Neste artigo você encontrará:
No Marketing de Conteúdo, quantificar e ler os resultados da publicação é importante para criação de uma estratégia de sucesso. Dessa forma, a análise de marketing é a ferramenta para trabalhar os dados que darão o compasso para a leitura desses resultados.
Para te ajudar nesse processo, preparamos um passo a passo de como fazer uma boa análise de conteúdo para Marketing Digital. Acompanhe abaixo!
GUIA COMPLETO
SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
Onde aplicar a análise de marketing?
Você pode utilizar a metodologia de análise de marketing em qualquer material que for produzido e divulgado para internet, como em:
- Blogs;
- Sites;
- Redes Sociais;
- E-mail Marketing.
Cada canal vai ter o seu conjunto de métricas específicas, que são pautadas na forma como o público interage. Portanto, antes de começar tenha em vista onde o seu conteúdo se encaixa melhor e quais as dinâmicas que devem ser atendidas.
Você pode fazer a análise de marketing em “concorrentes” ou casos de sucesso, para ter em perspectiva o que está dando certo no momento. Também é uma ferramenta poderosa se utilizada junto a o seu calendário editorial, no qual você pode aplicar em cima do seu próprio histórico de conteúdo.
Como fazer uma boa análise de marketing?
Agora que vamos colocar em prática, determine o que será analisado:
- Qual foi o canal escolhido - Facebook, Instagram e etc;
- Qual é o tipo do conteúdo - e-commerce, informativo, serviços;
- Qual é a identidade da marca - empresarial, institucional, pessoal;
- Quem é a sua persona - qual o desejo dela? Qual o perfil do consumidor? Como ela interage no canal escolhido?;
- Qual é o seu objetivo - aumentar a taxa de conversão, melhorar vendas de produto, aumentar o engajamento.
Com isso, começamos a ter uma estrutura que vai guiar a nossa análise de marketing. Sem uma base, a interpretação dos resultados corre o risco de não trazer os insights que você precisa.
Defina quais as métricas que serão trabalhadas:
Agora será necessário definir quais métricas melhor atendem o seu objetivo na análise de marketing. Já existem métricas consolidadas no Marketing Digital que são utilizadas amplamente, porém não perca de vista que a métrica ideal é aquela que funciona para você. Não tenha medo de testar novas ideias! Trouxemos alguns exemplos para te auxiliar.
Redes Sociais:
- Seguidores;
- Curtidas ou Likes;
- Compartilhamento;
- Alcance;
- Engajamento;
- Taxa de conversão;
- Numero de Cliques.
Sites e Blogs:
- Tráfego;
- Tempo de Permanência;
- Páginas por visita;
- Taxa de retorno;
- Taxa de rejeição;
- Downloads;
- Retorno sobre o investimento.
E-mail Marketing
- Numero de cadastros;
- Cliques por email;
- Descadrastos por email;
- Redirecionamentos por emai.
Até aqui, já temos a estrutura que vai definir a sua análise de marketing e como iremos quantificar os resultados. E agora, como aplicar isso a o seu conteúdo?
Faça o levantamento dos dados
É agora que o planejamento fará toda a diferença para facilitar a sua vida. Aqui você define o recorte de conteúdo que será abordado na análise de marketing. Utilizamos alguns dados fictícios para montar o exemplo:
- Canal escolhido - Facebook;
- Conteúdo - Post de chamada para webinars de graduação do Infnet.;
- Identidade da marca - Instituição Acadêmica;
- Persona - Pessoa entre 18-35 anos com interesse pela área de Ciência de dados, tecnologia e marketing;
- Objetivo - Mensurar a eficiência na divulgação das chamadas na rede social;
- Recorte Analisado- Últimas 10 chamadas do nosso calendário editorial;
- Quais métricas podem ser utilizadas- Número de curtidas, alcance, número de comentários, compartilhamentos, engajamento e inscritos na live.
Existem diversas formas de você coletar esses dados. As redes sociais disponibilizam guias rápidos na própria plataforma ou em sites relacionados. Já em blogs e websites, os dados podem ser mensurados pelo Google Analytics e outros softwares online. Agora é fazer a comparação das publicações e anotar as informações.
Lendo os resultados
Seguindo com o recorte do exemplo acima, após a análise de marketing comparativa das publicações de acordo com as métricas escolhidas, podemos descobrir, por exemplo, que:
- O número de inscritos no webinar é bem menor que as curtidas;
- Lives que tiveram uma divulgação de 3 publicações obtiveram maior alcance e inscritos;
- Mesmo com um número alto de comentários e compartilhamentos, o alcance e novos inscritos se mantiveram.
E a partir disso tomar ações estratégicas, como:
- Repensar o texto de divulgação e posicionamento do link de inscrição;
- Sempre agendar 3 publicações por chamada;
- Investir em Facebook Ads.
Nessa hipótese, vemos como os resultados de uma análise de marketing torna palpável a estrutura que o seu conteúdo digital ocupa. E a partir dessa percepção, identificar quais pontos precisam ser aperfeiçoados.
GUIA COMPLETO
SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
Agora é praticar a análise de marketing
No Marketing de conteúdo, fazer uma análise de marketing constante dos resultados é o diferencial para obter sucesso nas suas campanhas. O Infnet é referência no ensino voltado para o mercado e está aqui para somar na sua jornada, confira os cursos de Marketing Digital em nosso site!