Análise de marketing: como fazer?

Neste artigo você encontrará:

No Marketing de Conteúdo, quantificar e ler os resultados da publicação é importante para criação de uma estratégia de sucesso. Dessa forma, a análise de marketing é a ferramenta para trabalhar os dados que darão o compasso para a leitura desses resultados.

Para te ajudar nesse processo, preparamos um passo a passo de como fazer uma boa análise de conteúdo para Marketing Digital. Acompanhe abaixo!

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Onde aplicar a análise de marketing?

Você pode utilizar a metodologia de análise de marketing em qualquer material que for produzido e divulgado para internet, como em:

Cada canal vai ter o seu conjunto de métricas específicas, que são pautadas na forma como o público interage. Portanto, antes de começar tenha em vista onde o seu conteúdo se encaixa melhor e quais as dinâmicas que devem ser atendidas.

Você pode fazer a análise de marketing em “concorrentes” ou casos de sucesso, para ter em perspectiva o que está dando certo no momento. Também é uma ferramenta poderosa se utilizada junto a o seu calendário editorial, no qual você pode aplicar em cima do seu próprio histórico de conteúdo.

Como fazer uma boa análise de marketing?

Agora que vamos colocar em prática, determine o que será analisado:

Com isso, começamos a ter uma estrutura que vai guiar a nossa análise de marketing. Sem uma base, a interpretação dos resultados corre o risco de não trazer os insights que você precisa.

Defina quais as métricas que serão trabalhadas:

Agora será necessário definir quais métricas melhor atendem o seu objetivo na análise de marketing. Já existem métricas consolidadas no Marketing Digital que são utilizadas amplamente, porém não perca de vista que a métrica ideal é aquela que funciona para você. Não tenha medo de testar novas ideias! Trouxemos alguns exemplos para te auxiliar.

Redes Sociais:

Sites e Blogs:

E-mail Marketing

Até aqui, já temos a estrutura que vai definir a sua análise de marketing e como iremos quantificar os resultados. E agora, como aplicar isso a o seu conteúdo?

Faça o levantamento dos dados

É agora que o planejamento fará toda a diferença para facilitar a sua vida. Aqui você define o recorte de conteúdo que será abordado na análise de marketing. Utilizamos alguns dados fictícios para montar o exemplo:

Existem diversas formas de você coletar esses dados. As redes sociais disponibilizam guias rápidos na própria plataforma ou em sites relacionados. Já em blogs e websites, os dados podem ser mensurados pelo Google Analytics e outros softwares online. Agora é fazer a comparação das publicações e anotar as informações.

Lendo os resultados

Seguindo com o recorte do exemplo acima, após a análise de marketing comparativa das publicações de acordo com as métricas escolhidas, podemos descobrir, por exemplo, que:

E a partir disso tomar ações estratégicas, como:

Nessa hipótese, vemos como os resultados de uma análise de marketing torna palpável a estrutura que o seu conteúdo digital ocupa. E a partir dessa percepção, identificar quais pontos precisam ser aperfeiçoados.

lâmpada com rascunhos desenhados atrás exemplificando a análise de marketing
A leitura dos resultados de um post será uma fonte de insights para a sua estratégia de análise de marketing | Fonte: Freepik

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Agora é praticar a análise de marketing

No Marketing de conteúdo, fazer uma análise de marketing constante dos resultados é o diferencial para obter sucesso nas suas campanhas. O Infnet é referência no ensino voltado para o mercado e está aqui para somar na sua jornada, confira os cursos de Marketing Digital em nosso site!

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