Nos últimos tempos, o interesse pelo curso Data Science é cada vez maior e, por isso, é bom que os interessados conheçam um pouco mais a respeito desses cursos. Afinal, o que estuda um cientista de dados?
Veja nesse artigo quais são os conteúdos que são trabalhados na formação de um cientista de dados, bem como as habilidades que são requeridas para este profissional.
GUIA COMPLETO
SOBRE DATA SCIENCE
O que estuda um cientista de dados?
Antes de explicar o que estuda um cientista de dados, é importante entender o objeto de estudo da ciência de dados. De uma maneira simples, a ciência de dados constitui uma mistura de estatísticas, ferramentas e conhecimentos de negócios.
Com isso, o cientista de dados precisa lidar com dados estruturados e não estruturados, que podem ser diferenciados da seguinte forma:
- Estruturados - são os dados que possuem estrutura bem definida e rígida, tais como planilhas eletrônicas e tabelas de banco de dados;
- Não estruturados - são os dados compostos por diferentes elementos para formar o todo, tais como áudios, fotos, stickers, vídeos e emojis.
Desse modo, a ciência de dados busca encontrar as tendências em uma base de dados históricos. A partir dessa base podem constituir um padrão a ser modelado para auxiliar na tomada de decisão com produtos melhores e inovadores.
O que se aprende em um curso de Data Science
A ciência de dados tem três componentes essenciais, que são o arcabouço do que estuda um cientista de dados. São eles:
- Aprendizado de Máquina ou Machine learning
Neste componente, estão envolvidos algoritmos e modelos matemáticos utilizados para fazerem as máquinas aprenderem e utilizarem esse aprendizado em situações do dia a dia.
Como exemplo, podemos apontar o Google Maps para indicar o caminho mais rápido a partir da sua localização. Ou ainda quando a Amazon recomenda produtos a partir de seus hábitos.
- Big Data
Este componente deve ser entendido como a análise e interpretação de grandes volumes de dados que comportam grande variedade. Como exemplo temos a enorme quantidade de dados que são gerados com cliques, pedidos, imagens, comentários, vídeos, dentre outros.
Desse modo, as ferramentas de Big Data vão permitir transformar essa enorme quantidade de dados não estruturados em dados estruturados. A partir dessa transformação, é possível utilizar as informações que eles oferecem na tomada de decisões.
- Business Intelligence
Este componente deve ser entendido como o responsável por utilizar de forma estratégica os dados que foram coletados, tratados e analisados na organização. Desse modo, quando estes são apresentados em formato de relatórios visuais, facilitam a tomada de decisão.
Habilidades trabalhadas em um curso Data Science
- Hard skills ou habilidades técnicas de um curso Data Science
Estas são habilidades adquiridas com o treinamento e a repetição, sendo que normalmente podem ser quantificadas por meio de testes e avaliações. Para entender o que estuda um cientista de dados, veremos as hard skills demandadas:
- Domínio de Python e outras linguagens de programação;
- Conhecimento de estatística e sua aplicação;
- Visualização de dados;
- Domínio das tecnologias de Machine Learning e Inteligência Artificial.
- Soft skills ou habilidades comportamentais
Já as habilidades comportamentais envolvem os seguintes pontos:
- Negociação;
- Comunicação eficiente;
- Pensamento crítico;
- Curiosidade intelectual;
- Compreensão de negócios
- Solução de problemas.
GUIA COMPLETO
SOBRE DATA SCIENCE
Infnet
Apresentamos o que se aprende em um curso Data Science, o que estuda um cientista de dados e as habilidades necessárias para preparar o profissional para o mercado de trabalho. De fato, são os elementos mínimos que uma pessoa necessita para ingressar no mercado e ter êxito.
Se tiver dúvidas ou quiser outros esclarecimentos, estamos à sua disposição.
Somos um Instituto de Tecnologia, que foi fundado em 1994, sendo atualmente uma referência para a formação de profissionais em Tecnologia da Informação, Negócios e para a Indústria Criativa.
Neste sentido, a nossa proposta está além do ensino da tecnologia em si, mas prioriza a tecnologia aplicada ao contexto de negócios. Ou seja, a tecnologia como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações com assertividade.
Visite o nosso site e conheça mais sobre os nossos cursos de MBA e Bootcamp em Data Science.