Neste artigo você encontrará:
O Machine Learning, campo de estudo da Inteligência Artificial (IA), abre inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de soluções eficientes para resolver os mais variados tipos de problemas. Trata-se de uma tecnologia que tem transformado a forma como o ser humano aborda diversas dificuldades do dia a dia, desde a necessidade de identificar fraudes ou traçar rotas para um destino.
Dizer que o aprendizado de máquina é uma tecnologia do futuro seria quase cometer um erro. O Machine Learning já está presente em nosso dia a dia há alguns anos, trazendo soluções que sem a utilização dessa abordagem de IA não poderiam ser oferecidas pelos meios tradicionais.
Por isso, neste artigo, vamos apresentar 5 exemplos de uso de Machine Learning e como a tecnologia está sendo utilizada para resolver os problemas da nossa sociedade.
Baixe o guia completo sobre
IA e Machine Learning
O que é Machine Learning?
Mas antes de mais nada, o que é Machine Learning?
Como já foi explicado no primeiro parágrafo, o aprendizado de máquina é uma ramificação do estudo maior sobre Inteligência Artificial e tem como objetivo capacitar sistemas para que eles “aprendam sozinhos”. Na prática, isso significa treiná-los através de algoritmos específicos para desempenhar algumas funções, como identificação de padrões, criação de associações, classificação e muitas outras.
O campo de estudo de Machine Learning dispõe de diversos métodos para apresentar resultados, como redes neurais artificiais, árvores de decisão, redes bayesianas, florestas aleatórias e outras. Essas chamadas ferramentas podem ser usadas para oferecer soluções diversas para problemas específicos.
5 exemplos de uso de Machine Learning
Com base nessa breve definição, podemos finalmente conhecer estas 5 aplicações que utilizam Machine Learning e que podem estar impactando diretamente o nosso dia a dia.
- Análise de documentos técnicos
A JPMorgan, uma das maiores empresas em serviços financeiros, utiliza o aprendizado computacional para analisar contratos e outros documentos técnicos complexos. O objetivo é identificar padrões e possíveis erros que podem prejudicar o negócio. Uma única máquina é capaz de analisar um documento em segundos, o que exigiria milhares de horas de um grupo de advogados.
- Navegação inteligente
O Google Maps e o Waze, dois dos aplicativos mais utilizados para navegação, são constantemente melhorados por meio de sistemas de Machine Learning. Máquinas são usadas para traçar todas e entender como os motoristas se comportam nas ruas, oferecendo atualizações constantes para os métodos de posicionamento via satélite.
- Detecção de fraudes
Uma das aplicações pioneiras na utilização de Machine Learning foi a detecção de fraudes por parte de operadoras de cartões de crédito e bancos. Ao analisar o padrão de consumo comercial e a forma como as operações acontecem, é possível identificar com uma precisão impressionante o surgimento de golpes e fraudes financeiras que custariam milhões para os cofres dessas instituições.
- Recomendação de conteúdo
Quem já recebeu uma recomendação de série na Netflix, música no Spotify ou vídeo no YouTube já presenciou o funcionamento desse sistema de Machine Learning. A máquina é capaz de entender o padrão de consumo dos usuários e sugerir os conteúdos que mais se encaixam com o perfil de cada pessoa, possuindo uma taxa de acerto grande.
- Pesquisas na internet
Outra ferramenta do nosso dia a dia que é constantemente melhorada pela inteligência artificial são as buscas na internet. Google, Bing e Yahoo usam Machine Learning para oferecer os melhores resultados de pesquisa, ajudando as pessoas a encontrarem o que precisam de forma mais rápida e assertiva.
Quer aprender mais sobre Machine Learning?
Você quer fazer parte da próxima solução do nosso dia a dia que utiliza Machine Learning? Então que tal aprender mais sobre o assunto com os cursos oferecidos pelo Instituto Infnet, empresa que é referência na formação tecnológica em nosso país?
Confira os cursos oferecidos e que estão diretamente relacionados a Machine Learning: