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Ao pensar em um grande centro urbano tipo São Paulo ou Nova York, algumas características vêm logo em mente, como um grande número de pessoas andando pra lá e pra cá, muitas lojas, serviços e atrações.
Na internet não é muito diferente, porém, o número de pessoas que circulam no tráfego digital deixa qualquer cidade em desvantagem. A cada dia, além de novos usuários, temos uma circulação gigantesca de visitas em redes sociais, sites, blogs e páginas de e-commerce.
Contudo, na hora de pensar em promover um negócio, uma lógica se mantém tanto no analógico quanto no digital: quanto mais visitas, maiores as chances de fechar uma venda. E é aqui que uma boa gestão de tráfego tem um papel decisivo para o sucesso de um empreendimento virtual!
Por isso, preparamos um resumo para você começar a entender o que é, quais são os tipos e como aplicar estratégias de gestão de tráfego. Confira!
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O que é gestão de tráfego?
Antes de aprofundarmos na parte da gestão, é importante revisarmos um fundamento essencial: O que é tráfego digital?
O hábito de usar a internet para o consumo de lazer, pesquisas para tomada de decisões, responsabilidades profissionais e relacionamentos sociais já está enraizado na nossa sociedade. O movimento que esses usuários fazem para acessarem diversos canais digitais ao longo do dia para suprir diversas necessidades é o que chamamos de tráfego digital.
Portanto, a gestão de tráfego tem como função aumentar o fluxo de visitas para um canal digital, ou seja, gerar mais tráfego para sua página. Para alcançar esse objetivo, são utilizados recursos como:
- ferramentas web - Google Trends, Analytics, Tag Manager;
- técnicas de marketing digital - conteúdo, Inbound marketing, SEO;
- mídias pagas - Google ADS, Facebook ADS.
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Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais no papel do gestor de tráfego, que é o responsável por definir qual tipo de tráfego vai ser investido pela marca e como otimizar a campanha de divulgação. Acompanhe!
Os tipos de tráfego digital
Na hora de começar a abordar o tráfego digital de uma forma estratégica para criar uma campanha, o gestor de tráfego vai se deparar com 6 formas de classificar o tipo de tráfego de acordo com a sua origem.
Tráfego Orgânico
É todo tipo de tráfego gerado de forma “natural”, sem o investimento em anúncios pagos, como Google ads e outras plataformas de venda de publicidade online, ou os famosos anúncios em cantos de página e vídeos.
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Tráfego Pago
Com elementos opostos ao tráfego orgânico, nessa forma de tráfego, os usuários vão chegar no seu site por meio de anúncios pagos e posts patrocinados.
Outros tipos de tráfego
Além do tráfego orgânico e pago, que resumem as duas principais formas de se chegar a um site ou uma página, é possível ter subclassificações, como por exemplo:
- Referência - A origem do usuário é através de referências e links feitos sobre o seu site em links de terceiros.
- Social - A origem do usuário é através de redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.
- Direto - É quando o usuário já vai à aba de navegação e digita o nome da sua marca, sem ser redirecionado por outros links como de mídias pagas, redes sociais, conteúdo nos mecanismos de busca e outros sites.
- Email marketing - A origem do usuário é através de redirecionamento por meio de links em emails.
Como é feita a gestão de tráfego digital?
Agora que já revisamos os conceitos que são a base para a gestão de tráfego digital, vamos percorrer um passo a passo do que é preciso fazer para iniciar uma boa estratégia.
1. Estude o público-alvo
Anúncios pagos são feitos para gerar um aumento rápido no fluxo de acessos, caracterizado por um retorno de investimento a curto prazo e o aumento do alcance exponencial ao investido.
2. Tenha um planejamento bem estruturado
As plataformas de ads são feitas para ter um uso democrático e de possível acesso a todos, sem precisar de conhecimentos muitos técnicos sobre SEO, Inbound e outras vertentes do marketing digital. Somado ao fato de que com um bom planejamento e investimento de acordo, você consegue ter uma campanha de sucesso.
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3. Analise os resultados
Toda campanha feita e conteúdo publicado te dá a oportunidade de melhorar para o próximo. Fique de olho nos resultados e métricas geradas para sua página depois de cada campanha feita: Qual foi o alcance? Qual horário gerou mais engajamento? Quais características definem melhor a persona?
4. Aprofunde seus estudos!
A gestão de tráfego digital é uma das estratégias dentro do Marketing Digital, que mesmo sendo uma poderosa ferramenta por si, pode ter um alcance maior se usada em conjunto com outras técnicas como Conteúdo, Inbound e SEO. Por isso é recomendável que o profissional ou empreendedor do ramo digital esteja sempre procurando se aperfeiçoar.
O Instituto Infnet é uma referência na área de Marketing Digital e pode auxiliá-lo nessa jornada. Aqui, você poderá aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital, para criar e gerenciar campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.
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