O DevOps está cada vez mais presente em empresas que lidam com tecnologia, e isso não é novidade. Mas muito se tem comentado sobre implantação contínua em DevOps, que promete ainda mais rapidez e qualidade.
No entanto, caso você não esteja familiarizado com o termo, continue a leitura para entender do que se trata e quais os benefícios de aplicá-lo em seu negócio.
Baixe o guia completo sobre
DevOps
O que é implantação contínua em DevOps?
Se a sua empresa tem interesse em tecnologia e formas de usá-la como vantagem comercial, já se deparou com o DevOps, que promete integrar equipes de desenvolvedores e operadores. Isso permite uma entrega de resultados mais rápida e com menos erros, o que otimiza tempo de trabalho.
Com isso, implantação contínua em DevOps é o termo que se refere às práticas de entregar atualizações para melhorar a experiência do usuário final. Ou seja, o trabalho no DevOps não acaba quando o produto ou software é entregue.
Qual é a importância da implantação contínua em DevOps?
Todo o conceito da cultura DevOps baseia-se em administrar os recursos e trazer soluções de forma ágil, de acordo com as tendências do mercado, de forma eficiente e com baixas chances de erros. A implantação contínua em DevOps permite que atualizações e features sejam lançadas de forma automatizada.
Essa automação é o que diferencia a implantação contínua da entrega contínua, ainda que algumas fontes consideram os termos como sinônimos. Porém, alguns entendem que a entrega contínua refere-se ao lançamento manual de atualizações, enquanto na implantação, os features não precisam de pré-aprovação, chegando aos usuários mais rápido.
Para o que serve a implantação contínua em DevOps?
O DevOps trabalha com base em alguns princípios, conheça-os.
- Agilidade: Diferente das abordagens tradicionais, no DevOps, é necessário realizar os trabalhos em prazos curtos e pré-determinados, aumentando o número de lançamentos.
- Continuidade: O desenvolvimento e testes dos softwares é contínuo, seja de forma automatizada ou manual, mas tudo passa por revisões constantes antes do lançamento oficial.
- Monitoramento: Mesmo depois do lançamento, o software ainda é constantemente monitorado, visando sempre analisar feedbacks e melhorar a cada atualização.
A implantação contínua em DevOps mostra-se como uma peça fundamental para manter o software sempre funcionando bem, de acordo com as demandas de seus clientes e mudanças no mundo tecnológico.
Isso significa ter atualizações rápidas, recorrentes, automáticas e com baixas chances de erros, melhorando o aplicativo em geral, constantemente.
Como fazer a implantação contínua em DevOps?
Para começar a desfrutar dos benefícios da implantação contínua em DevOps, primeiro, seu time de TI deve considerar a frequência e quando as alterações serão lançadas. Além disso, deve-se conversar com a equipe, de forma que possam desenvolver uma atualização que possa ser lançada e colocada em execução sem derrubar os servidores.
Isso porque atualizações mais complexas requerem que o usuário deixe de usar o aplicativo, que ficará fora de ar até que a atualização esteja completa. Isso pode atrapalhar muito o trabalho de uma empresa.
- Implantação canário
Uma das formas de fazer a implantação contínua é com a implantação canário, também conhecida como canary deployment. Essa técnica limita a atualização para um número restrito de usuários, que acabam se tornando “cobaias” de um novo feature ou melhoria.
Isso permite que o time de TI tenha feedbacks desses usuários, verificando se a nova atualização ainda precisa de alguma melhoria ou ajuste antes de ser lançada de forma mais abrangente, para todos os usuários.
- Implantação azul/verde
Outra forma de fazer a implantação contínua em DevOps é por meio da técnica azul/verde, que mantém o código antigo a fácil acesso até que o time tenha certeza de que as alterações funcionam como devem e podem ser lançadas oficialmente.
Essa forma de implantação pode ser combinada com a técnica do canário, permitindo que a versão mais recente do software tenha a menor quantidade de erros possíveis, além de estar livre de bugs e outros problemas.
Agora que você conhece mais sobre a implantação contínua em DevOps, ficou interessado em aprofundar seu conhecimento sobre o assunto com uma pós-graduação? Conte com o Instituto Infnet para graduações em análise e desenvolvimento de sistemas, por exemplo, e com a Infnet Training para cursos. Compartilhe com um amigo que pode gostar do assunto.