Tráfego Digital: o que é e como funciona?

Quando pensamos em publicidade fora da internet, o que vem à mente primeiro? Comerciais de televisão, anúncios em jornais, outdoors na rua? Sem dúvidas, a lista é extensa, e algo que todas essas formas de publicidade tem em comum é que o objetivo delas é atrair a sua atenção da forma mais chamativa possível enquanto você está no seu fluxo cotidiano, como a caminho de seu trabalho.

Porém, o aumento do uso da internet no dia a dia da população trouxe inúmeras mudanças nos hábitos de consumo e na forma de transmitir uma propaganda. Exemplo disso é que agora há uma plataforma com 165 milhões de usuários conectados no Brasil e 5 bilhões no mundo.

Usando um pouco mais a imaginação, pense na facilidade de acesso aos inúmeros sites e conteúdos, uma vez que está tudo a um clique de distância, como uma grande cidade digitalCom todas essas mudanças, a comunicação e publicidade não ficaram de fora. Pelo contrário, tiveram suas bases profundamente afetadas, bem como a forma das empresas e marcas chamarem atenção através da mídia de performance.

No marketing da era digital, o foco está em fornecer valor ao consumidor e criar uma conexão significativa, em vez de simplesmente tentar capturar a atenção de surpresa. | Freepik

Nessa grande metrópole digital, diferente da offline, querer atrair o público forçando que ele veja seu anúncio vai ter o efeito oposto do desejado. Na internet, a forma de fazer propaganda não é interrompendo o tráfego digital, e sim colocando ele ao seu favor.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, preparamos este artigo explicando mais sobre tráfego, com destaque em tráfego pago, para você ter sucesso nas suas campanhas e melhorar sua performance digital. Confira!

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Como funciona o tráfego digital?

Chamamos de tráfego digital, ou tráfego web, todo o movimento de entradas e saídas de páginas web que os usuários conectados fazem diariamente. No entanto, a definição do conceito não para por aí! Para ajudar a entender e saber quais estratégias funcionam melhor, o tráfego digital pode ser dividido em 6 tipos de acordo com a origem do acesso do público-alvo:

As redes sociais desempenham um papel crucial na geração de tráfego digital, conectando marcas e audiências em um ambiente interativo e compartilhável. | Freepik

Todos têm a sua importância durante o planejamento de uma campanha, porém, os dois tipos que recebem mais destaque com estratégias específicas são o marketing orgânico e pago.

Além disso, outras formas de classificar o tráfego digital tem ganhado força nos últimos anos. Veja alguns exemplos de classificações de acordo com o grau de contato de público com a marca:

Quais estratégias de marketing digital são usadas?

Focando nos dois tipos principais, vamos entender como essas duas formas de tráfego dialogam com o marketing digital.

Tráfego Orgânico

O termo “tráfego pago” é o mais destacado quando falamos especificamente de formas de aumentar o tráfego digital de uma página. Isso acontece porque ele vai exigir plataformas cujo único propósito é serem veículos de propaganda digital. Enquanto isso, o tráfego orgânico vai estar inserido em outras áreas como o Inbound marketing, ou marketing de atração. Confira algumas estratégias de tráfego orgânico:

Marketing de Conteúdo

A principal técnica para aumentar o tráfego orgânico de um site é através do Marketing de Conteúdo. Com um calendário editorial e a publicação constante de um conteúdo voltado pro público-alvo, os mecanismos de buscas vão melhorar o posicionamento do site de acordo com a relevância. A base da construção de uma relação de engajamento com o grupo de usuários que a marca quer atrair.

SEO

A sigla, que significa Otimização dos Mecanismos de Busca, se refere a um conjunto de regras técnicas na construção textual do conteúdo e parâmetros do site como tags, palavras chaves e configurações. Os mecanismos de busca usam bots que são configurados para identificar elementos que são vistos como representantes de conteúdo de qualidade. Com o SEO, você vai construir a sua página valorizando esses elementos.

Estratégias de SEO são fundamentais para impulsionar o tráfego orgânico e aumentar a visibilidade do seu site. | Freepik

Tráfego Pago

Como dito anteriormente, o tráfego pago vai ser o carro-chefe de campanhasde aumento de tráfego. S ua função vai ser atuar diretamente na relação de investimento e retorno de acessos. Confira as plataformas mais utilizadas:

Google AdWords

É a plataforma do Google, que gerencia os anúncios que aparecem no mecanismo de busca e sites afiliados, como o Youtube. Permite que os anúncios sejam segmentados por palavras-chaves e outros recortes de nicho como idade, região e interesses. É a mais utilizada por profissionais de marketing e é considerada a plataforma com melhor acessibilidade.

Social AdWords

Essa categoria engloba os anúncios em feeds, posts patrocinados e impulsionamentos em redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin. São plataformas que movem uma parcela significativa do tráfego digital. Investir em redes sociais é uma ação essencial em campanhas de marketing digital, já que cada rede vai ter suas regras e vantagens. O Facebook e Instagram, por exemplo, compartilham uma mesma plataforma de AdWords, o que permite ações integradas em ambas as redes.

