Como surgiu a Inteligência Artificial?

Embora atualmente tenhamos mais contato com os conceitos de Inteligência Artificial, eles não são tão novos assim. É como diz o ditado, as aparências enganam. A história da Inteligência Artificial é antiga e já inspirou artisticamente, como em filmes como Eu, Robô e Metrópolis, por exemplo, e por isso continua no imaginário popular. Mas, uma pergunta: como será que ela começou?

A partir dessa pergunta iremos mostrar a você a origem desse termo e como a IA foi desenvolvida desde os tempos mais remotos até os dias de hoje. Se não quiser perder nenhum detalhe desta história, venha conosco neste texto. Aproveite e tenha uma boa leitura!

Baixe o guia completo sobre

IA e Machine Learning

História da Inteligência Artificial

A história da Inteligência Artificial é bem mais antiga do que parece e para entendermos melhor o porquê de tanto fascínio e curiosidade acerca do seu tema, temos que pegar uma máquina do tempo e viajar para a antiguidade.

Desde aquele tempo, muitos filósofos gregos, como Aristóteles, já pensavam em como substituir a mão de obra escrava por uma mais tecnológica.

Um desses exemplos está na própria mitologia grega. Hefesto, deus do fogo e da metalurgia, forjou autômatos de metal para a realização de tarefas. Além disso, no século 8, o alquimista muçulmano Jabir Ibn Hayyan, pensava que era possível criar seres animados a partir de seres inanimados.

A partir disso, a inteligência artificial já foi referida em filmes, livros, peças de teatro e se instaurou no imaginário popular desde então.

A origem da palavra Robô, por exemplo, é de uma peça tcheca criada em 1920, chamada Rossumovi Univerzální Roboti, onde foi inserida pela primeira vez. Nisso, no século 20, filmes como Metrópolis e 2001 fizeram a cabeça de quem imaginava o futuro com robôs dominando o universo e a raça humana.

No entanto, o presente é bastante diferente disso, e isso se percebe desde a origem da Inteligência Artificial, como veremos abaixo.

Origem da Inteligência Artificial

Conheça a verdadeira origem da Inteligência Artificial. | Pexels

Como começou de fato a IA?

Bom, se a história da Inteligência Artificial vai além do início da construção dos primeiros computadores, a origem de fato começa de fato perto da metade do século 20. Principalmente, após a Segunda Guerra Mundial.

Os primeiros nomes a se pensar são o de Warren McCulloch e Walter Pitts, através do artigo de 1943 sobre Redes Neurais. Ambos as explicam através de um modelo matemático, sugerindo que pudesse simular dessa forma o nosso sistema nervoso humano.

Em 1950, Claude Shannon fez um artigo sobre como programar uma máquina de jogar xadrez através de cálculos simples de posição. Neste ano, também se destacou Alan Turing, através do seu Teste de Turing.
Nele, se uma máquina conseguisse se expressar num teste escrito de forma indistinguível de um humano, ela seria considerada inteligente!

No entanto, o pontapé inicial da Inteligência Artificial foi em 1956, na Conferência de Dartmouth, que reuniu nomes importantes da história da Inteligência Artificial, como John McCarthy, conhecido como o pai da IA, por ter introduzido pela primeira vez o termo como conhecemos hoje no convite histórico da conferência.

História da Inteligência Artificial: dos anos 50 aos dias de hoje

Inteligência Artificial nos dias de hoje. | Pexels

Veja alguns pontos importantes da história da Inteligência Artificial até os dias de hoje.

Desde então, o conceito de Inteligência Artificial foi se alargando e sendo construído até chegar ao ponto atual. Muito conhecimento de Data Science, Ciência da Computação e Machine Learning foi aplicado na então recém área do conhecimento.

Como você viu, a história da Inteligência Artificial está sempre em construção. E você pode muito bem ser um dos seus protagonistas.

Aqui, no Instituto Infnet, nós oferecemos uma série de conteúdos bem ricos sobre o tema para você se aprofundar cada vez mais na área. Além disso, contamos com uma série de cursos tecnológicos para se tornar um profissional de ponta. Veja alguns abaixo:

Baixe o guia completo sobre

IA e Machine Learning