Como se tornar um criador de conteúdo no Instagram?

Neste artigo você encontrará:

Certamente você já ouviu falar sobre criadores de conteúdo em redes sociais. Mas você sabe o que é preciso para se tornar um deles? E mais especificamente, um criador de conteúdo no Instagram?

Uma das maiores redes sociais do mundo e extremamente popular no Brasil, o Instagram é a plataforma de preferência de muitos. Se esse também é o seu caso, continue a leitura! Compilamos alguns pontos essenciais para que você entenda essa jornada.

Baixe o guia completo sobre a profissão de

Marketing de conteúdo.

Influenciadores e criadores estão no mesmo ambiente digital, mas se diferenciam no que apresentam ao público. Created by storyset | Freepik

O que é um criador de conteúdo no Instagram?

Vamos partir do início: o que é um criador de conteúdo? E como ele se diferencia de outros perfis nas redes?

Uma das principais respostas é que um criador de conteúdo é (ou faz com que alguém ou uma marca seja) influencer, mas um influencer não necessariamente é um criador de conteúdo.

É simples: um influencer é alguém que ganha notoriedade por entregar determinado tipo de conteúdo. Os posts podem ou não ser produzidos por ele. Já um criador de conteúdo no Instagram é, de fato, o produtor de cada post, seja sozinho ou parte de uma equipe. E ele pode nem ser o “rosto” do perfil! É o caso de quem trabalha como Social Media no marketing digital, por exemplo.

De qualquer maneira, a ideia é se conectar com os seguidores por meio de conteúdo relevante. Normalmente, cada perfil é ligado a alguma área específica, nicho ou lifestyle.

A seguir, veja o que um criador de conteúdo no Instagram pode precisar para alcançar os melhores resultados.

É importante estar familiarizado com as ferramentas, tanto internas quanto externas, do Instagram. Elas vão colaborar muito para dar visibilidade e alcançar mais pessoas.

O Instagram oferece ótimos recursos próprios, começando com a oportunidade de transformar sua conta em uma conta de criador. Essa opção traz alguns diferenciais, como gráficos de crescimento e acompanhamento do desempenho do perfil. Há, ainda, a possibilidade de aprovar publicações em que você foi marcado antes que elas sejam postadas.

Fora do Instagram também há muitas ferramentas e aplicativos com as mais diversas funções, desde editores de imagens até planners. Todas te ajudam a ter um feed atraente e a se organizar mais facilmente.

Todo criador de conteúdo precisa de apoio da tecnologia. Created by vectorjuice | Freepik

Como usuário, você deve sentir a diferença que faz seguir e confiar em uma conta verificada no Instagram. Como isso acontece?

O Instagram tem um processo rigoroso que determina se a conta atende a alguns critérios e, só então, um perfil pode ser verificado. Os critérios são:

Diferentemente do que muitos pensam, a quantidade de seguidores não é relevante. Caso seu perfil já atenda a todos os critérios básicos listados acima, basta solicitar a verificação nas configurações e preencher as informações pedidas.

Um perfil verificado traz segurança e credibilidade, além de dar um gás ao aparecer nas buscas dentro do aplicativo

Para alguém que almeja ser escritor, antes de tudo é necessário ser um ávido leitor. Da mesma forma, para o criador de conteúdo no Instagram, é vital estar por dentro do que acontece na rede. Aliás, até mesmo fora dela — afinal, trata-se de um profissional digital que deve, acima de tudo, estar sempre online.

Um meme, uma música, uma expressão ou até mesmo uma polêmica: tudo pode virar material. Isso desde que você saiba relacionar as informações de forma coerente com seu conteúdo, é claro. Preocupe-se sempre com o tom das mensagens e com o público-alvo!

Familiarizar-se com tendências e segui-las, adicionando sua própria linguagem, torna seu conteúdo relevante para o momento atual.

Estar sempre informado talvez seja uma das principais qualidades para aqueles que desejam ser criadores de conteúdo. Designed by storyset | Freepik

E aí, pronto para começar a criar?

Cobrimos o básico do que é preciso para se tornar um criador de conteúdo no Instagram, mas é claro que ainda existe muito mais a descobrir. No momento, aproveite as dicas e se divirta criando conteúdo relevante e original para seus seguidores! Mas há um verdadeiro universo esperando para ser descoberto sobre marketing de conteúdo e outros assuntos relacionados ao marketing digital, sabia? Que tal dar uma olhada em outros de nossos artigos ou nos cursos oferecidos pelo Instituto Infnet?

Baixe o guia completo sobre a profissão de​

Marketing de conteúdo