a mudança. Considerando que o uso da tecnologia é um diferencial que aumenta a produtividade, muitas empresas optam pela transformação.

Quais são os benefícios de usar um servidor virtual?

Um servidor físico não é algo necessariamente ruim para uma empresa, de forma que a adoção do servidor virtual não é obrigatória. O que acontece é que dado o avanço da tecnologia, muitas empresas optam pela virtualização por questões de economia e outras vantagens. Confira os benefícios dos servidores virtuais.

homem mexendo em computador conectado a um servidor
Saiba como usar um servidor virtual | Freepik

Como usar um servidor virtual?

Empresas interessadas em utilizar servidores virtuais devem contatar negócios especializados na instalação do produto. Dessa forma, receberão todas as instruções sobre a migração do físico para o virtual, bem como login e senha para acessar o ambiente remotamente em segurança. 

O funcionamento do servidor virtual é praticamente o mesmo do físico em termos de usabilidade, de forma que funcionários não passarão por grande dificuldade de adaptação. A virtualização veio para ajudar e transformar o trabalho não-presencial, tornando-o mais seguro.

Agora que você conhece as vantagens de usar um servidor virtual, compartilhe com um amigo que também pode querer trabalhar com a virtualização. Para dar continuidade aos seus estudos de TI, sistema de informação ou mais, acesse o Instituto Infnet e estude na faculdade referência em tecnologia.

Baixe o guia completo sobre

Virtualização