Quando pensamos em publicidade fora da internet, o que vem à mente primeiro? Comerciais de televisão, anúncios em jornais, outdoors na rua? Sem dúvidas, a lista é extensa, e algo que todas essas formas de publicidade tem em comum é que o objetivo delas é atrair a sua atenção da forma mais chamativa possível enquanto você está no seu fluxo cotidiano, como a caminho de seu trabalho.
Porém, o aumento do uso da internet no dia a dia da população trouxe inúmeras mudanças nos hábitos de consumo e na forma de transmitir uma propaganda. Exemplo disso é que agora há uma plataforma com 165 milhões de usuários conectados no Brasil e 5 bilhões no mundo.
Usando um pouco mais a imaginação, pense na facilidade de acesso aos inúmeros sites e conteúdos, uma vez que está tudo a um clique de distância, como uma grande cidade digital. Com todas essas mudanças, a comunicação e publicidade não ficaram de fora. Pelo contrário, tiveram suas bases profundamente afetadas, bem como a forma das empresas e marcas chamarem atenção através da mídia de performance.
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Nessa grande metrópole digital, diferente da offline, querer atrair o público forçando que ele veja seu anúncio vai ter o efeito oposto do desejado. Na internet, a forma de fazer propaganda não é interrompendo o tráfego digital, e sim colocando ele ao seu favor.
Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, preparamos este artigo explicando mais sobre tráfego, com destaque em tráfego pago, para você ter sucesso nas suas campanhas e melhorar sua performance digital. Confira!
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Como funciona o tráfego digital?
Chamamos de tráfego digital, ou tráfego web, todo o movimento de entradas e saídas de páginas web que os usuários conectados fazem diariamente. No entanto, a definição do conceito não para por aí! Para ajudar a entender e saber quais estratégias funcionam melhor, o tráfego digital pode ser dividido em 6 tipos de acordo com a origem do acesso do público-alvo:
- Orgânico- A origem do usuário é através de pesquisas "orgânicas", em mecanismos de busca. Aqui o usuário encontra a sua página através de sites como Google, Yahoo e Bing.
- Pago - A origem dos usuários é através de anúncios pagos, posts patrocinados e impulsionamentos feitos em plataformas Ads.
- Referência - A origem do usuário é através de referências e links feitos sobre o seu site em links terceiros.
- Social - A origem do usuário é através de redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.
- Direto - É quando o usuário já vai à aba de navegação e digita o seu site ou nome da marca, sem ser redirecionado por outros links como de mídias pagas, redes sociais, conteúdo nos mecanismos de busca e links de outros sites.
- Email marketing - A origem do usuário é através de redirecionamento por meio de links em emails.
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Todos têm a sua importância durante o planejamento de uma campanha, porém, os dois tipos que recebem mais destaque com estratégias específicas são o marketing orgânico e pago.
Além disso, outras formas de classificar o tráfego digital tem ganhado força nos últimos anos. Veja alguns exemplos de classificações de acordo com o grau de contato de público com a marca:
- Público/Tráfego quente - São os usuários que já conhecem e já têm o hábito de acessar os canais digitais da marca.
- Público/Tráfego morno - São os usuários que já conhecem e já acessaram alguma vez os canais, mas não são consumidores engajados.
- Público/Tráfego frio - São usuários que nunca tiveram nenhum contato com a marca e seus canais digitais.
Quais estratégias de marketing digital são usadas?
Focando nos dois tipos principais, vamos entender como essas duas formas de tráfego dialogam com o marketing digital.
Tráfego Orgânico
O termo “tráfego pago” é o mais destacado quando falamos especificamente de formas de aumentar o tráfego digital de uma página. Isso acontece porque ele vai exigir plataformas cujo único propósito é serem veículos de propaganda digital. Enquanto isso, o tráfego orgânico vai estar inserido em outras áreas como o Inbound marketing, ou marketing de atração. Confira algumas estratégias de tráfego orgânico:
Marketing de Conteúdo
A principal técnica para aumentar o tráfego orgânico de um site é através do Marketing de Conteúdo. Com um calendário editorial e a publicação constante de um conteúdo voltado pro público-alvo, os mecanismos de buscas vão melhorar o posicionamento do site de acordo com a relevância. A base da construção de uma relação de engajamento com o grupo de usuários que a marca quer atrair.
SEO
A sigla, que significa Otimização dos Mecanismos de Busca, se refere a um conjunto de regras técnicas na construção textual do conteúdo e parâmetros do site como tags, palavras chaves e configurações. Os mecanismos de busca usam bots que são configurados para identificar elementos que são vistos como representantes de conteúdo de qualidade. Com o SEO, você vai construir a sua página valorizando esses elementos.
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Tráfego Pago
Como dito anteriormente, o tráfego pago vai ser o carro-chefe de campanhasde aumento de tráfego. S ua função vai ser atuar diretamente na relação de investimento e retorno de acessos. Confira as plataformas mais utilizadas:
Google AdWords
É a plataforma do Google, que gerencia os anúncios que aparecem no mecanismo de busca e sites afiliados, como o Youtube. Permite que os anúncios sejam segmentados por palavras-chaves e outros recortes de nicho como idade, região e interesses. É a mais utilizada por profissionais de marketing e é considerada a plataforma com melhor acessibilidade.
Social AdWords
Essa categoria engloba os anúncios em feeds, posts patrocinados e impulsionamentos em redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin. São plataformas que movem uma parcela significativa do tráfego digital. Investir em redes sociais é uma ação essencial em campanhas de marketing digital, já que cada rede vai ter suas regras e vantagens. O Facebook e Instagram, por exemplo, compartilham uma mesma plataforma de AdWords, o que permite ações integradas em ambas as redes.
