Como criar um calendário editorial

Neste artigo você encontrará:

Já montou aquele conteúdo perfeito e depois de publicado não teve o engajamento que esperava? Publicou muito e na semana seguinte não conseguiu manter?

Se você já esteve em alguma dessas situações, temos duas notícias para te dar: bem vindo ao marketing de conteúdo e você precisa de um calendário editorial urgente.

O calendário editorial é o documento guia para manter um cronograma de publicação, para ter controle do conteúdo produzido e histórico de acertos e falhas no engajamento. É a ferramenta vital para montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Aqui você vai encontrar as informações para criar um calendário editorial que funcione para você.

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Por que o calendário editorial é importante?

Sem um cronograma, a qualidade e alcance das suas publicações se tornarão mais inconstantes. Então o calendário editorial é só uma agenda para não esquecer de publicar? Não, é muito mais!

No Marketing de Conteúdo, o que vai determinar o seu sucesso vai ser o controle sobre os seguintes pontos:

Desde um blog pessoal a um site institucional, a identidade da marca vai definir qual persona será atraída pelo seu conteúdo. O calendário editorial vai te ajudar a manter um controle dos assuntos presentes no processo criativo do projeto. Tenha em perspectiva o conjunto da obra dentro das narrativas de cada conteúdo.

Monte uma rotina criativa alinhada com a sua produção de conteúdo. A publicação além de ser cativante e bem construída, precisa seguir códigos e métricas do marketing para alcançar o público. O planejamento de um calendário editorial não vai engessar o seu processo criativo, pelo contrário, te dará a segurança para criar sem perder o ritmo de publicação e será uma fonte de insights.

Através do calendário editorial você vai ter um guia dos sucessos e falhas na comunicação com o público. Esses dados serão essenciais para aperfeiçoar o seu trabalho. Com uma análise do que foi publicado anteriormente podemos evitar a saturação de um tema, quais assuntos geraram mais engajamento ou o melhor timing para fazer uma publicação.

O que é necessário para montar um calendário editorial?

ilustração de planejamento de conteúdo por meio de calendário editorial
Planejar o calendário editorial é uma das principais fases do Marketing de conteúdo| Fonte: Freepik

Vimos como o calendário editorial é uma base para pensar em marketing digital na produção de conteúdo e com a velocidade que as informações circulam na web, ter um planejamento é o caminho para conseguir gerar os leads para seu projeto.

Na internet, podemos encontrar uma série de templates e plataformas, como: Trello; Asana e Google Agenda, para auxiliar na parte técnica. Recomendamos esse artigo do Neil Patel, autoridade em marketing e visionário do SEO, sobre as melhores ferramentas disponíveis.

Mas quer saber por onde começar? Então vamos a colocar a mão na massa:

Antes de tudo é importante decidir aonde você quer chegar. Pode ser em uma escala maior como “aumentar em 50% as vendas na minha página de e-commerce” ou em uma escala mais pessoal como “ manter 4 postagens por semana no meu blog pessoal”. Saber para onde você quer ir vai te ajudar a montar a sua estratégia.

Para estabelecer uma presença na web, manter a regularidade é o mantra. Publicar muito em uma semana e pouco na outra, vai afetar a forma como o seu conteúdo será consumido. Saber qual é o seu limite vai definir como será planejado o seu calendário editorial.

Aqui já começamos a entrar no planejamento do conteúdo em si. Depois de escolher a ferramenta que se sentir mais confortável e traçar seus objetivos e limites, chegamos a hora de pensar quais estratégias se encaixam no seu negócio. Por exemplo:

Quanto mais detalhes, mais informações você terá durante a análise do conteúdo. Porém é necessário estudar quais dados serão pertinentes para o seu projeto, para evitar uma sobrecarga de informação.

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O calendário editorial é apenas o começo

Esperamos que esse artigo ajude a dar o pontapé inicial, mas depois do primeiro passo não podemos deixar de dar o segundo. Por isso, se manter atualizado é a marca de um bom profissional de marketing. O Infnet é referência no ensino voltado para o mercado e está aqui para somar na sua jornada, confira nossos cursos:

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