Neste artigo você encontrará:
O post é uma ação tão presente no nosso dia a dia que, quando partimos para uma abordagem profissional, é normal querer saber mais a fundo. Geralmente a pergunta “o que é um post?” surge quando alguém está começando a estudar sobre Marketing, e se esse for o seu caso, você está no caminho certo. Então continue a sua leitura, porque vamos te ajudar a entender melhor o que é um post no Marketing de Conteúdo!
Post ou publicação é qualquer conteúdo que for produzido e publicado dentro da internet. Podendo ser ele em formato de vídeo, texto, áudio ou aonde a sua criatividade levar. É literalmente o conteúdo para o qual as estratégias de marketing serão pensadas.
GUIA COMPLETO
SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
O que é um post para o Marketing Digital?
Para o Marketing Digital, a publicação é a vitrine do seu negócio no espaço virtual, onde você tem a oportunidade de expor para o público o seu produto, serviço ou conceito. Mas para se destacar no turbilhão de informações da internet, é necessário mais do que apenas se expor. Precisa ser cativante, ter um conteúdo que converta o leitor em cliente e saber o caminho para gerar esse Lead.
O que destaca um profissional na produção de conteúdo é a elaboração de uma estratégia de marketing, visando a criação e distribuição de um conteúdo competitivo para um público selecionado, com o objetivo de consolidar a presença digital de um negócio ou autoridade da marca. Por isso podemos dizer que o post é a matéria-prima para o Marketing de Conteúdo.
Destacamos alguns conceitos importantes para você dar o pontapé inicial na sua jornada de aprendizado de o que é um post e produção de conteúdo.
- Tenha um bom planejamento
Essa é a chave para o sucesso em qualquer estratégia de marketing. No Marketing de Conteúdo se torna ainda mais evidente as vantagens de um bom entendimento sobre o que é um post. É importante realizar um planejamento, como a criação de um calendário editorial para manter uma constância e controle das suas publicações e, através da análise de conteúdo, mensurar os resultados que uma publicação conquista.
- Trace o seu objetivo
Pode parecer um cliché, não tem jeito, mas você não consegue gerar um lead ou fazer uma venda se não conhecer bem o que é um post e o seu produto. Então antes de fazer um post tenha em mente qual é o seu objetivo e qual a imagem que você quer construir para a sua marca. O público precisa se conectar com a sua identidade para consumir o seu conteúdo.
- Saiba com quem você vai falar
Sobre conhecer o seu público, é simples tenha em mente para quem você quer transmitir a mensagem do seu post. No Marketing é o que chamamos de Persona ou perfil do público-alvo, que são as semelhanças que conectam o tipo de público que você quer atrair. Você pode traçar um esboço da sua Persona se fazendo as perguntas: Qual é o desejo? Quem compartilha desse desejo? Como posso saciar esse desejo?
- Mensure os seus resultados
O planejamento será contínuo em um trabalho profissional, pois os resultados que você obtiver em uma publicação irão servir de parâmetros e insights para as próximas produções. Então fica outra dica: sempre mantenha um histórico das suas publicações, quantas pessoas elas alcançaram, quais dados você conseguiu identificar. Quantificar os resultados e trabalhar com métricas é essencial para um plano de marketing de sucesso.
- Conheça as plataformas
Além de entender o que é um post, precisamos estudar as plataformas à disposição, quais dinâmicas de interação cada uma permite, seus formatos técnicos e como se encaixam no projeto.
Por exemplo, em um negócio de assistência técnica, você pode preparar:
- Duas publicações no Facebook;
- Três reels no Instagram;
- Um artigo em blog.
Como o Facebook tem uma alta taxa de circulação e otimização de anúncios, um conteúdo pode ser informativo trazendo valores da assistência e outro com um propósito de redirecionar visitas para o blog. No Instagram, por ser mais visual, pode ser feito uma sequência de vídeos respondendo perguntas para criar uma conexão com o público. Já um artigo no blog deve trazer detalhes mais técnicos para aumentar a sua autoridade na área.
GUIA COMPLETO
SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
Busque aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o que é um post
No Marketing digital vemos um reflexo do alto fluxo de informação que é a internet. Novos conceitos e técnicas surgem de tempos em tempos e um bom profissional precisa se manter atualizado. O Infnet é referência no ensino voltado para o mercado e está aqui para somar na sua jornada, confira nossos cursos de Marketing Digital:
- Pós-Graduação MBA em Marketing Digital;
- Pós-Graduação EaDMBA em Marketing Digital: Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing;
- Pós-Graduação EaDMBA em Marketing Digital: Social Media Marketing;
- Pós-Graduação EaDMBA em Marketing Digital: Tráfego Pago e Mídia Performance;
- Graduação em Marketing (Negócios e Marketing Digital);
- Bootcamp em Marketing Digital.
- Treinamento em Marketing Digital.
- Treinamento em Marketing Digital: Gestão de Tráfego Pago.
- Treinamento em Publicidade Digital.