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A área de marketing digital vêm crescendo no Brasil e no mundo, como mostram diversas pesquisas, a exemplo da Digital Ad Spend Brasil, que apontou um crescimento de 12% no investimento em publicidade digital no Brasil, que obteve R$14,7 bilhões gastos apenas no primeiro semestre.
Outra pesquisa realizada pela All INN em parceria com a Opinion Box revela comportamentos muito relevantes sobre os consumidores e o marketing digital, como o fato de 87% deles já realizarem suas compras online, 75% utilizarem as redes sociais para encontrar produtos que desejam e 74% utilizarem as próprias redes sociais (como Instagram e Facebook) de forma direta para realizar as compras.
Dessa forma, é possível não apenas ver este mercado com otimismo e projeção de crescimento, como também ver a estreita relação entre marketing digital e mídias sociais. No entanto, marketing digital e mídias sociais são conceitos diferentes, como veremos a seguir. Confira no artigo qual a diferença entre estes dois conceitos e o que faz um freelancer de marketing digital.
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O que é marketing digital?
Em outra página do Instituto Infnet explicamos de forma aprofundada e mais completa o conceito de marketing digital, haja vista que é necessário primeiro entender o conceito de marketing para então compreender o marketing digital. No entanto, traremos estes conceitos de forma mais resumida a seguir.
Pois bem, o Marketing é um conjunto de estratégias e técnicas que as empresas podem utilizar para perceber as necessidades e desejos dos consumidores e criar valor agregado ao produto ou à marca para eles. O objetivo do marketing é estabelecer um relacionamento duradouro e mutuamente benéfico entre a empresa e seus clientes, gerando satisfação para ambos os lados.
Portanto, o marketing abrange diversas atividades com este intuito, como: pesquisa de mercado, segmentação de mercado, posicionamento de produto ou marca, precificação, promoção e distribuição, etc. Ele é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, pois permite que as empresas se conectem com seus clientes de forma mais eficaz e construam marcas fortes e sustentáveis.
Já o marketing digital é uma forma específica de marketing que utiliza canais digitais para atingir um público-alvo, com redes sociais, e-mail, websites, motores de busca, entre outros. Uma grande vantagem do marketing digital em comparação ao marketing tradicional é que permite às empresas monitorar e mensurar o desempenho de suas campanhas com mais precisão e agilidade, por vezes até mesmo em tempo real.
Além disso, as pessoas e consumidores estão cada vez mais conectados e, portanto, torna-se indispensável que as empresas também estejam presentes na internet e nas redes sociais.
Entendidos estes conceitos de marketing e marketing digital, é possível fazer uma ligação entre marketing digital e mídias sociais, explicando o que eles têm em comum e o que têm de distintos. As mídias sociais podem fazer parte do marketing digital e, claro, também podem ser aplicadas às estratégias de marketing e de marketing digital nas mídias sociais.
No entanto, mídias sociais são as redes ou plataformas online cujo objetivo é realizar interações sociais, ou seja, com outros usuários da rede, seja compartilhando um texto, foto, vídeo ou conversando, por exemplo. Essas redes sociais podem servir como mídias para publicidade digital e marketing e, devido a essa característica inerente de socialização, são chamadas de mídias sociais.
Pense nas mídias digitais como um local para expor uma marca ou produto, tal como poderia ser feito em um outdoor ou revista, porém de forma digital em vez de online, tendo seu devido formato e peculiaridades. Ademais, para além da finalidade dessas mídias de vincular anúncios, elas também podem ser muito utilizadas para dialogar com o público da marca, por exemplo.

O que faz um freelancer de marketing digital?
Um freelancer de marketing digital é um profissional autônomo, que pode atuar de sua própria casa (o chamado home office) ou de qualquer lugar devido à área permitir perfeitamente a execução de trabalho remoto. Como a área de marketing digital é abrangente, o freelancer pode atuar com diversas funções ou ser especialista em uma função do marketing digital, como:
- Planejamento de estratégia de marketing digital;
- Consultoria;
- Criação de conteúdo (imagem, vídeo ou texto);
- Gerenciamento de redes sociais;
- Campanhas de publicidade digital;
- Análise de dados;
- Entre outras funções e especialidades.
Para as empresas, é importante que o profissional de marketing digital tenha um conhecimento abrangente da área, mas que também seja um especialista no nicho que atua, com técnica e prática aprofundados de forma suficiente para atuar na função para a qual foi contratado. Por isso, para quem deseja ingressar nessa área, é fundamental estudar e se profissionalizar.
Embora muitas pessoas se apresentem como profissionais da área, o fazem de forma leiga e empírica e, ao realizar o trabalho de tal maneira, há grandes riscos para as empresas, haja vista que seus clientes e investimentos estão em jogo. Podem ocorrer prejuízos e crises de imagem caso o trabalho não seja realizado de forma correta.
Além disso, embora o marketing digital seja uma ciência social aplicada com testes e observações, ele não pode se basear meramente em erro e acerto, mas sim ter estudo, pesquisa e planejamento envolvidos em sua base, execução e direcionamento.
Portanto, confira os cursos do Instituto Infnet e veja como é fácil se profissionalizar para atuar na área de marketing digital, seja para uma empresa ou como freelancer, tendo mais liberdade de tempo e localização. Além da Graduação e Pós-graduação, contamos com cursos mais curtos que também contam com certificado e aulas práticas:
Graduação – Faculdade EAD de Marketing Digital
Pós-Graduação – MBA em Marketing Digital: Tráfego Pago
Pós-Graduação – MBA em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing
Curso de curta duração para Marketing Digital: Gestão de Tráfego Pago