VirtualBox: o que é, para que serve e como usar?

A virtualização é uma tecnologia que está se tornando cada vez mais popular, pois permite que serviços de TI sejam criados de forma digital dentro de uma estrutura física. Dessa forma, um dos programas mais populares para tal é o VirtualBox.

Caso ainda desconheça essa tecnologia e suas vantagens, continue a leitura para entender como a virtualização e o VirtualBox podem ser úteis para profissionais de TI, empresas e pessoas interessadas em usar mais de um sistema operacional.

imagem que ilustra a virtualbox
Entenda tudo sobre a VirtualBox I freepik

Baixe o guia completo sobre

Virtualização

O que é VirtualBox?

O VirtualBox é um programa de virtualização desenvolvido pela Oracle. Com ele, é possível instalar e rodar diferentes sistemas operacionais em um único hardware físico, ou seja, o usuário consegue executar o Mac dentro do Windows, por exemplo.

A virtualização, com a criação de diversos ambientes em uma mesma máquina, permite que os sistemas funcionem de forma independente. Dessa forma, o VirtualBox permite que, caso o computador suporte, o hardware use diversos sistemas operacionais de forma simultânea e independente.

Para o que serve o VirtualBox?

Especialmente útil para desenvolvedores e profissionais do TI, o VirtualBox cria um ou mais ambientes virtuais em um mesmo hardware, criando várias máquinas virtuais num computador. 

O uso do VirtualBox cria um ambiente em que qualquer pessoa envolvida em um projeto de TI possa testar seu software em outros sistemas operacionais além do original de seu computador. Assim, o programa de virtualização pode servir para permitir que seus usuários encontrem falhas, bugs e outros problemas de compatibilidade em seus projetos.

Isso também permite que cada máquina seja trabalhada de forma independente, realizando ajustes em cada ambiente, sem comprometer o projeto geral. Ademais, é possível até mesmo usar o VirtualBox para instalar o sistema Android, por exemplo.

Quais são os benefícios de usar o VirtualBox?

Além da praticidade de criar vários ambientes virtuais em uma mesma máquina, o VirtualBox ainda apresenta uma série de vantagens, conheça algumas delas:

pessoa segurando tablett=
O VirtualBox ainda apresenta uma série de vantagens I Freepik

Como instalar e usar o VirtualBox?

Para instalar o VirtualBox, basta acessar a página do produto, clicando no banner de download. Em seguida, você deve escolher qual é o sistema da máquina para começar a baixar o programa. 

Nesta mesma página, ainda é possível baixar pacotes de extensão e outras funcionalidades, como código-fonte. Depois do download, basta clicar no arquivo baixado para executá-lo. Pronto! Agora seu computador está pronto para criar ou adicionar novas máquinas e trabalhar em projetos inovadores.

Lembre-se de que a única limitação para o uso do VirtualBox é a capacidade do próprio hardware, afinal, diversos sistemas podem diminuir sua velocidade de trabalho. Fora isso, a virtualização é a melhor opção para se trabalhar nos mais diversos ambientes de forma econômica e fácil.

Agora que você conhece essa tecnologia, fique à vontade para compartilhar essa página com seus amigos, que também podem gostar de conhecer mais sobre o VirtualBox. Para aprender mais sobre tecnologia da informação, confira os cursos do Instituto Infnet e estude em uma faculdade de excelência!

Baixe o guia completo sobre

Virtualização