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- Dica importante!
Pensar em como utilizar os dois tipos de gestão de tráfego vai ser importante em uma campanha completa de marketing digital. Para fortalecer a presença digital da marca, vai ser necessário tanto visibilidade e o alcance conquistados através de mídias pagas, quanto o investimento em um conteúdo que engaje o público de forma orgânica.
Por que investir em tráfego pago?
Se você é um profissional de marketing ou empreendedor interessado em fazer crescer o seu negócio, a pergunta deve ser “por que não investir em tráfego pago ainda?”. A concorrência é grande e o marketing digital ganhou muita popularidade nos últimos anos, por isso aplicar estratégias e conhecimentos técnicos para aumentar a visibilidade da página é uma necessidade para qualquer um disputando um espaço virtual.
Separamos alguns motivos para apresentar a importância do investimento em tráfego pago:
Visibilidade rápida
Anúncios pagos são feitos para gerar um aumento rápido no fluxo de acessos, caracterizado por um retorno de investimento a curto prazo e o aumento do alcance exponencial ao investido.
Facilidade de uso
As plataformas de ads são feitas para ter um uso democrático e de possível acesso a todos, sem precisar de conhecimentos muitos técnicos sobre SEO, Inbound e outras vertentes do marketing digital. Somado ao fato de que com um bom planejamento e investimento de acordo, você consegue ter uma campanha de sucesso.
Poder de segmentação
Aqui se refere tanto ao poder de segmentar o público-alvo durante a montagem do anúncio no Ads, podendo refinar o direcionamento da sua campanha, quanto à facilidade de segmentar quais postagens e conteúdos vão receber investimento pago no seu calendário editorial.
![computador mostrando estratégia de marketing](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/06/desktop-table-office.jpg)
Impulsionamento do alcance da marca
É a maior vantagem de investir em tráfego pago. Com um trabalho de segmentação bem feito, você terá o link para sua pagina inserido no feed de notícias, resultados de pesquisas e redes sociais. Com um conteúdo bem feito e uma CTA atrativa, o boom de visitas será uma certeza.
O que é gestão de tráfego pago?
Agora que já entendemos quais são os tipos de tráfego e como eles interagem com as técnicas de marketing digital, vamos falar sobre o que é gestão de tráfego pago.
Vamos à definição: gestão de tráfego tem como função aumentar o fluxo de visitas para um canal digital, ou seja, gerar mais tráfego para sua página. Para alcançar esse objetivo, são utilizadas ferramentas como:
- ferramentas web - Google Trends, Analytics, Tag Manager;
- técnicas de marketing digital - conteúdo, Inbound marketing, SEO;
- mídias pagas - Google ADS, Facebook ADS.
O conhecimento dessas ferramentas é essencial para um profissional que deseja trabalhar com gestão de tráfego e, em resumo, o trabalho do gestor de tráfego é fazer com que mais pessoas visitem a sua página ou canal digital, tendo dedicação exclusiva ao planejamento de campanhas de mídias pagas.
O que faz o gestor de tráfego?
O gestor de tráfego pago, como muitas profissões voltadas para o mercado digital, teve um crescimento de 20% durante o período da pandemia. Um fenômeno que acompanha também o crescimento de investimento da área de marketing digital e profissionais qualificados na área.
É uma área com grande possibilidade de desenvolvimento profissional, segundo o Glassdoor, partindo de um salário mínimo de R$ 2.500 em um cargo iniciante até
R$ 30 mil para um profissional já mais experiente e consolidado no mercado.
Confira algumas dicas para fazer um bom trabalho de gestão de tráfego:
Estude o público-alvo
Tenha sua Persona bem definida. Você pode preparar um anúncio ou um conteúdo super bem trabalhado, mas não ter o sucesso pretendido porque não alcançou o público certo. Por isso, ter as informações para traçar um perfil do seu público é importante para fazer a segmentação dos anúncios e a criação de conteúdo.
Tenha um planejamento bem estruturado
Tenha bem definido e anotado qual vai ser o plano de ação, por quanto tempo vai ser investido e quantas publicações estão agendadas. Para criar um engajamento com o público, é necessário ter uma rotina e estar alimentando com frequência a relação. Uma dica importante é criar um calendário editorial e ter sempre pelo menos um mês de conteúdo e campanhas planejadas.
![pessoas apontando para a tela de um notebook e mostrando como atingir metas e investir dinheiro por meio da internet.](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/02/o-que-e-gestao-de-trafego-pago.jpg)
Analise os resultados
Toda campanha feita e conteúdo publicado te dá a oportunidade de melhorar para o próximo, através do marketing de performance. Fique de olho nos resultados e métricas geradas para sua página depois de cada campanha feita: Qual foi o alcance? Qual horário gerou mais engajamento? Quais características definem melhor a persona?
Aprofunde seus conhecimentos!
A gestão de tráfego digital é uma das estratégias dentro do Marketing Digital, que mesmo sendo uma poderosa ferramenta por si, pode ter um alcance maior se usada em conjunto com outras técnicas como Conteúdo, Inbound e SEO. Por isso, é recomendável que o profissional ou empreendedor do ramo digital esteja sempre procurando se aperfeiçoar.
O Instituto Infnet é uma referência na área de Marketing Digital e pode auxiliá-lo nessa jornada. Aqui, você poderá aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital, para criar e gerenciar campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.
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