Como fazer tráfego pago no Instagram?

Neste artigo você encontrará:

Todos os internautas, mesmo aqueles mais avessos às redes sociais, já ouviram ou tiveram algum contato com o Instagram. É a rede social mais utilizada no Brasil, contando com 99 milhões de pessoas em território nacional e cerca de 92% de aparelhos celulares conectados diariamente.

Não é à toa que muitas empresas, querendo estabelecer sua presença na internet, fazem da plataforma o seu carro-forte na hora de investir em publicidade digital. A concorrência é grande e cada detalhe conta na hora de conseguir se destacar e conquistar o tão desejado acesso na página web.

Neste artigo iremos abordar uma ferramenta muito utilizada para gestão de tráfego digital, o tráfego pago para Instagram, essencial para o sucesso de uma boa campanha de marketing.

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Por onde começar?

Campanhas de tráfego pago para o Instagram são feitas com o objetivo de impulsionar conteúdos dentro da plataforma, que podem tanto direcionar para o perfil da empresa ou um site externo.

Todas as possibilidades da rede social estão disponíveis na hora de montar a sua campanha, ou seja, fotos, vídeos e carrossel (recurso de publicação com uma sequência de fotos ou vídeos na mesma publicação).

Na criação da campanha serão definidos valor mínimo de investimento, quantidade de dias que receberão investimento, horário, segmentação do público e tipo de publicação. Um detalhe importante para publicar o anúncio no Instagram é que é necessário ter um perfil profissional. Mas não se preocupe, é bem tranquilo de habilitar, acompanhe:

Pronto, agora você já pode usar a conta como canal de divulgação para as futuras campanhas que serão criadas no gerenciador de anúncios da plataforma.

O Instagram é a rede social mais utilizada no Brasil. | Freepik

Planejando uma campanha para o Instagram Ads

Pode parecer um clichê, mas não tem para onde fugir. Quanto melhor estiver estruturada a sua fase de planejamento, maiores serão as suas chances de sucesso. Antes de começar a produzir a publicação, faça 3 análises: público-alvo, conteúdos semelhantes e métricas da sua página.

Público-alvo

É quem você deseja atrair com o seu conteúdo, ou seja, a sua persona. Conhecer as características básicas que compõem o seu público, além de ajudar a desenvolver a parte criativa do seu projeto, vai permitir que você consiga refinar a segmentação de público na gerência de anúncios.

Para montar a sua persona, se faça perguntas como:

Análise de conteúdo

Conheça a sua concorrência, principalmente aquelas páginas que já estão há mais tempo no mercado e já têm um público consolidado. Fique de olho em quais formatos e linguagens estão com maior popularidade, quais já ficaram saturados e quais horários o público parece engajar mais.

Métricas da página

É através das métricas que vamos ter como quantificar o trabalho envolvido na preparação de uma campanha de tráfego pago.

Alguns exemplos de métricas usadas em redes sociais:

Métricas são a bússola que guia o sucesso do marketing digital. | Freepik

Criando uma campanha do Gerenciador de Anúncios

Agora vamos colocar a mão na massa! Preparamos um passo a passo de como criar uma campanha no gerenciador de anúncios da plataforma Meta, que também é responsável pelo Facebook e Whatsapp.

1. Acesse o gerenciador e vá em “criar”

2. Defina seu objetivo

3. Aplique a segmentação de público

4. Defina os canais de divulgação

5. Defina o investimento

6. Adicione o conteúdo que será publicado

Pronto, agora é só colocar sua campanha em ação! E, se você quiser continuar aprendendo sobre tráfego pago e marketing digital, o Instituto Infnet é uma referência na área de e pode auxiliá-lo nessa jornada.

Aqui, você poderá aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital, para criar e gerenciar campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.

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