Como produzir um bom conteúdo de Marketing Digital?

Neste artigo você encontrará:

Nos dias atuais, é fundamental que as empresas tenham presença online para atrair e se aproximar dos seus clientes. Por isso, cada vez mais as marcas precisam focar em conteúdo para marketing digital!

Por meio do marketing de conteúdo, um dos pilares do marketing digital, é traçada uma série de estratégias para atrair clientes por meio de conteúdo relevante.

Mas como produzir esse material? Como referência é tudo, para responder essa pergunta, primeiro vamos entender melhor o que é um bom conteúdo de marketing digital. Continue a leitura!

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Marketing de conteúdo.

O que é um bom conteúdo em Marketing Digital?

Não existe um formato específico para produzir conteúdo no marketing digital.

Dessa forma, esse material pode ser feito para as redes sociais, para os blogs corporativos e até mesmo para o Youtube!

Então, um bom conteúdo em marketing digital é aquele que consegue:

Para cumprir todos esses objetivos, é preciso seguir algumas estratégias.

Alinhar um conteúdo textual com as técnicas de SEO, por exemplo, aumenta a visibilidade e autoridade do seu site.

Por isso, é importante definir uma palavra-chave que defina o objetivo da postagem. Esse termo geralmente expressa uma dúvida da persona. É assim que ela chega até um conteúdo.

O SEO pode ajudar o seu conteúdo de marketing digital a alcançar melhores resultados.

Além disso, é preciso ressaltar que um bom conteúdo em marketing digital deve responder todas as dúvidas do público para questões relacionadas aos produtos e serviços de uma marca.

Uma forma de alcançar essa estrutura é analisando os conteúdos postados pelos concorrentes. Em outras palavras, antes de produzir o seu próprio conteúdo, você deve procurar o que já foi produzido sobre o assunto.

Por fim, é importante ressaltar que um bom conteúdo não pode ter erros de português!

Como criar um bom conteúdo para a sua marca

Agora que você já sabe o que é um bom conteúdo de marketing digital, vamos te mostrar os passos que devem ser seguidos para o desenvolvimento desse tipo de material. Veja abaixo:

O primeiro passo na produção de um conteúdo de qualidade é saber o perfil da sua audiência.

É nesse contexto, que surge o conceito de persona: um modelo fictício de pessoa que possui as características comuns daqueles que você define como público alvo.

Dessa forma, é importante ter em mente quais os comportamentos e os desejos do seu público. Isso será muito importante para definir as características do seu material.

Definir um perfil semi-fictício do seu cliente ideal é essencial para iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Então, para criar uma persona coerente, uma boa ideia é coletar os dados dos clientes já fidelizados. Além das características demográficas do seu público (gênero, idade, cidade, profissão, etc.), perguntas pertinentes para essa pesquisa são:

Com esses dados sistematizados, você terá mais facilidade para criar a persona que vai servir de base para toda a sua criação de conteúdo.

Agora que você já definiu para qual público seu conteúdo será destinado, você precisa escolher as pautas que serão utilizadas em seus produtos de comunicação.

Isso porque, além de definir o assunto do seu conteúdo de forma específica, a pauta também traça as aplicações estratégicas e os objetivos desse material.

Além disso, é por meio da pauta que se define o estágio em que o conteúdo está localizado no processo de jornada de compra do cliente. Os conteúdos do:

É muito importante definir em qual etapa do funil está localizado o seu conteúdo de marketing digital.

Quanto mais bem elaborada for uma pauta, maior será o retorno para a sua organização!

Como já falamos nesse texto, o seu conteúdo de marketing digital pode ser produzido nos mais variados formatos que são suportados na internet.

Dessa forma você pode traçar um plano de marketing de conteúdo que abrange, por exemplo:

Outra ideia de formato que está bombando atualmente são os podcasts. Por isso, essa pode ser uma boa ideia para quem quer produzir conteúdo moderno e original!

O consumo de podcasts no Brasil é cada vez mais alto e isso significa que este formato pode ser muito bem-vindo no marketing digital.

De qualquer forma, desde que adequado ao perfil do cliente desejado, a melhor escolha é apostar em formatos variados e nas novas tendências da tecnologia!

Antes de produzir o conteúdo, é preciso definir em que meios ele será distribuído.

Assim, as redes sociais servem como meio de divulgação para os materiais postados nos portais onlines da empresa, por exemplo.

Além disso, elas também são lugares importantes para postar conteúdo personalizado da sua organização.

As redes sociais são grandes aliadas na hora de postar e divulgar seu conteúdo de valor! (Dados: RD Station)

Um exemplo claro de como as redes sociais são importantes para o marketing de conteúdo, é que atualmente existem mais de 8 milhões de perfis comerciais no Instagram.

De qualquer forma, a melhor escolha é apostar em diversos formatos e nas novas tendências da tecnologia!

Com isso, você pode produzir conteúdos que se adequem a essas plataformas e que agreguem valor para os seguidores da sua empresa.

Agora que você já sabe os primeiros passos para produzir conteúdo para marketing digital, que tal se aprofundar ainda mais e se tornar um especialista nesse assunto? Conheça clicando aqui a graduação presencial em marketing digital da Infnet: a escola de tecnologias da internet que forma os melhores profissionais da área no Brasil.

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