O que é um post?

Neste artigo você encontrará:

O post é uma ação tão presente no nosso dia a dia que, quando partimos para uma abordagem profissional, é normal querer saber mais a fundo. Geralmente a pergunta “o que é um post?” surge quando alguém está começando a estudar sobre Marketing, e se esse for o seu caso, você está no caminho certo. Então continue a sua leitura, porque vamos te ajudar a entender melhor o que é um post no Marketing de Conteúdo!

Post ou publicação é qualquer conteúdo que for produzido e publicado dentro da internet. Podendo ser ele em formato de vídeo, texto, áudio ou aonde a sua criatividade levar. É literalmente o conteúdo para o qual as estratégias de marketing serão pensadas.

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O que é um post para o Marketing Digital?

Para o Marketing Digital, a publicação é a vitrine do seu negócio no espaço virtual, onde você tem a oportunidade de expor para o público o seu produto, serviço ou conceito. Mas para se destacar no turbilhão de informações da internet, é necessário mais do que apenas se expor. Precisa ser cativante, ter um conteúdo que converta o leitor em cliente e saber o caminho para gerar esse Lead.

O que destaca um profissional na produção de conteúdo é a elaboração de uma estratégia de marketing, visando a criação e distribuição de um conteúdo competitivo para um público selecionado, com o objetivo de consolidar a presença digital de um negócio ou autoridade da marca. Por isso podemos dizer que o post é a matéria-prima para o Marketing de Conteúdo.

Destacamos alguns conceitos importantes para você dar o pontapé inicial na sua jornada de aprendizado de o que é um post e produção de conteúdo.

Essa é a chave para o sucesso em qualquer estratégia de marketing. No Marketing de Conteúdo se torna ainda mais evidente as vantagens de um bom entendimento sobre o que é um post. É importante realizar um planejamento, como a criação de um calendário editorial para manter uma constância e controle das suas publicações e, através da análise de conteúdo, mensurar os resultados que uma publicação conquista.

Pode parecer um cliché, não tem jeito, mas você não consegue gerar um lead ou fazer uma venda se não conhecer bem o que é um post e o seu produto. Então antes de fazer um post tenha em mente qual é o seu objetivo e qual a imagem que você quer construir para a sua marca. O público precisa se conectar com a sua identidade para consumir o seu conteúdo.

Sobre conhecer o seu público, é simples tenha em mente para quem você quer transmitir a mensagem do seu post. No Marketing é o que chamamos de Persona ou perfil do público-alvo, que são as semelhanças que conectam o tipo de público que você quer atrair. Você pode traçar um esboço da sua Persona se fazendo as perguntas: Qual é o desejo? Quem compartilha desse desejo? Como posso saciar esse desejo?

O planejamento será contínuo em um trabalho profissional, pois os resultados que você obtiver em uma publicação irão servir de parâmetros e insights para as próximas produções. Então fica outra dica: sempre mantenha um histórico das suas publicações, quantas pessoas elas alcançaram, quais dados você conseguiu identificar. Quantificar os resultados e trabalhar com métricas é essencial para um plano de marketing de sucesso.

Além de entender o que é um post, precisamos estudar as plataformas à disposição, quais dinâmicas de interação cada uma permite, seus formatos técnicos e como se encaixam no projeto.

Por exemplo, em um negócio de assistência técnica, você pode preparar:

Como o Facebook tem uma alta taxa de circulação e otimização de anúncios, um conteúdo pode ser informativo trazendo valores da assistência e outro com um propósito de redirecionar visitas para o blog. No Instagram, por ser mais visual, pode ser feito uma sequência de vídeos respondendo perguntas para criar uma conexão com o público. Já um artigo no blog deve trazer detalhes mais técnicos para aumentar a sua autoridade na área.

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No Marketing digital vemos um reflexo do alto fluxo de informação que é a internet. Novos conceitos e técnicas surgem de tempos em tempos e um bom profissional precisa se manter atualizado. O Infnet é referência no ensino voltado para o mercado e está aqui para somar na sua jornada, confira nossos cursos de Marketing Digital:

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