Qual é a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Neste artigo você encontrará:

Seja para vender um produto ou transmitir uma ideia, se um negócio não estiver na internet, o alcance vai ser muito limitado. Por isso, empresas, comunicadores e empreendedores já perceberam que se querem ser relevantes, precisam estar conectados. Dessa forma, não é só colocar um conteúdo no “ar” e pronto. O universo digital, em toda sua vastidão, vai exigir estratégias e técnicas que vão impactar no sucesso do projeto.

Nesse momento, o Marketing Digital entra em cena com práticas em que o objetivo é aumentar o tráfego digital da página. Para isso, dois tipos vão ser as principais fontes de investimento: o tráfego orgânico e pago. Continue conosco para entender mais sobre as diferenças entre esses dois caminhos!

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O que é Tráfego Orgânico?

Podemos chamar de tráfego orgânico todo fluxo de visitas em um canal digital que acontece de forma “natural”, ou seja, através de pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google. É o usuário que faz uma pesquisa através de uma palavra-chave de interesse e se seu conteúdo estiver bem posicionado na primeira página, vai se converter em uma visita no seu site.

Outra característica marcante é a não utilização de mídias pagas, como Google ads e impulsionamento de post em redes sociais. Porém, não significa que é só colocar no ar e esperar. Outras estratégias de Marketing Digital deverão ser aplicadas para melhorar a visibilidade do canal, veja alguns exemplos:

Marketing de Conteúdo

A principal técnica para aumentar o tráfego orgânico de um site é através do Marketing de Conteúdo. Com um calendário editorial e a publicação constante de um conteúdo voltado pro público-alvo, os mecanismos de buscas vão melhorar o posicionamento do site de acordo com a relevância. Essa é a base da construção de uma relação de engajamento com o grupo de usuários que a marca quer atrair.

SEO

A sigla, que significa Otimização dos Mecanismos de Busca, se refere a um conjunto de regras técnicas na construção textual do conteúdo e parâmetros do site como tags, palavras-chaves e configurações. Os mecanismos de busca usam bots que são configurados para identificar elementos que são vistos como representantes de conteúdo de qualidade. Com o SEO, você vai construir a sua página valorizando esses elementos que são importantes para conseguir um ranqueamento melhor nas buscas.

imagem que representa a tela de um tablet
Saiba com quem você vai querer dialogar, para saber como construir um conteúdo adequado. I Freepik

O que é Tráfego Pago?

Podemos dizer que o Tráfego Pago é o oposto do orgânico e muitos profissionais consideram a “gestão de tráfego” o mesmo que “gestão de tráfego pago”. Aqui, o fluxo de visitas tem a sua origem através de anúncios pagos para impulsionar o alcance do site. O responsável pelo site vai definir o recorte do público-alvo e outros parâmetros como região, horário e o quanto de dinheiro vai ser investido, bem como a plataforma em que a propaganda vai ser veiculada.

As plataformas mais utilizadas são:

Google AdWords

É a plataforma do Google que gerencia os anúncios que aparecem no mecanismo de busca e sites afiliados, como o Youtube. Permite que os anúncios sejam segmentados por palavras-chaves e outros recortes de nicho como idade, região e interesses. É a mais utilizada por profissionais de marketing e é considerada a plataforma com melhor acessibilidade.

Social AdWords

Essa categoria engloba os anúncios em feeds, post patrocinados e impulsionamentos em redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin, que são plataformas que movem uma parcela significativa do tráfego digital. Investir em redes sociais é uma ação essencial em campanhas de marketing digital, mas cada rede vai ter sua regras e vantagens. O Facebook e Instagram, por exemplo, compartilham uma mesma plataforma de AdWords, o que permite ações integradas em ambas as redes.

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago

Depois de entender como cada tráfego funciona, a próxima questão é inevitável: Qual é o melhor para investir?

Cada um vai exigir preparações diferentes e também vão ter retornos com vantagens e desvantagens específicas. Lembrando que nada impede de aplicar estratégias para aumentar as duas formas de tráfego! Mas vamos comparar algumas características:

Tráfego Orgânico

Tráfego Pago

Ambas as práticas vão ser importantes em uma campanha completa de marketing digital. Para qualquer marca conseguir construir sua presença digital, vai ser necessário tanto visibilidade quanto um conteúdo que faça o público querer continuar engajado.

Lembrando que, o tráfego pago demanda um investimento financeiro maior, porém tem resultados mais rápidos. I Freepik

Com isso, o papel de uma boa gestão de tráfego tem ficado evidente no sucesso de campanhas de marketing digital. E um bom profissional é aquele que sabe utilizar as várias técnicas e ferramentas à disposição para criar uma estratégia que englobe todas as opções. 

O Instituto Infnet pode te ajudar a se tornar esse tipo de profissional, aqui você pode aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital para a criação e gestão de campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.

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