Lansweeper: o que é, para que serve e como usar?

Com o avanço das tecnologias, novas soluções de segurança e monitoramento surgiram para proteger empresas e melhorar o trabalho dentro das corporações. O Lansweeper é uma dessas alternativas. Conheça melhor e veja como esse software vai ajudar sua empresa.

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Redes

O que é Lansweeper?

O Lansweeper é uma ferramenta usada para o gerenciamento de ativos e monitoramento de rede. É um software especializado que fornece informações úteis e possui interface web de fácil acesso.

Está disponível em três opções: gratuita, limitada e para empresas. Essa última é paga, pois oferece um conjunto de ferramentas especiais e de maior volume de trabalho para gerenciar e monitorar um número elevado de aparelhos e dispositivos.

Apesar de ser executado no navegador, o Lansweeper não é um software baseado em nuvem. Ele fica hospedado em algum lugar em seu computador, podendo ser acessado por meio de um navegador web ou do seu ícone clicável.

É possível navegar pela interface do programa para ver todos os detalhes de hardware das máquinas ligadas à sua rede, obtendo informações importantes, como alteração, remoção e substituição de componentes.

Além disso, através das varreduras, é possível acompanhar as especificações dos seus computadores, bem como acompanhar informações sobre os softwares para efeitos de compliance.

simbolo de lansweeper
O Lansweeper é uma ferramenta usada para o gerenciamento de ativos e monitoramento de rede

Quando usar o Lansweeper?

Essa solução de gerenciamento de ativos de TI sem agentes é capaz de realizar varreduras completas para descobrir estações de trabalho, servidores, dispositivos, switches, telefones e todo aparelho ligado à sua rede.

Portanto, deve ser usado como uma solução de gerenciamento e monitoramento de rede por pessoas e empresas informatizadas que desejam manter a segurança da sua infraestrutura e otimizar o uso de seus ativos construtores de relatório.

Algumas das principais funcionalidades que justificam o uso do Lansweeper são:

Em poucas palavras, o Lansweeper é a solução mais completa do ITAM e deve ser usada quando se deseja descobrir redes sem agente, gerenciar ativos de TI, criar inventários de rede, manter a segurança do ambiente, monitorar usuários e criar relatórios completos com informações personalizadas.

Geralmente, os usuários dessa solução de TI são pequenas empresas, grandes organizações, consultores e fornecedores de serviços de gerenciamento. Os objetivos incluem:

Como instalar Lansweeper?

O download desse software é simples e sua instalação é feita como a maioria dos programas para computadores domésticos. Após baixar o arquivo executável, basta iniciar o programa e seguir as instruções que são apresentadas em cada nova janela que se abre.

Por fim, você deve aceitar os termos de uso e seguir com a configuração do programa, escolhendo entre a mais avançada, que lhe oferece um maior número de recursos, ou a básica, que é feita mais rápido.

Como o Lansweeper necessita de um navegador para ser executado, você pode usá-lo a partir de um que já esteja sendo usado em seu computador. Porém, após a instalação, um ícone do Lansweeper Web Console ficará visível em sua área de trabalho.

Sendo assim, ele pode ser iniciado tanto a partir do ícone clicável quanto a partir do seu navegador convencional, digitando o link manualmente.

Como usar o Lansweeper?

A interface intuitiva desse software facilita sua utilização, permitindo que todo administrador de sistemas que tenha familiaridade com softwares de gerenciamento de redes consiga operá-lo facilmente. 

Para obter um inventário de rede, você deve fazer uma varredura para detectar quais são os dispositivos de hardware conectados. Ao fazer isso, é possível também controlar alterações e remoções, bem como listar os ativos e os usuários.

Outra possibilidade é a implantação automatizada de software. Isso é feito por meio de comandos dados dentro do próprio programa, na opção voltada para gerenciamento de instalações, distribuições, análises, auditorias e atualizações.

Existe ainda uma área voltada para a geração de relatórios, na qual você pode especificar quais dados deseja incluir e detalhar outras informações importantes que devem ser apuradas minuciosamente. Consulte o tutorial de uso do fornecedor para executar todas as funcionalidades.

Agora que você já sabe o que é, para o que serve, como e quando usar o Lansweeper, compartilhe este conteúdo com um amigo que poderá achá-lo útil!

 

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Redes