No tráfego pago, através do investimento de plataformas Ads, você pode ter um aumento rápido no alcance e número de visitas no site. I Freepik

Pensar em como utilizar os dois tipos de gestão de tráfego vai ser importante em uma campanha completa de marketing digital. Para fortalecer a presença digital da marca, vai ser necessário tanto visibilidade e o alcance conquistados através de mídias pagas, quanto o investimento em um conteúdo que engaje o público de forma orgânica.

Por que investir em tráfego pago?

Se você é um profissional de marketing ou empreendedor interessado em fazer crescer o seu negócio, a pergunta deve ser “por que não investir em tráfego pago ainda?”. A concorrência é grande e o marketing digital ganhou muita popularidade nos últimos anos, por isso aplicar estratégias e conhecimentos técnicos para aumentar a visibilidade da página é uma necessidade para qualquer um disputando um espaço virtual.

Separamos alguns motivos para apresentar a importância do investimento em tráfego pago:

Visibilidade rápida

Anúncios pagos são feitos para gerar um aumento rápido no fluxo de acessos, caracterizado por um retorno de investimento a curto prazo e o aumento do alcance exponencial ao investido.

Facilidade de uso

As plataformas de ads são feitas para ter um uso democrático e de possível acesso a todos, sem precisar de conhecimentos muitos técnicos sobre SEO, Inbound e outras vertentes do marketing digital. Somado ao fato de que com um bom planejamento e investimento de acordo, você consegue ter uma campanha de sucesso.

Poder de segmentação

Aqui se refere tanto ao poder de segmentar o público-alvo durante a montagem do anúncio no Ads, podendo refinar o direcionamento da sua campanha, quanto à facilidade de segmentar quais postagens e conteúdos vão receber investimento pago no seu calendário editorial.

computador mostrando estratégia de marketing
Uma grande vantagem na hora de criar uma campanha digital é poder segmentar seu público, quanto mais detalhado, menor será a chance da sua campanha “se perder”. I Freepik

Impulsionamento do alcance da marca

É a maior vantagem de investir em tráfego pago. Com um trabalho de segmentação bem feito, você terá o link para sua pagina inserido no feed de notícias, resultados de pesquisas e redes sociais. Com um conteúdo bem feito e uma CTA atrativa, o boom de visitas será uma certeza.

O que é gestão de tráfego pago?

Agora que já entendemos quais são os tipos de tráfego e como eles interagem com as técnicas de marketing digital, vamos falar sobre o que é gestão de tráfego pago.

Vamos à definição: gestão de tráfego tem como função aumentar o fluxo de visitas para um canal digital, ou seja, gerar mais tráfego para sua página. Para alcançar esse objetivo, são utilizadas ferramentas como:

O conhecimento dessas ferramentas é essencial para um profissional que deseja trabalhar com gestão de tráfego e, em resumo, o trabalho do gestor de tráfego é fazer com que mais pessoas visitem a sua página ou canal digital, tendo dedicação exclusiva ao planejamento de campanhas de mídias pagas.

O que faz o gestor de tráfego?

O gestor de tráfego pago, como muitas profissões voltadas para o mercado digital, teve um crescimento de 20% durante o período da pandemia. Um fenômeno que acompanha também o crescimento de investimento da área de marketing digital e profissionais qualificados na área.

É uma área com grande possibilidade de desenvolvimento profissional, segundo o Glassdoor, partindo de um salário mínimo de R$ 2.500 em um cargo iniciante até
R$ 30 mil para um profissional já mais experiente e consolidado no mercado.

Confira algumas dicas para fazer um bom trabalho de gestão de tráfego:

Estude o público-alvo

Tenha sua Persona bem definida. Você pode preparar um anúncio ou um conteúdo super bem trabalhado, mas não ter o sucesso pretendido porque não alcançou o público certo. Por isso, ter as informações para traçar um perfil do seu público é importante para fazer a segmentação dos anúncios e a criação de conteúdo.

Tenha um planejamento bem estruturado

Tenha bem definido e anotado qual vai ser o plano de ação, por quanto tempo vai ser investido e quantas publicações estão agendadas. Para criar um engajamento com o público, é necessário ter uma rotina e estar alimentando com frequência a relação. Uma dica importante é criar um calendário editorial e ter sempre pelo menos um mês de conteúdo e campanhas planejadas.

pessoas apontando para a tela de um notebook e mostrando como atingir metas e investir dinheiro por meio da internet.
O calendário editorial está presente em muitas práticas de marketing digital, não esqueça de montar o seu! I Freepik

Analise os resultados

Toda campanha feita e conteúdo publicado te dá a oportunidade de melhorar para o próximo, através do marketing de performance. Fique de olho nos resultados e métricas geradas para sua página depois de cada campanha feita: Qual foi o alcance? Qual horário gerou mais engajamento? Quais características definem melhor a persona?

Aprofunde seus conhecimentos!

A gestão de tráfego digital é uma das estratégias dentro do Marketing Digital, que mesmo sendo uma poderosa ferramenta por si, pode ter um alcance maior se usada em conjunto com outras técnicas como Conteúdo, Inbound e SEO. Por isso, é recomendável que o profissional ou empreendedor do ramo digital esteja sempre procurando se aperfeiçoar.

O Instituto Infnet é uma referência na área de Marketing Digital e pode auxiliá-lo nessa jornada. Aqui, você poderá aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital, para criar e gerenciar campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.

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