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O Facebook é a rede social que faz parte da história de muitos internautas. Desde a sua chegada ao Brasil, em 2007, causou profundas mudanças na forma de interação social e, consequentemente, em como as empresas precisaram estabelecer suas presenças digitais.
Apesar de ter perdido um pouco de espaço para outras redes como o Instagram (que também pertence ao grupo Meta), aqui no Brasil, sua importância no cotidiano está longe de ficar defasada. O Facebook tem 116 milhões de contas ativas em território nacional e segue sendo a rede com mais usuários ativos no mundo, com 2,9 bilhões.
O Facebook está longe de acabar e segue sendo considerada a rede social com mais oportunidades para marcas e empresas. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar com uma ação fundamental em estratégias de marketing para aumentar o tráfego digital: a criação de campanha de tráfego pago no Facebook. Confira!
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Por onde começar?
Primeiro vamos definir o que é tráfego. Ele se refere ao fluxo de usuários que acessam a sua página web ou perfil na rede social, seja a primeira visita ou o seu público fiel, são os acessos quantificados. E existem duas grandes vertentes na hora de pensar em como aumentar esse fluxo, que são os tráfegos orgânico e pago.
- Orgânico - São campanhas sem investimento em anúncios pagos, mas que contam com técnicas de marketing de conteúdo e SEO para melhorar o posicionamento da página em mecanismos de busca.
- Pago - São campanhas em que se investe em anúncios, impulsionamento de postagens e outras formas de propaganda digital.
As duas formas de aumentar o tráfego do perfil não são excludentes. Elas vão ter objetivos diferentes e, consequentemente, retornos diferentes de investimento. Campanhas de tráfego pago têm o objetivo de gerar um alcance abrangente e um aumento rápido no número de acessos, podendo servir tanto para consolidar uma página que está começando na rede ou gerar um novo boom de visitas para páginas que já têm um público fixo.

Como fazer o planejamento de campanha para o Facebook Ads
O começo de toda campanha de sucesso para o Facebook é um bom planejamento. Pode parecer óbvio, mas é importante ter seu plano de ação bem estruturado para evitar que você perca seu investimento em uma campanha com pouco impacto. Antes de começar a produzir a publicação, faça 3 análises: público-alvo, conteúdos semelhantes e métricas da sua página.
Público-alvo
Conhecer as características básicas que compõem o seu público, além de ajudar a desenvolver a parte criativa do seu projeto, vai permitir que você consiga refinar a segmentação de público na gerência de anúncios.
Para montar a sua persona, responda perguntas como:
- Que tipo de busca meu público-alvo faz?
- Quais são as dúvidas dele?
- Quais são os seus desejos?
- O que ele espera do meu canal?
- Quais outros assuntos relacionados ao meu canal podem ser interessantes?
Análise de conteúdo
Fique de olho em quais formatos e linguagens estão com mais popularidade, quais já ficaram saturados e quais horários o público parece engajar mais.
Métricas da página
É através das métricas que vamos ter como quantificar o trabalho envolvido na preparação de uma campanha de tráfego pago.
Alguns exemplos de métricas usadas em redes sociais:
- Seguidores
- Curtidas ou Likes
- Compartilhamento
- Alcance
- Engajamento
- Taxa de conversão
- Número de Cliques

Criando uma campanha do Gerenciador de Anúncios
Agora vamos colocar a mão na massa! A seguir, preparamos um passo a passo de como criar uma campanha do gerenciador de anúncios da plataforma Meta.
1. Acesse o gerenciador e vá em “criar”

2. Defina seu objetivo

3. Aplique a segmentação de público

4. Defina os canais de divulgação

5. Defina o investimento

6. Adicione o conteúdo que será publicado

Pronto, agora é só colocar sua campanha em ação! E, se você quiser continuar aprendendo sobre tráfego pago e marketing digital, o Instituto Infnet é uma referência na área de e pode auxiliá-lo nessa jornada.
Aqui, você poderá aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital, para criar e gerenciar campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.
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