Você já se perguntou o que é ou como criar um calendário editorial para o Instagram? É natural que algum planejamento seja necessário para postar com frequência em uma das principais redes sociais do momento. Mas você sabe o quão importante é que esse planejamento seja visual, ou como fazer isso?
De forma geral, usamos os calendários para marcar a contagem dos dias e meses e para lembrar datas importantes. É quase impossível imaginar nossa vida sem ele. Já o usamos para organizar tanta coisa: a rotina, os estudos, o trabalho. Por que não o que postamos no Instagram?
Um calendário editorial para o Instagram é fundamental para qualquer criador de conteúdo na plataforma não se perder. A seguir, vamos entender como ele funciona e como fazer o seu próprio.
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Funções e aspectos do calendário editorial para Instagram
Para entender o objetivo do calendário editorial para Instagram, é preciso entender o objetivo do planejamento. Planejar o conteúdo a ser publicado ajuda a manter uma linha consistente de produção, evitando atrasos e erros. Ao mesmo tempo, ajuda também a visualizar com mais clareza a identidade da marca em questão e essa é uma etapa imprescindível nomarketing de conteúdo.
Com isso em mente, imagine o seguinte: um estudante sabe que terá uma prova em determinada data. Ele marca o dia no calendário editorial para o Instagram e, retroativamente, faz um plano de estudos que segue até a data final. Da mesma forma, um criador de conteúdo sabe que precisa de posts para determinado período. Como ele vai chegar até lá?
O calendário editorial para Instagram será utilizado para planejar esses posts, bem como para definir metas e examinar o que já foi feito. Focar em datas populares do ano, que podem ser ótimas para gerar conteúdo cativante, também é uma das vantagens de usar esse mecanismo. Outras funções incluem manter a identidade visual da marca e a qualidade das publicações; reduzir esquecimentos; facilitar a diversificação de ideias e evitar repetições, além de alinhar as atribuições de cada membro da equipe.
Os aspectos de um calendário editorial para Instagram são variáveis de acordo com o objetivo de cada campanha ou marca. Contudo, existem alguns pontos indispensáveis em qualquer caso. Vamos descobrir agora quais são e como criar um calendário editorial para o Instagram a partir deles.
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Aprenda a criar um calendário editorial para o Instagram
Siga esses passos e você terá a base necessária para desenvolver um calendário editorial para Instagram completo!
- Escolha uma ferramenta
Existem diversas possibilidades para montar o seu calendário editorial para Instagram. Alguns aplicativos e programas próprios costumam vir com marcadores que podem ajudar desde o início — na Etus, por exemplo, o calendário é atualizado automaticamente com os posts programados pela plataforma.
Mas você também pode montá-lo em uma planilha ou até mesmo fisicamente. Os entusiastas de “arts & crafts” talvez se animem com a ideia de criar o próprio calendário editorial para Instagram do zero, por meio de desenhos e colagens. De qualquer forma, a ferramenta escolhida deve ser simples de atualizar e de fácil acesso diariamente.
- Reúna todas as datas importantes
A sazonalidade é importante para as redes sociais e não pode ser deixada de lado. Antes de começar a preencher suas informações, procure saber todas as datas importantes do ano vigente.
Isso inclui as temporadas mais populares, como Natal e Dia das Mães, mas também pode incluir dias importantes especificamente para a sua marca. Um escritório de advocacia, por exemplo, pode fazer um post para o Dia do Advogado, enquanto outros negócios não teriam razão para tanto.
- Defina a periodicidade e variedade de formatos
Agora que você tem o calendário editorial para Instagram diante dos olhos, está na hora de decidir a frequência e variedade dos posts. Haverá publicação toda segunda? Toda quarta? Três vezes por semana? Um dia será de foto e outro de vídeo? Não podemos esquecer que pluralidade é um dos alicerces domarketing digital.
É importante fixar essas decisões para organizar o feed, estabelecer expectativa com os seguidores e facilitar a produção. Ao visualizar as possibilidades no calendário, fica mais perceptível a fluidez da organização.
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Organize o conteúdo com seu calendário editorial para Instagram
A ideia de criar um calendário editorial para o Instagram é descomplicar a produção e publicação de conteúdo nessa rede social. É um método importante e pode ser adaptado para várias necessidades.
Agora, se você quer saber mais sobre a produção em si e outros aspectos do marketing de conteúdo, o convidamos a conhecer os cursos do Instituto Infnet: