5 dicas de como crescer no Instagram

Neste artigo você encontrará:

Existem mais de um bilhão de usuários ativos em uma das maiores redes sociais do momento, e você ainda tem dificuldades para formar um público por lá? Não é fácil mesmo se destacar nas redes sociais, mas existem algumas práticas que aumentam as chances. Que tal descobrir como crescer no Instagram seguindo os hábitos de alguns grandes perfis da plataforma?

Qualquer marca ou personalidade relevante no mundo digital marca presença na “rede das imagens”. Para saber como ganhar seguidores e engajamento, contudo, é preciso mais do que apenas postar. Omarketing de conteúdoe o marketing digitalde forma geral ensinam técnicas para estabelecer relevância dentro da sua área no Instagram.

São essas técnicas que vamos observar neste artigo. Continue lendo para entender como crescer no Instagram e mudar a trajetória do seu perfil!

mulher usando celular e ring light dentro de um quadrado de post do instagram ensinando como crescer no instagram
Acima de todas as dicas de como crescer no Instagram, uma lei continua fundamental: o conteúdo deve ser a preocupação principal! | Fonte: Freepik

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Descubra como crescer no Instagram​

Essa lista indica métodos que aumentam as chances de ganhar seguidores e aumentar o engajamento no Instagram — lembrando que uma boa base de seguidores é uma base engajada! Simultaneamente, mostraremos alguns exemplos de perfis consolidados na plataforma que utilizam as mesmas técnicas citadas. Assim, você aprende na teoria e na prática como crescer no Instagram.

Vamos lá?

Uma simples alteração pode fazer bastante diferença. Mudar sua conta no Instagram para profissional traz diversas vantagens, como maior alcance e ferramentas de análise e insights. Com elas, você ganha acesso a detalhes sobre seu público e sobre o desempenho do perfil e de publicações específicas.

Para obter todas essa vantagens, você só precisa ir até Configurações e, então, clicar em “mudar para conta profissional”. Aí é só escolher qual categoria melhor encaixa com o perfil — dá para pesquisar além das primeiras mostradas na lista! — e pronto. O Felipe Neto, por exemplo, com 15,6 milhões de seguidores, está classificado como criador de conteúdo digital.

Ao entrar no seu perfil, as pessoas precisam saber imediatamente o que você tem a oferecer. A bio é a oportunidade perfeita para isso. Resuma os pontos de interesse do perfil e use palavras-chave que auxiliem na busca dentro do próprio Instagram. Caso tenha um link para inserir, tente encaixar também uma call-to-action para que as pessoas visitem o link.

A bio da Reserva é um bom exemplo de uma varejista. Em poucas palavras, você já sabe tem informações importantes sobre a empresa e um CTA para o link. O autor e influencer Thiago Nigro (O Primo Rico) segue a mesma lógica, com adicional de emojis para deixar a leitura mais fluida.

A primeira pergunta que todos fazemos ao entrar em um perfil é: quem é você? Tenha certeza que seu perfil está oferecendo essa resposta | Fonte: Freepik

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O planejamento é ideal para qualquer estratégia de redes sociais. O crescimento no Instagram, seja ele orgânico ou pago, exige uma boa frequência de publicações e alguma noção dos melhores dias e horários para postar. Isso só é possível com um calendário editorial.

Nele, você conseguirá programar todos os posts e ter acesso visual e rápido ao planejamento da semana, mês ou até do ano todo. Assim, é possível definir os padrões de publicação e observar a melhor forma de variar o conteúdo. E por falar em variar…

Por mais que seja conhecido como a rede social das fotos, o Instagram tem cada vez mais vídeos em evidência. Entre imagens estáticas e audiovisual, há uma série de formatos possíveis que devem ser utilizados para aplicar todo o potencial da plataforma.

Os carrosséis, por exemplo, são ótimos para passar muitas informações de maneira simples, como você pode ver no perfil da Raccoon.Monks (uma das maiores agências de marketing digital da América Latina). Já os vídeos estão por todo lado: no feed, nos stories, nos reels. O perfil literário Livraria em Casa usa uma variedade de opções em vídeo.

A era digital é também a era multimídia; não se prenda a um só formato de conteúdo! | Fonte: Freepik

O crescimento orgânico — ou seja, sem uso de anúncios — é possível, mas inevitavelmente mais demorado. Se você quer mais seguidores rapidamente, o investimento é importante. Mas não se trata apenas de pagar e esperar que o público venha: ainda é preciso ter conteúdo relevante para atrair e reter as pessoas.

Além de impulsionar seus melhores posts, você também pode investir de outras maneiras. Concursos, eventos e sorteios, por exemplo, são uma boa pedida se fizer sentido com seu negócio. Este perfil de crochê realizou um sorteio recente e, para participar, as pessoas precisavam seguir o perfil e compartilhar o post. Isso cria um boca a boca gigantesco!

Pessoas com celulares usando um aplicativo de banco para como crescer no Instagram
Investimentos estratégicos retornam em forma de reconhecimento e alcance | Fonte: Freepik

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Quer saber mais sobre como crescer no Instagram?

As dicas acima são apenas algumas das diversas práticas que ajudam a criar relevância para um perfil. Aprender como crescer no Instagram é um processo maior e envolve conhecimentos específicos sobre marketing digital.

Se esse é o caminho que você quer seguir, vale a pena investir no aprofundamento desses temas com profissionais qualificados! Que tal conhecer alguns cursos bem completos sobre o assunto, oferecidos peloInfnet, um dos melhores institutos de tecnologia do país? Confira essa seleção:

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