Neste artigo você encontrará:
O software Xen tem sido cada vez mais utilizado por profissionais de TI e outras pessoas e empresas da área de computação que estão envolvidas em projetos de desenvolvimento e produção de softwares. Isso porque permite a criação de várias máquinas virtuais.
Como a virtualização é uma tendência que veio para ficar, visto que permite redução de custos, recursos, espaço e tempo, saber como utilizar as máquinas virtuais tornou-se uma necessidade, não um luxo. Por isso, conheça o software Xen e suas principais funcionalidades.
Baixe o guia completo sobre
Virtualização
O que é Xen?
O Xen é um sistema cuja principal função é o gerenciamento de domínios, ou seja, máquinas virtuais criadas a partir de um computador físico. Por ser um hipervisor, permite também a criação e execução de forma simultânea desses ambientes virtuais.
Assim, lidando com códigos abertos, o sistema é executado diretamente no hardware, ou seja, existe virtualização entre o computador físico e as máquinas virtuais, transformando o hardware em um espaço imenso para recursos de computação lógica, já que é um hipervisor tipo 1.
![celular com nuvens saindo da tela](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/hologram-projector-screen-with-cloud-system-technology.jpg)
Para que serve o software Xen?
Trabalhando como um monitor e gerenciador de máquinas virtuais, o software Xen permite a execução de várias máquinas virtuais em um mesmo computador, mantendo a performance de cada ambiente similar à máquina original.
Com isso, sua principal função é virtualizar um equipamento físico para funcionar em uma máquina virtual. Dessa forma, um mesmo computador Mac pode obter domínios Linux e Microsoft, por exemplo. Essa função é especialmente útil para programadores e desenvolvedores de softwares que precisam testar seus produtos em diferentes domínios.
Assim, o software Xen, usado no Citrix XenServer, é uma ferramenta potente para gerenciar domínios, sejam eles privilegiados ou não privilegiados. A virtualização integra diversos recursos que podem interagir com as máquinas como se fossem físicos.
Como instalar e usar o software Xen?
Para utilizar os recursos e funcionalidades do software Xen, basta entrar no site do projeto. Ainda que o Xen também seja utilizado pela Citrix XenServer e em outros pacotes da Linux e Unix, é possível encontrar o software em código aberto em nível comercial.
Assim, basta baixar a versão que mais combina com seu ambiente de trabalho e instalá-la no seu hardware. Para usar o software Xen, basta configurá-lo de acordo com suas preferências. A partir daí, é só criar suas máquinas virtuais, indicando também o sistema operacional convidado.
Principais funcionalidades úteis do software Xen
Sendo um dos softwares mais procurados quando se quer criar e administrar domínios, o Xen possui recursos interessantes e um método de virtualização próprio. Confira algumas das principais funcionalidades.
Hipervisor controlador
O software Xen conta com um hipervisor que controla as máquinas virtuais e todos os seus recursos. No entanto, não é possível rodar uma máquina diretamente nesse hipervisor. Isso ocorre porque se faz uso do domínio 0, um sistema criado a partir do hardware original, mas sendo uma máquina virtual que executa o núcleo dos sistemas modificados.
Boa performance
Não há limites criativos para o uso de diferentes ambientes virtuais em uma mesma máquina. O que deve ser lembrado é que as máquinas virtuais têm performance semelhante à do hardware original, ou seja, computadores potentes criam máquinas virtuais fortes.
Independência
Com a possibilidade de criar e mover múltiplos servidores em um único hardware físico, também é possível executar aplicações e recursos fora de linha em um host moderno. Ademais, falhas em uma máquina virtual não afetam outras máquinas.
![ambiente tecnologico com placas](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/cloud-storage-banner-background.jpg)
Maior flexibilidade
Com computação em cluster, existe maior flexibilidade dessa forma do que na administração individual de cada máquina virtual, criando um ambiente de trabalho mais estável. Assim, pode-se realizar migrações a qualquer momento para balancear cargas.
Suporte a hardware
O software Xen roda em arquitetura x86. O Xen 32-bit trabalha com até 4 GB de memória, enquanto sua versão 3.0 permite máquinas x86/32 com sistemas de até 64 GB de memória física. Com o Intel EM64T e AMD Opteron, que endereçam até 1TB de memória física, o software Xen 3.0 também consegue trabalhar.
Já conhecia as funcionalidades e praticidades do Xen? Compartilhe com algum amigo. Para estudar a fundo assuntos da tecnologia, como sistemas de informação, engenharia de software e computação, indicamos matricular-se na graduação do Instituto Infnet e tornar-se referência no assunto.