A Robótica e a Inteligência Artificial são duas áreas em crescente expansão, e quando unidas podem levar a resultados e criações verdadeiramente incríveis.
Contudo, nem todo robô possui inteligência artificial: na verdade, a maioria deles não é guiado por uma IA. Aos poucos, porém, a tendência é que isso mude, e hoje já existem exemplos impressionantes de robôs com inteligência artificial.
Por isso, neste artigo vamos explicar qual a diferença entre robôs com e sem IA, além de trazer exemplos reais de robôs guiados por inteligência artificial e mostrar o que você precisa fazer para iniciar uma carreira nessa área. Vamos lá?
Baixe o guia completo sobre
IA e Machine Learning
O que significam Robôs com Inteligência Artificial?
Apesar de algumas pessoas utilizarem robótica e inteligência artificial como termos intercambiáveis, a verdade é que são aspectos bastante diferentes.
Uma IA é um tipo de programa ou sistema que busca replicar a forma com que a mente humana aprende, soluciona problemas e toma decisões, sem que um desenvolvedor escreva instruções específicas para cada uma dessas funções.
Já a robótica é o campo de estudo que desenvolve máquinas que interagem no mundo real, construídas e programadas para empenharem tarefas específicas. Na maioria dos casos, os robôs realizam funções previsíveis e repetitivas, e por isso não requerem uma IA.
Apesar disso, os robôs e a inteligência artificial podem, sim, coexistir, e essa relação deve se tornar cada vez mais frequente e intensa, à medida que as IAs se tornam mais robustas e complexas.
Exemplos de Robôs com Inteligência Artificial
Existem muitos exemplos de robôs equipados com IA. A empresa Boston Dynamics, uma das mais famosas nessa área, já produziu diversos deles. Uma das suas últimas invenções foi o Spot, um robô com formato semelhante a um cachorro e repleto de sensores para navegar e coletar dados em ambientes complexos.
O Spot possui percepção em 360 graus, o que o permite evitar obstáculos automaticamente, atravessar gramados ou subir calçadas e até mesmo escadas.
Além de capturar imagens (inclusive térmicas), o Spot pode fazer scans em 3D do ambiente, oferecendo um conjunto de dados robusto para extrair análises.
Outro exemplo de robô com inteligência artificial é o Flippy, da Miso Robotics, um robô-chef especializado em frituras, desde hambúrgueres até batatas fritas, e que já é utilizado em diversas cozinhas industriais.
Com sensores que o capacitam com visão térmica e em 3D, o Flippy consegue entender seu ambiente e identificar automaticamente os ingredientes. Além disso, ele aprende com a cozinha e consegue desenvolver novas habilidades ao longo do tempo.
Como se tornar um especialista em Robótica e Inteligência Artificial?
Como você pôde ver, a robótica e a inteligência artificial são campos cada vez mais interconectados, e já existem grandes exemplos de robôs guiados por IA.
Além disso, à medida que a tecnologia avança e possibilita novos usos e práticas para robôs com inteligência artificial, a tendência é que as empresas aumentem seus investimentos nessa área.
Como consequência disso, o mercado de trabalho para esse campo deve se tornar ainda mais promissor, com um número crescente de vagas bem-remuneradas.
Por isso, se você quer se aprofundar em robótica e inteligência artificial e deseja se tornar um especialista nessa área, então não deixe de conhecer os cursos do Instituto Infnet.
Nossa Graduação em Engenharia da Computação possui um módulo completo para sistemas robóticos, onde você vai aprender a estrutura e a física de robôs, descobrirá como modelar sistemas robóticos em simuladores e como implementar algoritmos e treinar redes neurais.
Conheça os cursos do Instituto Infnet e dê o primeiro passo nessa nova jornada: