O que é publicidade em redes sociais?

O que é social media advertising ou o que é publicidade em redes sociais? Quais as diferenças entre a publicidade digital e a publicidade tradicional? 

A área de social media advertising (ou publicidade em redes sociais) vem crescendo graças ao aumento no número de usuários e seus hábitos de compra online. Com isso, as redes sociais se tornam também grandes vitrines para a divulgação de produtos ou serviços e recebem cada vez mais investimento.

Dessa forma, com o crescente investimento de empresas na área, há também o aumento na demanda por profissionais capacitados para desenvolver e gerenciar as diversas formas de marketing nas redes sociais.

Se você tem interesse por esta área mas ainda tem dúvidas, continue lendo este texto! Vamos lhe explicar o que é publicidade em redes sociais, como ela é feita, quais as diferenças entre a publicidade online e a publicidade tradicional, bem como outras dicas importantes com exemplos práticos.

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O crescimento constante das redes sociais

Segundo relatório de 2022 feito em parceria entre We Are Social e Hootsuite, o Brasil tem 171,5 milhões de usuários ativos de redes sociais, o que equivale a 79,9% da população e representa um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior.

O estudo aponta ainda que os brasileiros gastam, em média, 3h43m nas redes e que quase a totalidade de usuários (79,5%) buscam por marcas e produtos nas plataformas, o que reforça a importância das empresas estarem presentes nelas e da grande oportunidade de divulgação.

Para se ter uma noção do tamanho do mercado nacional de publicidade em redes sociais, em um único ano foram investidos U$4,47 bilhões de dólares, o que converteria em aproximadamente 23,4 bilhões de reais, um investimento 20% maior que em 2021.

Ilustração de uma mulher usando o smartphone cercada por emojis e logos de redes sociais
Os brasileiros passam mais de 3 horas por dia nas redes sociais. | Freepik

O que é publicidade em redes sociais ou social media advertising?

A Publicidade é a divulgação de produtos ou serviços para conquistar adesão de pessoas ou compradores. Sabendo disso, a divulgação pode acontecer nas mais diversas mídias offline e online (também chamada de Publicidade Digital).

Então a publicidade em redes sociais nada mais é do que a divulgação de produtos ou serviços em redes sociais como:

Exemplos práticos

Dependendo da plataforma de rede social, objetivo e persona escolhidos, há diversas opções de formatos de anúncios para escolher, como:

O Facebook, por exemplo, tem uma biblioteca de anúncios na qual é possível consultar o que qualquer página está anunciando no momento. Confira alguns exemplos de anúncios nesta rede social:

A Coca-Cola investe bastante em anúncios de vídeo como a captura de tela abaixo:

Exemplo de anúncio em vídeo da Coca-Cola no Facebook.
Exemplo de anúncio em vídeo da Coca-Cola no Facebook. | Facebook.

Além destas opções de formato que vão em um anúncio, ele também pode ter variações na arte (ou seja, no criativo do anúncio) e aparecer em diferentes posições como feed (linha do tempo), stories, lateral e até mensagens. Lembrando que, quando falamos de anúncios no Facebook, a plataforma tem integração com o Instagram e eles podem veicular simultaneamente em ambas as redes.

Veja um exemplo do McDonald’s com um anúncio de imagem dinâmico em formato de carrossel, que são múltiplas imagens em que o espectador pode interagir e passar para o lado:

E aqui um anúncio com posicionamento na lateral:

Mostrando outra plataforma de rede social, o YouTube, temos um exemplo prático de anúncio, de até 20 segundos, precedente de vídeo escolhido pelo usuário:

Anúncio de YouTube da Vivo Fibra divulgando velocidade de internet para assistir a série A Casa do Dragão na HBO.
Anúncio do YouTube da Vivo Fibra divulgando velocidade de internet para assistir a série A Casa do Dragão na HBO. | YouTube.

E por fim trouxemos também uma demonstração de Twitter Ads da HBO Max Brasil:

Perceba que eles sempre são sinalizados com o texto “Patrocinado” para diferenciá-los do conteúdo orgânico das redes, isto é, os conteúdos “gratuitos” ou sem patrocínio de marcas. 

Parâmetros de resultado e formas de cobrança dos social ads

Além de optar pelo objetivo e formato de anúncio, cada plataforma tem diferentes formas de cobrança e parâmetros de resultados como: cliques, cliques únicos, alcance, visualizações e outras métricas que podem ter importância primária ou secundária, conforme objetivo estratégico de marketing e persona. Tais parâmetros podem indicar o sucesso da campanha e em que ela pode ser aprimorada.

Diferença entre publicidade em redes sociais e publicidade tradicional

A publicidade tradicional continua tendo a sua relevância e ainda pode ser utilizada como mídia principal ou complementar, dependendo de fatores como objetivo e público. No entanto, ela tem limitações de segmentação que a Publicidade Digital superou, e esse ponto é a principal diferença entre elas.

Um exemplo simples é pensar até que ponto é possível escolher o perfil aprofundado de um público na mídia tradicional. Como escolher que somente um perfil específico passe pela frente de um outdoor?

Claro que outras mídias offline eletrônicas, como rádio e televisão, conseguem traçar um certo perfil de audiência. Mas, ainda assim, é muito amplo se compararmos à especificidade com que as redes sociais segmentam, criando a necessidade de definição de persona.

Além disso, a publicidade online mostra métricas em tempo real e permite testes ou que a campanha seja alterada rapidamente.

Outro diferencial muito importante entre a publicidade tradicional para a digital é o baixo custo, devido à alta eficiência de segmentação personalizada ou microsegmentação.

O que é persona ou buyer persona?

Persona é a representação do cliente ideal e que será o alvo dos anúncios e estratégias. | Freepik

A personalização do público de social media advertising é tão detalhada que consegue definir uma persona muito mais específica, diferentemente da publicidade tradicional.

O universo de criação e segmentação de uma persona é extenso demais, mas em suma, a persona ou buyer persona é uma representação criada para simular o cliente ou comprador ideal da sua empresa, produto ou serviço.

Essa persona deve ser criada a partir de um briefing dentro do planejamento, para então ser desenvolvido o conteúdo e os anúncios para redes sociais, que poderão ser segmentados por:

Como ingressar no mercado de publicidade nas redes sociais

Agora que você sabe que o mercado de publicidade nas redes sociais está em crescimento e precisando de profissionais capacitados, talvez esteja se perguntando como atuar na área. Nesse caso, o primeiro passo é buscar um curso profissional de uma instituição certificada e renomada, a fim de ter o devido reconhecimento no mercado.

O Infnet tem opções de Graduação, Pós-Graduação e até mesmo Cursos e Bootcamps de menor duração, que podem ser realizados de forma presencial ou totalmente online e ao vivo, com interação entre professores e alunos como seria em uma aula presencial.

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