Aprenda como programar back-end com JavaScript

Um bom programador que tem foco em Desenvolvimento Back-End precisa conhecer as principais linguagens utilizadas atualmente. A linguagem JavaScript é uma das mais populares e, se você já estuda ou está iniciando os estudos sobre programação, certamente já se deparou com ela. 

O que muita gente ainda não sabe é que essa linguagem também pode ser usada no desenvolvimento back-end, tanto para mobile quanto para web apps. Dessa maneira, aprender uma das linguagens mais famosas voltadas para a programação back-end é um passo e tanto no currículo, certo?

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, seu lugar é aqui. Desenvolvemos este material para te ajudar a compreender as vantagens e desvantagens sobre desenvolvimento back-end com JavaScript e, claro, te ensinar a programar nessa linguagem. Boa leitura!

homem escrevendo no caderno ao lado de um notebook
Conheça as principais informações sobre programação back-end com JavaScript I Pixabay

Baixe o guia completo sobre

Full Stack

Por que aprender JavaScript?

JavaScript é, atualmente, uma das linguagens de programação mais populares da internet. Já faz algum tempo que deixou de ser empregada apenas em navegadores, o que significa que hoje em dia também é possível atribuir comportamentos a páginas. Há alguns anos, essa linguagem também passou a ser utilizada no desenvolvimento de back-end. 

Criada em 1996, o JavaScript se tornou ao longo dos anos uma linguagem de programação alto nível. Por isso, aprender a programar back-end em JavaScript é importante, visto que é uma linguagem altamente reconhecida, sendo empregada em muitos sites.

Como aprender a programar back-end com JavaScript

Ao ser criado, o JavaScript tinha o objetivo de fornecer aos programadores maneiras de tornar alguns processos de páginas web mais dinâmicos, tornando seu uso mais fácil e agradável. Com o passar dos anos, notamos que essa linguagem conseguiu alcançar seu objetivo e ir além. 

Hoje em dia, essa linguagem de programação alto nível é utilizada para desenvolvimento de aplicações, sistemas e serviços de alta complexidade. Com o conhecimento adequado, você consegue criar páginas dinâmicas, animações, gráficos, mapas interativos, aplicativos para dispositivos móveis e jogos. 

Dessa maneira, para qualquer programador back-end que quer se destacar no mercado profissional, é interessante ter conhecimento sobre a linguagem JavaScript. A melhor forma de aprender é através de bons cursos, sejam eles de graduação, pós ou até mesmo bootcamps. Toda essa estrutura de excelência você encontra no Instituto Infnet, reconhecido no mercado desde 1994.

mãos de uma mulher mexendo no computador
Conheça as vantagens e desvantagens de desenvolver back-end com JavaScript I Pixabay

Vantagens de desenvolver back-end com JavaScript

Além da sua popularidade e ampla utilização, é possível destacar outras vantagens do JavaScript que valem a pena serem mencionadas, tais como: 

Desvantagens de desenvolver back-end com JavaScript

Mesmo sendo muito popular e amplamente utilizado, o JavaScript também conta com alguns pontos fracos que merecem ser considerados. São eles:

mãos mexendo no notebook com uma xícara ao lado e um caderno
Confira as melhores opções para se desenvolver como programador I Pixabay

Tem interesse em ser um profissional da área tecnológica? O Instituto Infnet te ajuda com isso!

Com esse artigo, você pôde perceber que a carreira como desenvolvedor back-end pode ser muito promissora em sua remuneração!

Se você se interessa em se profissionalizar nessa área, nada melhor do que contar com cursos e programas de ponta para seus estudos. E nisso, o Instituto Infnet é referência!

Há mais de 25 anos oferecemos qualidade acadêmica para o segmento de tecnologia, e contamos com vários programas em nossa grade que podem te interessar.

Baixe o guia completo sobre

Full Stack