Neste artigo você encontrará:
Nos dias atuais, é fundamental que as empresas tenham presença online para atrair e se aproximar dos seus clientes. Por isso, cada vez mais as marcas precisam focar em conteúdo para marketing digital!
Por meio do marketing de conteúdo, um dos pilares do marketing digital, é traçada uma série de estratégias para atrair clientes por meio de conteúdo relevante.
Mas como produzir esse material? Como referência é tudo, para responder essa pergunta, primeiro vamos entender melhor o que é um bom conteúdo para marketing digital. Continue a leitura!
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SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
O que é um bom conteúdo para Marketing Digital?
Não existe um formato específico para produzir conteúdo para marketing digital.
Dessa forma, esse material pode ser feito para as redes sociais, para os blogs corporativos e até mesmo para o Youtube!
Então, um bom conteúdo para marketing digital é aquele que consegue:
- Educar o mercado a respeito do nicho de atuação de uma empresa;
- Aumentar o número de visitantes e a visibilidade de uma marca;
- Melhorar a taxa de conversão de leads;
- Rankear o site da empresa nos motores de busca da internet.
Para cumprir todos esses objetivos, é preciso seguir algumas estratégias.
Alinhar um conteúdo textual com as técnicas de SEO, por exemplo, aumenta a visibilidade e autoridade do seu site.
Por isso, é importante definir uma palavra-chave que defina o objetivo da postagem. Esse termo geralmente expressa uma dúvida da persona. É assim que ela chega até um conteúdo para marketing digital.
Além disso, é preciso ressaltar que um bom conteúdo para marketing digital deve responder todas as dúvidas do público para questões relacionadas aos produtos e serviços de uma marca.
Uma forma de alcançar essa estrutura é analisando os conteúdos postados pelos concorrentes. Em outras palavras, antes de produzir o seu próprio conteúdo para marketing digital, você deve procurar o que já foi produzido sobre o assunto.
Por fim, é importante ressaltar que um bom conteúdo para marketing digital não pode ter erros de português!
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Como criar um bom conteúdo para marketing digital para a sua marca
Agora que você já sabe o que é um bom conteúdo para marketing digital, vamos te mostrar os passos que devem ser seguidos para o desenvolvimento desse tipo de material. Veja abaixo:
- Defina uma persona
O primeiro passo na produção de um conteúdo para marketing digital de qualidade é saber o perfil da sua audiência.
É nesse contexto, que surge o conceito de persona: um modelo fictício de pessoa que possui as características comuns daqueles que você define como público alvo.
Dessa forma, é importante ter em mente quais os comportamentos e os desejos do seu público. Isso será muito importante para definir as características do seu conteúdo para marketing digital.
Então, para criar uma persona coerente, uma boa ideia é coletar os dados dos clientes já fidelizados. Além das características demográficas do seu público (gênero, idade, cidade, profissão, etc.), perguntas pertinentes para essa pesquisa são:
- Os hobbies do seu público;
- As redes sociais que eles utilizam;
- Os assuntos que acompanham;
- Suas formas de comprar produtos e contratar serviços.
Com esses dados sistematizados, você terá mais facilidade para criar a persona que vai servir de base para toda a sua criação de conteúdo para marketing digital.
- Prepare a sua pauta
Agora que você já definiu para qual público seu conteúdo para marketing digital será destinado, você precisa escolher as pautas que serão utilizadas em seus produtos de comunicação.
Isso porque, além de definir o assunto do seu conteúdo de forma específica, a pauta também traça as aplicações estratégicas e os objetivos desse material.
Além disso, é por meio da pauta que se define o estágio em que o conteúdo para marketing digital está localizado no processo de jornada de compra do cliente. Os conteúdos do:
- Topo do funil são mais superficiais para atrair novos visitantes com teor educativo;
- Meio do funil servem para apresentar soluções para os problemas dos visitantes que já foram engajados;
- Fundo do funil serve para ajudar os visitantes a decidirem pela compra de um produto ou pela contratação de um serviço.
Quanto mais bem elaborada for uma pauta, maior será o retorno para a sua organização!
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- Defina seus formatos de conteúdo para marketing digital
Como já falamos nesse texto, o seu conteúdo para marketing digital pode ser produzido nos mais variados formatos que são suportados na internet.
Dessa forma você pode traçar um plano de marketing de conteúdo que abrange, por exemplo:
- Textos de topo de funil para blogs corporativos;
- Meio do funil servemPostagens para as redes sociais; para apresentar soluções para os problemas dos visitantes que já foram engajados;
- Vídeos informativos que testam seus produtos e serviços;
- Ebooks e planilhas relacionados ao seu nicho de atuação.
Outra ideia de formato de conteúdo para marketing digital que está bombando atualmente são os podcasts. Por isso, essa pode ser uma boa ideia para quem quer produzir um conteúdo moderno e original!
De qualquer forma, desde que adequado ao perfil do cliente desejado, a melhor escolha é apostar em formatos variados e nas novas tendências da tecnologia!
- Planeje a distribuição e a divulgação do seu conteúdo para marketing digital
Antes de produzir o conteúdo, é preciso definir em que meios ele será distribuído.
Assim, as redes sociais servem como meio de divulgação para os materiais postados nos portais onlines da empresa, por exemplo.
Além disso, elas também são lugares importantes para postar conteúdo para marketing digital personalizado da sua organização.
Um exemplo claro de como as redes sociais são importantes para o marketing de conteúdo, é que atualmente existem mais de 8 milhões de perfis comerciais no Instagram.
De qualquer forma, a melhor escolha é apostar em diversos formatos e nas novas tendências da tecnologia!
Com isso, você pode produzir conteúdos para marketing digital que se adequem a essas plataformas e que agreguem valor para os seguidores da sua empresa.
Agora que você já sabe os primeiros passos para produzir conteúdo para marketing digital, que tal se aprofundar ainda mais e se tornar um especialista nesse assunto? Conheça clicando aqui a graduação presencial em marketing digital da Infnet: a escola de tecnologias da internet que forma os melhores profissionais da área no Brasil.