Não é novidade para ninguém que a área de tecnologia promete ser uma das que mais vão contratar profissionais nos próximos anos. Entre os diversos campos de estudo desse setor, o mercado de Inteligência Artificial (IA) é um dos mais promissores, com a expectativa de movimentar cerca de US$ 14 trilhões até 2035.
Diante disso, não são poucos os profissionais e estudantes que procuram alternativas para se especializar em Inteligência Artificial. O objetivo, é claro, é estar preparado para ser absorvido por essa demanda que já se mostra bastante alta mesmo com o desenvolvimento ainda inicial de vários campos de estudos ligados à IA – como Machine Learning, Data Mining e outros.
Mas quais são os melhores cursos de Inteligência Artificial atualmente disponíveis no mercado? A seguir, separamos algumas alternativas para que você possa se preparar para esse mercado em crescimento.
Baixe o guia completo sobre
IA e Machine Learning
Com uma carga horária de 11 horas, este curso oferecido pela IBM explica os conceitos básicos de Inteligência Artificial e oferece uma excelente base para quem está começando na área. Não é necessário conhecimento prévio e, embora as aulas sejam ministradas em inglês, existe a opção de ativar a legenda em português.
Esse curso de introdução é totalmente gratuito, mas a plataforma cobra para a emissão do certificado.
O curso mais popular e mais bem avaliado sobre IA na Udemy é essa super formação que também aborda o conceito de Machine Learning. A grade aborda desde os conceitos básicos, como o Teste de Turing e história do segmento, até temas avançados, como redes neurais e deep learning.
Essa formação possui mais de 23 horas de videoaulas e acesso vitalício ao conteúdo para os compradores.
Focado em estudantes de nível intermediário, este curso é fruto de uma parceria entre a Google e a Amazon para capacitar alunos em IA e Deep Learning. A base da formação é o TensorFlow, uma biblioteca de código aberto para aprendizado de máquina e que pode ser aplicável a uma série de tarefas diferentes.
O curso é totalmente gratuito, mas a emissão do certificado exige o pagamento de uma taxa. As aulas, infelizmente, só estão disponíveis em inglês.
Embora seja voltado para iniciantes, este curso exige conhecimento básico em programação. Porém, trata-se de uma excelente opção para quem quer mergulhar de cara em IA através de exemplos práticos e construir do zero a sua própria máquina inteligente a partir de bibliotecas populares de Python.
O curso oferece uma carga horária de mais de 30 horas e só está disponível em inglês.
Assim como o curso anterior, essa formação oferecida pelo MIT também foca nos aspectos práticos de IA e disponibiliza exemplos usados na indústria automobilística. Os carros autônomos devem ser uma das grandes tendências das próximas décadas, invenção que bebe diretamente da fonte de Inteligência Artificial.
O curso, na verdade, é uma série de vídeos e exercícios que farão você se desenvolver cada vez mais nos conceitos utilizados no mercado.
Existe faculdade de Inteligência Artificial?
Você deve ter percebido que boa parte das formações em Inteligência Artificial são ofertadas em inglês. Embora seja muito importante ter um conhecimento aprofundado nesse idioma para ingressar na carreira, esse não precisa ser um impeditivo caso você não o domine.
Algumas instituições brasileiras oferecem uma formação completa, além de mais estruturada que os cursos mencionados anteriormente. Um bom exemplo é o Instituto Infnet, referência na formação tecnológica e que disponibiliza ao menos três opções para quem se interessa no campo de estudo de IA: