Nginx: O que é, para que serve e como usar?

Esse servidor web de código aberto se destaca por possuir uma arquitetura baseada em eventos, o que o torna rápido e eficiente para atender solicitações web.

Uma necessidade comum a muitos profissionais de Desenvolvimento Back-End é a de um servidor web para hospedar o seu produto ou solução criada, seja um site ou aplicativo. Há diversas opções disponíveis no mercado, mas uma que se destaca é o NGINX – que é pronunciado como “engine-ex”.

Esse é um software de código aberto criado para atuar como um servidor web que originalmente foi criado para veicular páginas web HTTP. Contudo, o produto foi evoluindo e hoje o NGINX também atua como balanceador de carga HTTP, proxy reverso e de e-mail para os protocolos IMAP, POP3 e SMTP.

Mas o que é exatamente o NGINX? De onde surgiu esse software e como ele foi criado? Quais são as vantagens de utilizá-lo como um servidor web? E como começar uma implementação para hospedar o meu site ou aplicativo?

Baixe o guia completo sobre

Back end

O que é o NGINX?

Como já foi dito, o NGINX é um servidor web open source para hospedagem de serviços, como apps, sites e sistemas online. Contudo, uma característica que distingue essa solução de outras é o fato de sua arquitetura estar baseada em eventos – o que é tecnicamente chamado de EBA ou Event-based Architecture. Isso faz com que as inúmeras conexões simultâneas que chegam ao servidor aconteçam de forma mais rápida.

Como produto, o NGNIX nasceu como um protótipo criado na linguagem C pelo desenvolvedor russo Igor Sysoev. Mas foi somente em 2004 que a sua primeira versão pública foi lançada e já com o nome de batismo NGINX.

ilustração com computadores e dispositivos móveis com a logo do nginx
Esse servidor de código aberto se destaca por possuir uma arquitetura baseada em eventos

Como funciona o NGINX?

Antes de entendermos como o NGINX funciona, é preciso ter em mente a forma de operação de um servidor web. Todas as vezes que um usuário faz uma requisição de carregamento em um página na internet, o navegador entra em contato com o servidor daquele site com essa solicitação.

O servidor, por sua vez, busca pelos arquivos armazenados aquele que corresponde à busca e os entrega ao navegador do usuário novamente. Esse é o exemplo mais básico que poderíamos dar do funcionamento de um servidor web – o que poderia ser chamado de um thread individual.

Os servidores web convencionais trabalham dessa forma, mas o NGINX não funciona assim. Graças a sua arquitetura assíncrona e orientada a eventos, a plataforma é capaz de agrupar threads similares em um processo chamado worker, que são novamente agrupados em conexões. Uma única conexão worker é capaz de lidar com até 1024 solicitações similares.

Na teoria, essa distinção pode não soar tão impactante, mas isso faz com que o NGINX seja capaz de atender milhares de solicitações ao mesmo tempo sem dificuldades. Esse também é um dos motivos que torna essa solução tão indicada para algumas plataformas de alto volume de acesso, como mecanismos de busca, lojas virtuais e armazenamento na nuvem.

Vantagens desse software

Como pudemos ver, o NGINX realmente é um servidor web bastante competente, uma solução a ser considerada em diversos projetos. Confira as vantagens de utilização desse software.

Mais rápido para arquivos estáticos

Por conta de sua arquitetura baseada em eventos, as solicitações ao servidor podem ser atendidas de maneira muito mais rápida – e usando menos recursos. Isso torna o NGINX uma excelente opção para arquivos estáticos, como páginas HTML, imagens, documentos e outros.

Conexões simultâneas

Quando comparado a outros servidores web, como o Apache, a superioridade do NGINX para lidar com conexões simultâneas é evidente. Além disso, o tempo de resposta e o uso de recursos é outra vantagem do software, tornando a sua eficiência um ponto positivo importante.

Ampla compatibilidade

Outra vantagem importante do NGINX é a sua compatibilidade com diversos aplicativos e sistemas populares. Isso inclui algumas das tecnologias mais utilizadas no mercado, como WordPress, Joomla, Drupal, XenForo, PHPBB e linguagens como Python e Ruby.

logo do nginx
O NGINX é capaz de agrupar as solicitações web e atendê-las de forma mais rápida.

Como continuar o meu aprendizado?

Você tem interesse por esse universo de programação e sistemas web? Caso você queira continuar o seu aprendizado, saiba que há uma grande variedade de cursos à disposição do estudante.

Uma das melhores recomendações no Brasil é o Instituto Infnet, instituição de ensino referência na formação de profissionais de tecnologia. A instituição oferece alguns cursos interessantes para quem se interessa por programação, como:

Bootcamp para Desenvolvedor de Sofware

Pós-Graduação em Desenvolvimento Web Full Stack

Training para Desenvolvedor Java

Baixe o guia completo sobre

Back end