O que é e como criar conteúdo relevante?

Neste artigo você encontrará:

Se você já sabe a importância do marketing de conteúdo para uma empresa, deve imaginar como são disputados os profissionais que sabem criar conteúdo relevante. Caso seu objetivo seja se tornar um deles, o primeiro passo é conhecer justamente o que você está prestes a descobrir neste artigo: o que é — e como criar — conteúdo relevante.

Antes de começar, vamos relembrar, resumidamente, o que é marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia de inbound marketing que consiste em oferecer textos, vídeos, áudios ou qualquer outro formato de conteúdo ao público, sem necessariamente tentar vender algo no processo.

Essa estratégia faz com que as pessoas descubram a marca e se conectem com ela, confiando nas informações que está recebendo e muitas vezes criando fidelidade na relação. É benéfico para todos os lados de diversas maneiras.

Continue lendo e confira algumas dicas essenciais para seguir por esse caminho e se tornar o tipo de criador de conteúdo que as empresas procuram.

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Definindo a produção de conteúdo

Vamos iniciar pela base de tudo. O que é conteúdo relevante, afinal?

A resposta direta é: tudo aquilo que tem como propósito educar, informar ou entreter o público, e faz isso com alta qualidade de produção. Pesquisa, cuidado e atenção costumam ser os melhores ingredientes envolvidos na produção.

Um texto informativo, por exemplo, deve ser ao mesmo tempo facilmente compreensível e com uma escrita adequada, sem erros. Deve conter informações que façam sentido com o tema e dados, sempre com fontes especificadas.

Como parte das técnicas de marketing de conteúdo, é inevitável que sejam necessárias algumas ações dentro do material, como uso de palavras-chaves, estruturas específicas de SEO, entre outras. Mas o que concede relevância real é o que vai ressoar com o usuário que está consumindo aquele conteúdo.

Todas as táticas existem para atrair as pessoas e facilitar suas jornadas no funil de conversão, mas o que vai realmente prendê-las é a qualidade do que está sendo apresentado. E o que vai fazê-las gostar, engajar e compartilhar o conteúdo é o quanto ele foi útil e relevante para o que havia sido proposto.

Uma prova disso está em um estudo conduzido pela Content Science Review, que indica que 91,5% dos usuários sentem que alcançaram seus objetivos ao consumirem conteúdos que consideram úteis e relevantes — 8 vezes mais do que aqueles que não tiveram a mesma percepção.

Conteúdo relevante deve ser facilmente compreensível e útil. vectorjuice | freepik

Como criar conteúdo relevante

Cada conteúdo traz especificidades que podem ser trabalhadas para o aprimoramento, mas algumas dicas valem para todos. São elas:

Cada conteúdo traz especificidades que podem ser trabalhadas para o aprimoramento, mas algumas dicas valem para todos. São elas:

Como já mencionamos, algumas técnicas são necessárias, mas reforçamos que não são o principal. A experiência do usuário precisa estar acima de qualquer método. Isso vale também para frequência: se não for possível produzir com a mesma qualidade, é melhor espaçar mais as publicações do que oferecer conteúdos insuficientes.

A produção de conteúdo está em alta em todo lugar, então é certo que você vai encontrar bons exemplos na concorrência. Estude-os, veja o que parece certo e o que te faz perder o interesse. E, principalmente, descubra o que você pode oferecer como diferencial.

Mesmo quando o trabalho é realizado para uma única empresa, cada conteúdo pode trabalhar com linguagens diferentes. É o caso, especialmente, de materiais para cada etapa do funil, uma vez que o consumidor em cada fase tem diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto. Mas também vale para diferentes personas do mesmo público!

Aprenda a criar conteúdo relevante

As dicas acima são apenas o início de todas as orientações que os profissionais recomendam sobre como criar conteúdo relevante. Para desbravar essa jornada com domínio, acesse os cursos do Instituto Infnet e saiba mais sobre tudo que você pode aprender:

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