As máquinas virtuais são usadas em muitos tipos de tarefas e projetos, de pequena ou larga escala. Tanto para empresas quanto para desenvolvedores iniciantes e plenos, justamente por dividirem recursos e não exigirem tanto da máquina principal.
Isso significa que máquinas virtuais são as melhores opções quando um ambiente de testes é necessário, ou mesmo quando precisamos isolar aplicações e dados específicos.
Está desenvolvendo uma aplicação e precisa saber como ela se comporta em um sistema operacional diferente? Aqui você encontra a solução. Atreladas aos pormenores do conceito de virtualização, as plataformas para máquinas virtuais expandem as opções e facilidades para qualquer projeto.
Nesse artigo, exploraremos as cinco plataformas para criação de máquinas virtuais que você pode utilizar tranquilamente. Aproveite e tenha uma boa leitura!
Baixe o guia completo sobre
Virtualização
O que é virtualização de servidores e como funciona?
A virtualização de servidores é uma técnica que envolve a partição de um servidor físico em diversos outros servidores virtuais menores, realizada com a ajuda de um software de virtualização.
Esse sistema funciona exatamente como um nativo instalado em uma máquina física, mas, nesse caso, o acesso passará a ser realizado em um navegador ou por um plugin.
Isso permite a ferramenta multiplicar a capacidade da máquina física, reduzindo custos e otimizando recursos.
Essa pode ser uma boa solução para aplicações de pequena a média escala!
06 benefícios de ter um servidor virtualizado
Como explicamos, a virtualização de servidores é uma ótima maneira de reduzir custos e otimizar recursos, uma vez que diminui a necessidade de compra de mais equipamentos para executar diferentes serviços em um mesmo servidor físico.
Mas esses não são os únicos benefícios, confira alguns outros:
- Mais segurança: as máquinas trabalham de forma independente, inclusive do local hospedeiro. Assim, é possível contar com diversos tipos de segurança para cada uma;
- Economia de espaço físico: com menos máquinas, há uma boa redução de utilização de espaços físicos na empresa;
- Economia de energia: menos máquinas ligadas significa menos energia elétrica consumida e com isso é possível ter uma economia bastante considerável;
- Menos hardwares ociosos: os recursos passam a ser alocados de maneira mais eficiente entre as máquinas, sem a existência de hardwares inativos ou ociosos;
- Facilidade de migrar para a nuvem: após abstrair recursos de hardware, é possível contar com serviços de suporte à nuvem, facilitando o deslocamento das informações do negócio;
- Maior segurança de dados: todos os dados ficam seguros dentro do banco de dados da empresa, já que são armazenados em vários locais diferentes.
Viu só como a virtualização de servidores oferece maior segurança e permite realizar a gestão de crises com maior facilidade?
![pessoa mexendo em um servidor](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/server-1235959_1280.jpg)
3 modos para realizar a virtualização de servidores
Há várias razões pelas quais as organizações optam por realizar a virtualização de servidores, como vimos acima.
Para realizá-la, você pode seguir 3 técnicas simples, são elas:
1. Virtualização completa
Na virtualização completa, um software de virtualização cria um ambiente virtual que simula completamente um hardware físico, incluindo processador, memória, armazenamento e dispositivos de entrada/saída.
Com ela, o sistema operacional e o hardware são abstraídos do servidor físico subjacente, permitindo que várias máquinas virtuais sejam executadas simultaneamente em um único servidor físico.
2. Paravirtualization
Ao contrário da virtualização completa, o Paravirtualization é uma técnica de virtualização em que o sistema operacional convidado é modificado para interagir diretamente com o hypervisor ao invés de interagir com o servidor físico.
Ele exige, então, que o sistema operacional convidado seja modificado visando reconhecer a existência do hypervisor e cooperar com ele para permitir a virtualização.
3. Virtualização no nível de sistema operacional
Já a virtualização no nível de sistema operacional não usa um hypervisor, ela virtualiza apenas o sistema operacional e as suas funções.
Esse tipo de virtualização oferece muitos benefícios, incluindo uma menor sobrecarga do sistema em comparação com a virtualização completa, já que não há necessidade de emular hardware.
Ela também permite que as aplicações e os serviços sejam implantados rapidamente e escalados facilmente, oferecendo uma maior agilidade.
![](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/client-3691432_1280.jpg)
Big Data é no Instituto Infnet
A produção de dados está cada vez maior, principalmente pelo uso de dispositivos móveis, redes sociais e a digitalização de diversos processos.
Saber utilizar as ferramentas adequadas e os métodos de análise corretos pode proporcionar ótimas oportunidades no mercado!
O Instituto Infnet é referência em cursos na área de Tecnologia da Informação e além de contar com a pós-graduação em Big Data, também oferece Training e Bootcamp na área.
Conheça o que temos a oferecer e abra caminho para oportunidades profissionais através de conhecimento prático e de qualidade.