Aprenda a programar back-end com Node.Js

Hoje em dia, o Desenvolvimento Back-End é, sem dúvidas, uma das áreas de maior importância da tecnologia da informação (TI). Como a programação de back-end é uma peça chave para qualquer site, aqueles que têm interesse em entrar para esse mercado precisam estar à par das principais linguagens utilizadas atualmente. 

Além de algumas mais clássicas, como PHP e Python, por exemplo, a Node.Js também vem sendo utilizada. Algumas são exclusivas para back-end e outras podem ser implementadas tanto no desenvolvimento front quanto back-end. 

Se você tem interesse em saber mais sobre como programar back-end com Node.Js, suas principais vantagens e desvantagens, este artigo é para você. Preparamos aqui um material para te ajudar a entender melhor como essa linguagem funciona. Boa leitura!

maos mexendo com programação
Confira a seguir por que aprender a programar com Node.Js I Freepik

Baixe o guia completo sobre

Full Stack

Por que aprender Node.Js?

Caso você já tenha algum conhecimento sobre back-end, certamente já ouviu falar sobre o Node.Js. Há algum tempo ela se tornou uma linguagem popular, sendo taxada como uma das novas tendências que não saem da boca do povo.

De maneira geral, o Node.Js é uma plataforma de desenvolvimento de código aberto que foi elaborada sobre o JavaScript. Assim, o foco das aplicações está no lado do servidor, sem nenhum vínculo com o browser para execução.

É justamente essa ausência de vínculo que permite, de fato, que o desenvolvedor back-end faça a criação de aplicações rápidas e escaláveis – contando com diversas conexões. Por ser atualizado regularmente, a linguagem Node.Js recebe suporte às funções mais recentes do JavaScript, assim como melhorias de performance e de segurança também. Por isso, um sistema em Node.Js é visto como sinônimo de segurança.

Como programar back-end com Node.Js

A programação de back-end com Node.Js funciona de maneira assíncrona, ou seja, não bloqueia a interação do usuário com a aplicação, possibilitando o desenvolvedor back-end obter uma aplicação eficiente e ao mesmo tempo leve. 

Por ser bastante rápida, a linguagem Node.Js pode ser empregada nos mais diversos cenários, principalmente em aplicações em tempo real, tais como chats. Se você tem interesse em se tornar um programador back-end com conhecimento sobre Node.Js, nós te mostramos o caminho. 

No mercado desde 1994, o Instituto Infnet oferece toda a base que você precisa para se tornar um programador capaz de se destacar no mercado. Nós te ajudamos a aprender a programar back-end com Node.Js com qualidade e materiais impecáveis.

Vantagens de programar back-end com Node.Js

Além de ter um baixo custo e uma boa arquitetura, a programação com Node.Js é uma ótima opção para programadores e desenvolvedores realizarem seus projetos. Confira a seguir algumas vantagens que achamos importantes para você conhecer:

Desvantagens de programar back-end com Node.Js

Como qualquer linguagem, o Node.Js também apresenta seus pontos fracos. Para nós, é importante deixar bem claras as possíveis desvantagens que algum programador pode encarar quando trabalhar com essa linguagem. Assim, os pontos em destaque são:

background de programação com mãos mexendo em um notebook
Quer saber mais sobre oportunidades de cursos para entender melhor sobre programação? I Freepik

Procurando saber mais sobre cursos da área tecnológica? Conheça os programas do Instituto Infnet!

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre como programar back-end com Node.JS, suas principais vantagens e desvantagens!

Se você se interessa pela área de tecnologia, não deixe de conhecer os cursos oferecidos pelo Instituto Infnet!

Desde 1994 no mercado, contamos com uma grade repleta de graduações, pós-graduações, bootcamps e outras modalidades de programas para as mais diversas vertentes do universo tecnológico.

Clique aqui para conhecer mais sobre nós! Nos links abaixo, você também poderá conferir um pouco mais sobre o que oferecemos aqui:

Baixe o guia completo sobre

Full Stack