Os 5 melhores aplicativos para criar posts para Instagram

Neste artigo você encontrará:

Você já sabe a importância domarketing de conteúdoe está com a cabeça a todo vapor, planejando seu calendário editorial. Contudo, percebe que precisa de ajuda no processo de produção, seja por falta de tempo ou apenas para facilitar o trabalho. Por isso, agora, você está prestes a descobrir alguns dos melhores aplicativos para criar posts para o Instagram.

Os apps para criar posts auxiliam no design de imagens, de carrosséis, stories e até na edição de vídeos. Alguns são mais profissionais e completos, enquanto outros são intuitivos e fáceis de serem utilizados até por quem nunca usou nada parecido.

Qualquer que seja sua preferência, você vai sair deste artigo com alguns nomes na manga. Vamos lá?

Telas de celular e computador coloridas, da onde saem balões de comentário.
Marketing de conteúdo, ou content marketing, vem em diversos formatos | Freepik

Baixe o guia completo sobre

Marketing de conteúdo.

Conheça 5 ferramentas que vão te auxiliar na criação de posts para o Instagram

Canva é o mais popular editor de imagens para quem não é designer. É possível utilizar milhares de templates disponíveis e customizá-los com seus próprios textos e fotos. Os recursos são amplos, permitindo vários estilos de personalização e até edições para outros locais além das redes sociais.

Vale a pena considerar o Canva para uma produção mais rápida e simples, principalmente para criar modelos que serão utilizados recorrentemente. O app pode ser baixado pela Play Store ou pela App Store, além de também estar disponível em Windows e Mac.

Os amantes da fotografia talvez já conheçam o VSCO. Trata-se de um app de edição de imagens com foco em fotos ao invés de design. É muito utilizado por influencers e pelos apaixonados por selfies, por conta de seus efeitos e filtros variados. É como uma extensão do que o Instagram já oferece, com muito mais variedade.

Há versões gratuita e paga para usar o VSCO, e ele funciona para usuários de Android e iOS. Para quem quiser explorar, ele também oferece recursos de edição de vídeo, colagens, criação de GIFs e outros na versão paga.

Celular no topo de mesa de madeira. Na tela se vê uma imagem de um tênis branco.
Com o VSCO, fotos simples podem ganhar um ar profissional ou artístico | Photo by Le Buzz on Unsplash

O InShot é um dos aplicativos para criar posts para Instagram no formato de vídeos. A edição é feita de maneira bem simples. Ele permite o upload tanto de vídeos armazenados quanto de fotos, criando uma colagem. Também é possível adicionar efeitos visuais, textos, músicas, filtros e bordas.

O app é gratuito, mas possui uma versão de assinatura que retira os anúncios e a marca d’água. Se você também produz vídeos para outras redes, como TikTok e YouTube, o InShot oferece a produção e exportação nos formatos adequados para cada local.

De qualquer forma, desde que adequado ao perfil do cliente desejado, a melhor escolha é apostar em formatos variados e nas novas tendências da tecnologia!

Os stories são parte fundamental da criação de conteúdo no Instagram. Para criar stories chamativos e diferenciados, o Mojo oferece efeitos de animação, transições e diversos modelos personalizáveis. Também há banco de imagens próprio e é possível adicionar música.

É uma maneira criativa de misturar fotos e vídeos para os stories, alcançando então mais chances de impactar o público. O app está disponível para Android e iOS e é gratuito, com uma assinatura paga para quem quiser liberar mais recursos.

Logotipo do aplicativo Mojo: três barras diagonais em cima de uma fundo degradê.
Conquistando os usuários pelos stories, aumentam as chances de visitas no perfil e novos seguidores | Photo by Mojo

Esse é um dos melhores aplicativos para criar posts para Instagram, mas não trata do conteúdo em si, e sim do gerenciamento da conta. Etus permite a programação de posts para Instagram, bem como para outras redes sociais, organizando tudo em um calendário de fácil visualização.

Essa ferramenta possui todos os recursos para postar no Instagram como se estivesse na própria plataforma, inclusive na parte de mídia paga, para quem precisa gerenciar campanhas. Além disso, o Etus oferece relatórios de vários aspectos da conta — mas isso só na versão paga. Tanto essa quanto a versão gratuita podem ser baixadas na Play Store ou App Store, ou, ainda, utilizadas pelo navegador no computador mesmo.

O Etus facilita o planejamento, organização e cronograma de postagens em diversas redes sociais, com destaque para Instagram Photo by Etus

Quer saber mais?

O que você achou desses aplicativos para criar posts para Instagram? Existem muitos outros com funcionalidades similares, mas esses são uma boa base para testar e ver se faz sentido para sua estratégia.

Por falar em estratégia, imaginamos que você já saiba o quanto ela é importante na produção de conteúdo para redes sociais, certo? Que tal aprender mais sobre marketing digital, marketing de conteúdo e tudo que cerca esse universo? Confira os cursos da Infnete venha se aprofundar:

Baixe o guia completo sobre

Marketing de conteúdo.