O Excel se tornou um dos softwares mais utilizados do mundo por sua capacidade de organizar dados e automatizar cálculos. Esses dados podem ser gerenciados através de aplicativos de tela gerados por meio do Power Apps, da Microsoft.
Os aplicativos feitos no Power Apps só podem ser carregados a partir do Power Apps, que possui um app para Android, dando flexibilidade e permitindo explorar os recursos disponíveis sem precisar criar o aplicativo do zero, escrevendo código-fonte e criando telas complicadas.
Baixe o guia completo sobre
Desenvolvimento Mobile
Pré-requisitos para converter um arquivo do Excel em aplicativo
Se você já estudou sobre desenvolvimento mobile, deve saber que a conversão de arquivos do Excel em um aplicativo não é a forma mais eficiente e tradicional de desenvolver apps, mas em alguns casos atende muito bem à necessidade do momento.
Mas, para que a conversão seja possível será necessário ter uma conta do Microsoft 365 for Business, com acesso ao OneDrive for Business. Caso contrário, não será possível utilizar o Power Apps da Microsoft.
A planilha do Excel
Como base para o passo a passo vamos utilizar uma planilha fornecida pela Microsoft, que já contém a estrutura adequada e dados inseridos, facilitando o processo. Faça o download e salve-a no OneDrive.
Para que o Power Apps possa converter a planilha em um aplicativo de tela é preciso que ela esteja estruturada como uma tabela, onde a primeira linha de cada coluna é identificada como cabeçalho. Além disso, é necessário que a planilha esteja salva no OneDrive for Business.
Criando o aplicativo Android

Será solicitada a conexão com o OneDrive for Business para acessar o arquivo do Excel que dará origem ao aplicativo. Conecte-se com sua conta e acesse o arquivo FlooringEstimates.xlsx.
Feito isso, na opção “escolher uma tabela” selecione “FlooringEstimates” e em seguida conecte à aplicação. Após a conexão, é só executar o aplicativo pressionando F5 ou clicando no ícone de execução no canto superior direito da tela:

Você verá o aplicativo funcionando e usando os dados existentes na planilha. Ele terá um design básico e padronizado em que será possível alterar a ordem de exibição dos itens, filtrar os registros a partir de palavras e caracteres e até inserir e editar registros.
Ao inserir e editar os registros através do aplicativo de tela os dados da planilha serão atualizados, por isso, para que o aplicativo funcione corretamente é preciso que a planilha de origem dos dados esteja fechada.
Caso queira alterar o design do aplicativo, é possível! Além disso, você conta com uma estrutura do tipo “arrasta” e “solta” dentro do Power Apps, facilitando todo o processo.
Como publicar o aplicativo na Google Play Store
O aplicativo de tela gerado dentro do Power Apps a partir da planilha do Excel não pode ser publicado na Google Play Store. Porém ele pode ser acessado por dispositivos Android através do aplicativo Power Apps, que é compatível com smartphones e tablets Android.
Após fazer o download você poderá se conectar com sua conta Microsoft e utilizar os aplicativos de tela disponíveis e que foram compartilhados com você.
Quer criar aplicativos Android do zero?
Se você quer criar aplicativos Android do zero e aproveitar todos os recursos para desenvolver projetos inovadores, o curso de Java do Instituto InfNet é ideal para dar os primeiros passos na linguagem e desenvolver a base teórica e prática.
Mas, se você quiser algo mais completo, então nossa graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas vai te proporcionar uma diversidade de assuntos combinando teoria e prática. Venha se preparar para o mercado de trabalho na maior faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro, com mais de 27 anos de história e mais de 20 mil alunos formados!