Nos dias atuais, podemos dizer que a presença na internet dita quais marcas atraem mais clientes. Por isso, cada vez mais as empresas buscam entrar no mundo da produção de conteúdo.
Esse dado é comprovado por uma pesquisa que afirma que, atualmente, 84% das organizações apostam em estratégias de marketing de conteúdo.
Mas você sabe por que é importante produção de conteúdo digital para a internet? E quais são os efeitos dessa prática para a sua marca? Essas são dúvidas comuns que serão respondidas nesse texto! Então, continue a leitura!
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SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
Definindo a produção de conteúdo
Produção de conteúdo é a estratégia que procura educar, informar e convencer o seu público por meios de materiais dos mais diferentes formatos e estilos, como:
- Fotos;
- Textos;
- Vídeos;
- Podcasts;
- Infográficos;
- E muito mais!
Dessa forma, o objetivo das organizações com a produção de conteúdo para a internet são:
- Se tornar autoridade em determinado segmento de atuação;
- Aumentar o alcance do negócio;
- Atrair um maior número de clientes (leads) gerando valor e confiança.
É importante ressaltar que os conteúdos produzidos precisam ser aquilo que chamamos de conteúdo de valor. Ou seja, esses materiais precisam fornecer informações de qualidade, utilizando dados verídicos e importantes.
A produção de conteúdo é a principal estrutura do que chamamos de marketing de conteúdo: a estratégia de marketing que procura atrair clientes utilizando a publicação de material online nas mais diferentes plataformas comunicativas.
Além disso, podemos dizer que a produção de conteúdo é parte importante para o funcionamento daquilo que chamamos de funil de vendas.
Isso porque, desde que se utilize boas estratégias, os conteúdos são direcionados para pessoas que se localizam em diversos estágios da jornada de compra do cliente.
Por exemplo, um texto em um blog corporativo é uma excelente forma de estabelecer um primeiro contato com o seu público. Já um post no Instagram com os detalhes e os preços de um produto são importantes para convencer os seus clientes a fecharem um negócio!
Agora que você conheceu a enorme gama de possibilidades da produção de conteúdo e os seus objetivos, é importante falar sobre a mão de obra atrás desse processo! Então, vamos prosseguir?
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Quem trabalha com produção de conteúdo?
Com a popularização dos produtos tecnológicos e com a ascensão da internet, todo mundo tem condições de realizar a produção de conteúdo. Entretanto, as coisas podem ser um pouco mais complexas.
Isso porque a grande realidade é que para obter resultados eficientes, é necessário mais do que um computador na mão e uma ideia na cabeça.
As pessoas especializadas em comunicação são as que têm mais condições de produzir um conteúdo que gere impacto e resultados para o marketing das organizações.
Além disso, são essas pessoas que geralmente recebem as melhores oportunidades para trabalhar nas maiores empresas.
Como se tornar um produtor de conteúdo?
Para se tornar um produtor de conteúdo, você deve desenvolver habilidades e técnicas para possuir um bom domínio no setor.
Dessa forma, existem graduações e pós-graduações em marketing digital que farão de você um profissional capaz de produzir os mais diferentes tipos de conteúdo para as organizações.
Além disso, se você deseja trabalhar com produção de conteúdo, é importante que:
- Tenha amplo domínio das técnicas de SEO;
- Domine a língua portuguesa;
- Seja interessado em novas tecnologias;
- Tenha criatividade;
- Possua boas referências;
- Domine edição de fotos, vídeos e áudios;
- Saiba acompanhar métricas e resultados;
A produção de conteúdo está em alta e na era da internet é algo que não acabará tão cedo!
Dessa forma, esta é uma carreira interessante que deve ser considerada pelas pessoas interessadas em marketing e comunicação!
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Diferenças entre Marketing de Conteúdo e produção de conteúdo
O marketing possui uma infinita variedade de termos e conceitos. Por isso, muitas pessoas costumam confundir produção de conteúdo com marketing de conteúdo. Mas eles não são a mesma coisa!
Na verdade, esses dois conceitos se complementam. Isso porque marketing de conteúdo é o conjunto de estratégias pensadas para atrair clientes por meio de conteúdo relevante.
Já produção de conteúdo é o momento em que colocamos a mão na massa e procuramos produzir conteúdo digital utilizando os planos traçados na etapa anterior.
Como você já deve saber, por meio da produção de conteúdo, as pessoas formarão uma opinião positiva a respeito do seu negócio e isso pode alavancar a sua marca. Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura!
Como a produção de conteúdo pode alavancar um negócio/marca
Você já deve ter ouvido falar dos inúmeros benefícios que a produção de conteúdo é capaz de gerar para uma organização. Mas você sabe que benefícios são esses? Eles realmente são capazes de alavancar um negócio?
A resposta é sim! Como já dissemos, a produção de conteúdo proporciona mais visibilidade e autoridade à uma marca.
Isso porque disponibilizar conteúdo digital é uma forma de atrair internautas de maneira orgânica e eficaz.
Dessa forma, um maior número de visitantes e de seguidores na internet significa mais pessoas conhecendo o seu produto e a sua empresa.
O resultado? É claro: um maior número de vendas!
Por fim, vale ressaltar que isso não vem de uma hora para outra. Portanto, é preciso estratégias de qualidade e paciência para os resultados começarem a aparecer.
Mas, como já dissemos, tudo fica mais fácil com a ajuda de um profissional especializado. E você sabia que ele pode ser você? Então, para se tornar um grande profissional do ramo da produção de conteúdo, conheça as formações em marketing digital da Infnet: a melhor escola de tecnologias da internet no país!