O que faz um produtor de conteúdo?

Neste artigo você encontrará:

O Brasil é o 2° colocado no ranking dos países que mais passam tempo online. Em média, o brasileiro passa cerca de 10 horas e 8 minutos conectado. Para te ajudar a imaginar a dimensão disso, aqui vai uma dica: dos 365 dias do ano, você passaria 154 ligado à internet.

A internet está intimamente ligada à forma como vivenciamos o nosso dia a dia. Pode ser algo simples como “qual é o lado certo do papel alumínio” ou para decisões mais complexas como “aluguel de imóveis no Rio de Janeiro”.

Estar conectado é uma extensão da nossa realidade. Quando queremos ver um filme ou comprar um produto, podemos escolher entre ter a experiência presencialmente ou em casa. E nos últimos anos, devido à pandemia, vimos que muitos serviços e formas de trabalhar podem ser estruturados de uma forma quase inteiramente online.

O público tem como acessar diversas fontes com um esforço mínimo, então não basta apenas apresentar um produto, é preciso cativar. Por isso o Marketing de Conteúdo vem ganhando mais força nos últimos anos, pois nele a estratégia tem como foco envolver o público na narrativa da marca: primeiro o engajamento e depois a venda. 

Como o produtor de conteúdo digital é o profissional que vai ocupar uma posição chave nesse processo, preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor o que ele faz e representa.

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SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO

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Funções de um produtor de conteúdo

Dentro de uma estratégia de comunicação pautada no Marketing de Conteúdo, o produtor de conteúdo é o responsável por criar o material que vai cativar e engajar o público-alvo com o objetivo da marca. O processo de trabalho do produtor de conteúdo pode ser explicado em 4 etapas:

Vai ser a base de todo o trabalho de elaboração do conteúdo. Para uma marca engajar-se com o público, é preciso criar uma relação de confiança. Isso só será possível se o seu conteúdo for relevante para quem o acessar. Então conhecer a fundo sobre o tema é fundamental para que o material produzido consiga fazer com que a marca seja vista como uma autoridade no assunto.

Essa etapa também envolve saber o que a concorrência está produzindo, se manter atualizado sobre as principais tendências do mercado e conhecer os hábitos de consumo do público-alvo.

Planejar, revisar e replanejar: a qualidade final de um conteúdo é influenciada pela organização inicial do produtor de conteúdo.

É onde começa a dar forma para as informações levantadas na pesquisa do produtor de conteúdo. Tendo como guia o objetivo da marca e o tema que será trabalhado, chega a hora de pensar em qual o melhor formato – texto, imagem, vídeo – o melhor canal de divulgação – blog, redes sociais, streaming – e o perfil de quem você quer atrair para o seu conteúdo.

Ter uma estrutura é o que permite manter uma coesão com a identidade da marca e controle de quais estratégias estão funcionando ou não. Um conteúdo de sucesso é resultado tanto da sua criatividade quanto de um planejamento bem feito pelo produtor de conteúdo.

Agora é hora do produtor de conteúdo colocar a mão na massa, onde começamos a trabalhar com o conteúdo em si. Após estudar o seu tema e estar alinhado com o objetivo, é a vez do diferencial técnico. Em qualquer formato, ter uma boa capacidade de comunicação e criatividade são características fundamentais, mas agora também vai ser necessário ficar atento às particularidades. Aprimorar sua gramática e redação vai ajudar na produção escrita; já para um produto audiovisual, ter conhecimentos sobre fotografia e roteiro serão mais decisivos.

Uma dica para guiar o trabalho do produtor de conteúdo é não perder de vista quem é o alvo da sua mensagem. O produtor de conteúdo não está fazendo uma venda direta. O seu trabalho é informar, cativar e engajar um possível cliente, que por ser uma persona, tem suas necessidades específicas.

A internet não é só mais um canal de divulgação, como a televisão e rádio, é uma plataforma de múltiplas conexões. Temos muitos perfis com dinâmicas de acesso diferentes e uma variedade de conteúdo à disposição, portanto é preciso saber usar a tecnologia ao seu favor. É praticamente impossível pensar em marketing de conteúdo sem pensar em SEO (Search Engine Optimization), que é o conjunto de práticas e configurações de metadados que vão melhorar o posicionamento do conteúdo em ferramentas de busca, como o Google.

Um produtor de conteúdo profissional de sucesso precisa não só criar um bom conteúdo, mas também alcançar o leitor para que haja essa conexão com a marca.

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Como se destacar como produtor de conteúdo no mercado de tabalho

A era digital trouxe uma gama de novas profissões e é um mercado que ano após ano vem crescendo. A IDC estima que com a chegada da tecnologia 5G entre 2021 e 2022, cerca de 22,5 bilhões de dólares serão gerados em novos negócios nos dois anos seguintes. Com isso, a tendência é que as empresas invistam cada vez mais em marketing de conteúdo, para garantir o seu espaço de destaque online.

Portanto, para ser um produtor de conteúdo de sucesso é necessário estar sempre se aperfeiçoando e o Instituto Infnet pode te ajudar nessa jornada. Saiba mais sobre nossos cursos da área e seus diferenciais no mercado de trabalho:

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