Quais são as melhores linguagens de programação para Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um campo de estudo que abre os horizontes para o desenvolvimento de produtos e serviços incríveis para a população. Desde um simples assistente virtual para smartphones até um complexo sistema que gerencia um galpão gigantesco de armazenamento, todas essas soluções precisaram ser desenvolvidas através de uma linguagem de programação para IA.

Nos primórdios do desenvolvimento das plataformas inteligentes, linguagens como Prolog e Lisp eram as mais utilizadas. Hoje essas tecnologias estão ultrapassadas e já foram substituídas por opções mais modernas, robustas e completas. Mas quais são as melhores e mais usadas linguagens de programação para Inteligência Artificial?

Confira quais são elas a seguir!

Baixe o guia completo sobre

IA e Machine Learning

A Java é uma linguagem robusta e que está há anos dominando o mercado.

Além de ser muito popular mesmo depois de tantos anos, a linguagem Java também é utilizada em IA. A tecnologia é mais indicada para projetos de larga escala por oferecer um suporte acima da média. Isso facilita a interação entre usuários, a visualização e a depuração dos dados na hora da implementação.

É importante destacar que o Weka – uma das principais ferramentas utilizadas para mineração de dados e Machine Learning – foi escrito em Java. Por ser open source, é possível acessar o código-fonte dos algoritmos disponíveis e integrá-los diretamente na sua aplicação.

Apesar de não ser tão conhecida quanto outros nomes da lista, a linguagem R é uma das preferidas dos cientistas de dados. Esses profissionais precisam lidar constantemente com aplicações de IA ou desenvolver sistemas inteligentes para testar ou validar dados.

A linguagem R pode ser integrada com tecnologias como H20, Keras e TensorFlow, permitindo a realização de prototipagem, pesquisa e experimentação com dados. Entretanto, essa não é a melhor opção para ser usada em linhas de código para produção dado o seu baixo desempenho operacional.

Um dos diferenciais de R é a sua capacidade de lidar muito bem com análise de dados e estatística. Também é possível trabalhar com Machine Learning usando bibliotecas como ForAI e outras.

Não é tão comum utilizar o JavaScript para Inteligência Artificial. Contudo, o aspecto da segurança e performance dessa tecnologia tornam a linguagem uma boa opção, especialmente para quem pretende se aventurar na área de redes neurais.
Bibliotecas como a Synaptic trazem essa função para essa linguagem web, permitindo que o desenvolvedor crie funções que possam explorar os recursos das redes neurais.

A popularidade e acessibilidade do JavaScript também merece destaque já que todos os navegadores implementam essa tecnologia.

A tecnologia Python é uma das mais populares atualmente e é fácil de aprender.

Uma das melhores linguagens de programação na atualidade também se dá muito bem com Inteligência Artificial. Na verdade, estamos diante da melhor tecnologia para esse fim, já que conta com uma sintaxe simples de entender, ótima legibilidade de código e superpoderes graças à extensa base de bibliotecas disponíveis.

Python também é popular na análise de dados em Big Data e serve para desenvolver aplicações tanto em front como em back-end. No campo de Machine Learning, a linguagem conta com a biblioteca PyBrain para a criação de aplicações complexas de IA. Também há sistemas para desenvolvimento de redes neurais, processamento de linguagem humana, visualização gráfica e muito mais.

Própria para o desenvolvimento de aplicativos dentro do ecossistema da Apple, o Swift ganhou muita popularidade no campo de IA (mais especificamente em deep learning) graças à biblioteca para TensorFlow. Isso fez com que uma linguagem de programação muito popular se tornasse ainda mais versátil.

Por ser uma linguagem moderna, o Swift também chama atenção por conta de sua performance, atingindo velocidades de execução bem superiores a outras tecnologias. Também existe suporte para outras bibliotecas de Inteligência Artificial, como a abrangente Swift AI, que permite a criação de conexões neurais artificiais, algoritmos genéticos e outras funcionalidades.

Onde aprender sobre Inteligência Artificial?

Aprenda sobre essas linguagens e muito mais nos cursos do Instituto Infnet.

Saber quais são as linguagens de programação mais usadas em IA não basta para se tornar um bom profissional nessa área. É preciso saber utilizá-las no dia a dia para resolver os problemas e por isso é bom contar com uma boa formação tecnológica para isso.

O Instituto Infnet – referência na formação tecnológica aqui no Brasil – possui diversos cursos na área de Inteligência Artificial. Separamos abaixo opções de pós-gradução, Bootcamp e Training para você conhecer:

Baixe o guia completo sobre

IA e Machine Learning