Dicas de como criar conteúdo para o Instagram

Neste artigo você encontrará:

Saber verdadeiramente como criar conteúdo para o Instagram é o diferencial que pode fazer uma pessoa ou negócio decolar na internet. A rede social é uma das maiores plataformas do mundo e conta com 2 bilhões de usuários ativos por mês, segundo um estudo de compilação de pesquisas realizado pelo Website Rating. Mais de 60% desses usuários acessam a rede diariamente.

Isso significa que tudo o que é produzido por lá tem grande potencial de gerar impacto. Mas, para que isso aconteça, é preciso planejar e criar conteúdos atraentes e relevantes para os diversos públicos espalhados pelo aplicativo. Ou seja, aplicar todas as boas práticas domarketing de conteúdo.

Neste post, você vai aprender o mais importante sobre como criar conteúdo no Instagram. Pegue um caderno e já anote as dicas!

Mão segurando celular apontado para graffiti de balão de notificação.
Faça as pessoas curtirem genuinamente, e não apenas clicarem no “like” sem pensar
Photo by Karsten Winegear on Unsplash

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Conteúdo e redes sociais: o que saber?

Para começar, é importante entender que a criação de conteúdo para redes sociais exige algumas técnicas específicas, que não necessariamente valem para conteúdos em outros espaços.

Por exemplo, enquanto um blogpost foca no texto e oferece bastante informação, os posts devem ser mais sucintos e objetivos. Também há espaço para uma linguagem mais informal, desde que dentro da proposta da conta e do tipo de público.

Já os formatos são variáveis e é importante não se prender a um só modelo de publicação. Cada rede traz seus fortes e fracos; porém, cada vez mais, elas estão se misturando. Atualmente, o Instagram possui um forte apelo para vídeos, mesmo sendo uma plataforma originalmente dedicada a fotos. É importante se manter atualizado nessas questões.

Outros pontos de atenção para criar conteúdo em qualquer rede social incluem:

Como criar conteúdo para o Instagram

Agora vamos nos aprofundar no Instagram em si! Além de todos os cuidados que é preciso ter com qualquer outra rede social, certas estratégias funcionam ainda mais especificamente para o Instagram. Vamos conhecer algumas das principais?

O Instagram não deve ser limitado a imagens repetitivas | Photo by Nathan Dumlao on Unsplash

O Instagram está sempre inovando. É imprescindível acompanhar as novidades e utilizar os vários recursos da plataforma, dentro do que faz sentido para a estratégia, é claro. Verifique quais as preferências do seu público por meio dos insights do próprio Instagram. Gostam mais de imagens ou vídeos? Lives? Reels? Vídeos longos ou curtos? Há muito a se descobrir.

Também vale acompanhar as tendências gerais. Os stories, por exemplo, são tão importantes quanto as publicações no feed — se não mais! Segundo o Website Rating, são 500 milhões de stories publicados todos os dias, e 1/3 dos mais vistos são de empresas!

Apesar de existirem em outras redes, as hashtags são muito mais utilizadas no Instagram. Elas identificam o conteúdo e ajudam novas pessoas a encontrarem o post, aumentando a visibilidade e, possivelmente, os seguidores da conta.

Mas mantenha o equilíbrio! Hashtags demais poluem o post e podem causar até uma penalização do algoritmo. Garanta também que só termos relacionados àquela publicação estão sendo aplicados.

Muitos sites, programas e aplicativos ajudam na hora de saber como criar conteúdo para o Instagram. São ferramentas para criar posts de imagem, com opções fáceis de design, por exemplo, ou que auxiliam na edição de vídeos.

Algumas opções populares para as imagens e vídeos são o Canva, PicsArt, Quik e Inshot. Outras possibilidades, como organização de calendário, programação de posts e relatórios estão disponíveis em ferramentas como Etus, mLabs e Sprout Social.

Agora você sabe como criar conteúdo para o Instagram!

Com essas informações básicas sobre como criar conteúdo para o Instagram, esperamos ter ajudado a elucidar um pouco sobre a jornada por trás dessa rede social. Agora você pode começar a se tornar um criador de conteúdo e a produzir posts memoráveis.

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