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No marketing de conteúdo, uma das funções fundamentais para a estratégia é o criador de conteúdo. Sem esse profissional, não há com o que trabalhar — e sem um bom profissional, o trabalho pode não render como deveria.
Conteúdo, nesse sentido, é tudo o que é produzido com intuito de educar, informar ou entreter um público específico e pré-definido. Pode vir em diversos formatos, como vídeos, áudios, infográficos ou textos, e é do que a internet é formada, em grande parte. Ou seja, o criador de conteúdo é essencial para o funcionamento do mundo digital como conhecemos.
Como internauta, você provavelmente já percebeu que, apesar de estarmos sempre cercados de conteúdo por aqui, nem todos são úteis para todo mundo. Por isso, outra função do criador de conteúdo é desenvolver conteúdo relevante, não apenas algo para preencher espaço.
A seguir, você vai entender exatamente como um criador de conteúdo atua no dia a dia e o que você deve fazer para se tornar um.
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SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
O que faz o criador de conteúdo
Precisamente, as atividades cotidianas de um criador de conteúdo dependem muito do formato de conteúdo que ele produz. Para ilustrar, vamos falar sobre redatores, que costumam cumprir algum papel na maioria dos formatos utilizados online.
Algumas das possíveis atribuições de um redator no marketing de conteúdo são:
- Escrever posts de blog;
- Escrever textos a serem usados em posts de redes sociais;
- Escrever e-mails, como newsletters;
- Escrever ebooks e outros materiais mais complexos, como manuais;
- Escrever roteiros para vídeos;
- Escrever as informações e indicar como serão montados infográficos.
- O dia a dia do criador de conteúdo
O criador de conteúdo atua com outros profissionais e utiliza ferramentas diversas para produzir. Em primeiro lugar, ele precisa fazer ou ter acesso a um planejamento muito bem construído. Ali serão indicados os temas, tamanhos de posts, palavras-chave a serem inseridas, ordem de publicação, etc.
Algumas das ferramentas mais comumente usadas nessa etapa são Google Trends e Ubersuggest, para identificar quais termos são mais procurados nos buscadores. O Google Analytics também é interessante quando já existe conteúdo sendo veiculado, para verificar o que está funcionando melhor e o que pode ser aprimorado.
Com tudo organizado, o criador de conteúdo profissional terá que pesquisar bastante para construir um conteúdo recheado de informações úteis e comprovadas. Em alguns casos, os dados podem vir da própria empresa, mas ainda será necessário que o criador de conteúdo converse internamente com as pessoas adequadas.
Então, finalmente, ele faz o que sabe fazer melhor: cria. escreve, grava vídeos, trabalha com a equipe de arte, tudo para fornecer a melhor experiência possível ao usuário que vai acessar aquele conteúdo.
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Como se tornar um criador de conteúdo?
O primeiro passo é estudar. O segundo é ser, você mesmo, um consumidor ativo de conteúdo.
O estudo é necessário para entender as técnicas de marketing de conteúdo e saber quando, como e por quê aplicá-las em cada situação. Você vai precisar aprender sobre SEO (Search Engine Optimization, um conjunto de processos que visa melhorar o posicionamento dos sites no Google e outros buscadores), por exemplo.
Dependendo do tipo de conteúdo, talvez seja preciso também aprender a usar determinadas ferramentas, ou estudar o tema para conseguir falar sobre ele. É imprescindível que o criador de conteúdo tenha confiança e entenda do que está produzindo, mesmo que não de forma aprofundada em todas as situações.
Além disso, um bom criador de conteúdo digital está cheio de referências de outros criadores. Ler blogs, verificar feeds interessantes em redes sociais, assistir vídeos e ouvir podcasts faz parte da profissionalização.
Alguns hábitos que ajudam na formação de um bom criador de conteúdo incluem:
- Produzir consistentemente, mesmo que só para praticar;
- Acompanhar tendências do mercado e do público-alvo;
- Descobrir os diversos recursos de cada plataforma, desde o blog até as redes sociais;
- Nas suas próprias redes, seguir criadores que te inspiram;
- Participar de eventos, conferências e webinars sobre os temas relacionados.
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