Neste artigo você encontrará:
Você sabe o que é conteúdo de valor? Provavelmente você já ouviu falar desse conceito! Ele é cada vez mais utilizado no mundo do marketing digital.
Também conhecido como conteúdo rico, essa é uma das melhores formas de captar clientes e de obter resultados com uma empresa na internet.
Embora quase todo mundo compreenda a importância de criar conteúdo de valor, poucas pessoas sabem colocar essa estratégia em prática.
Dessa forma, procuramos explicar melhor esses conceitos para te ajudar a melhorar os resultados do blog corporativo e das mídias sociais da sua marca. Vamos conferir?
GUIA COMPLETO
SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
O que é marketing de conteúdo?
Antes de entender o que é conteúdo de valor, é importante definir um conceito mais abrangente que engloba sua prática: o marketing de conteúdo.
De forma geral, marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias feitas para atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante.
Mas que conteúdos são esses? Na verdade, desde que bem feito, esse conteúdo de valor pode ser produzido nos mais variados formatos e estilos. Então, confira alguns exemplos:
- Postagens em redes sociais;
- Textos em blogs corporativos;
- Vídeos para o Youtube, o Instagram e o Tiktok;
- Ebooks;
- Planilhas;
- E muito mais!
Segundo uma pesquisa, o marketing de conteúdo é aproximadamente 60% mais barato do que o marketing tradicional. Além disso, um estudo da Aberdeen apontou que essa estratégia é capaz de atrair um número cinco vezes maior de clientes para as organizações.
O que é conteúdo de valor?
Agora que você já sabe que conteúdo de valor é a grande estrutura que ampara o marketing de conteúdo, vamos nos aprofundar de forma mais abrangente nessa prática.
Uma resposta simples para a pergunta “o que é conteúdo de valor?” seria aquela que define esse conceito como os produtos de comunicação publicitária que carregam com si informações de qualidade comprovada.
Dessa forma, o conteúdo de valor transmite para os usuários dados verídicos e interessantes sobre assuntos relacionados ao nicho de atuação da sua marca.
Por meio dessas publicações, as pessoas formarão uma opinião positiva a respeito do seu negócio. Esse é o desejo de qualquer empresa e é o primeiro passo da jornada em busca de uma nova clientela.
A produção de conteúdo de valor
Muitas pessoas, no entanto, acabam deixando a ideia de publicar conteúdo de valor de lado por acharem sua produção complicada e trabalhosa. Porém, isto não é verdade!
Mesmo com equipes pequenas e orçamento limitado, é possível produzir conteúdo de valor para os portais e perfis institucionais.
Isso porque mais importante que os aspectos técnicos e que o tamanho das publicações, está a mensagem e as informações que estão contidas nelas.
Para selecionar essas informações, é preciso ter em mente o público que você pretende atingir. Assim, vai ser mais fácil escolher os formatos e o tom de voz do conteúdo de valor e as melhores plataformas para a sua publicação.
Além disso, existem técnicas que também podem te ajudar na criação de conteúdo de valor. O SEO, por exemplo, que otimiza o conteúdo para os motores de busca pode ser seu aliado nesse processo.
Dessa forma, não apostar em uma das principais formas de fazer marketing na internet – que é através da produção de conteúdo de valor – pode fazer sua empresa ficar alguns passos atrás dos concorrentes.
Para ilustrar essa realidade, uma pesquisa confirmou que, em 2020, mais de 80% das empresas que estavam na internet utilizavam estratégias de marketing de conteúdo de valor em seu plano mercadológico.
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O profissional por trás do conteúdo de valor
Vale ressaltar também que estamos na era do marketing digital, onde é preciso contar com profissionais e estratégias que dialoguem com as novas técnicas, veículos e ferramentas do mercado.
Por isso, um especialista em marketing ou comunicação é peça chave para o sucesso de uma estratégia de produção de conteúdo de valor.
Assim, o criador de conteúdo de valor é cada vez mais importante nas empresas das mais variadas áreas de atuação.
Uma graduação de marketing digital, por exemplo, dá ênfase às práticas mais recentes do mercado e com certeza capacita o profissional para utilizar as melhores estratégias existentes.
Agora você já sabe o que é conteúdo de valor! Mas você pode se aprofundar ainda mais e se tornar um especialista em marketing digital se matriculando agora nos cursos do Infnet: a escola de tecnologias da internet que forma os melhores profissionais da área no Brasil.