Gestão de Tráfego: o que é e como fazer

Neste artigo você encontrará:

Ao pensar em um grande centro urbano tipo São Paulo ou Nova York, algumas características vêm logo em mente, como um grande número de pessoas andando pra lá e pra cá, muitas lojas, serviços e atrações.

Na internet não é muito diferente, porém, o número de pessoas que circulam no tráfego digital deixa qualquer cidade em desvantagem. A cada dia, além de novos usuários, temos uma circulação gigantesca de visitas em redes sociais, sites, blogs e páginas de e-commerce.

Contudo, na hora de pensar em promover um negócio, uma lógica se mantém tanto no analógico quanto no digital: quanto mais visitas, maiores as chances de fechar uma venda. E é aqui que uma boa gestão de tráfego tem um papel decisivo para o sucesso de um empreendimento virtual!

Por isso, preparamos um resumo para você começar a entender o que é, quais são os tipos e como aplicar estratégias de gestão de tráfego. Confira!

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O que é gestão de tráfego?

Antes de aprofundarmos na parte da gestão, é importante revisarmos um fundamento essencial: O que é tráfego digital?

O hábito de usar a internet para o consumo de lazer, pesquisas para tomada de decisões, responsabilidades profissionais e relacionamentos sociais já está enraizado na nossa sociedade. O movimento que esses usuários fazem para acessarem diversos canais digitais ao longo do dia para suprir diversas necessidades é o que chamamos de tráfego digital.

Portanto, a gestão de tráfego tem como função aumentar o fluxo de visitas para um canal digital, ou seja, gerar mais tráfego para sua página. Para alcançar esse objetivo, são utilizados recursos como:

Estratégias de gestão de tráfego são utilizadas com o objetivo de aumentar os acessos à página. | Freepik

Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais no papel do gestor de tráfego, que é o responsável por definir qual tipo de tráfego vai ser investido pela marca e como otimizar a campanha de divulgação. Acompanhe!

Os tipos de tráfego digital

Na hora de começar a abordar o tráfego digital de uma forma estratégica para criar uma campanha, o gestor de tráfego vai se deparar com 6 formas de classificar o tipo de tráfego de acordo com a sua origem.

Tráfego Orgânico

É todo tipo de tráfego gerado de forma “natural”, sem o investimento em anúncios pagos, como Google ads e outras plataformas de venda de publicidade online, ou os famosos anúncios em cantos de página e vídeos.

O tráfego orgânico é a base sólida de um negócio online, impulsionando visibilidade, credibilidade e resultados duradouros. | Freepik

Tráfego Pago

Com elementos opostos ao tráfego orgânico, nessa forma de tráfego, os usuários vão chegar no seu site por meio de anúncios pagos e posts patrocinados.

Outros tipos de tráfego

Além do tráfego orgânico e pago, que resumem as duas principais formas de se chegar a um site ou uma página, é possível ter subclassificações, como por exemplo:

Como é feita a gestão de tráfego digital?

Agora que já revisamos os conceitos que são a base para a gestão de tráfego digital, vamos percorrer um passo a passo do que é preciso fazer para iniciar uma boa estratégia.

1. Estude o público-alvo

Anúncios pagos são feitos para gerar um aumento rápido no fluxo de acessos, caracterizado por um retorno de investimento a curto prazo e o aumento do alcance exponencial ao investido.

2. Tenha um planejamento bem estruturado

As plataformas de ads são feitas para ter um uso democrático e de possível acesso a todos, sem precisar de conhecimentos muitos técnicos sobre SEO, Inbound e outras vertentes do marketing digital. Somado ao fato de que com um bom planejamento e investimento de acordo, você consegue ter uma campanha de sucesso.

O calendário editorial é uma ferramenta vital para o marketing digital, não esqueça de montar o seu! | Freepik

3. Analise os resultados

Toda campanha feita e conteúdo publicado te dá a oportunidade de melhorar para o próximo. Fique de olho nos resultados e métricas geradas para sua página depois de cada campanha feita: Qual foi o alcance? Qual horário gerou mais engajamento? Quais características definem melhor a persona?

4. Aprofunde seus estudos!

A gestão de tráfego digital é uma das estratégias dentro do Marketing Digital, que mesmo sendo uma poderosa ferramenta por si, pode ter um alcance maior se usada em conjunto com outras técnicas como Conteúdo, Inbound e SEO. Por isso é recomendável que o profissional ou empreendedor do ramo digital esteja sempre procurando se aperfeiçoar.

O Instituto Infnet é uma referência na área de Marketing Digital e pode auxiliá-lo nessa jornada. Aqui, você poderá aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital, para criar e gerenciar campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.

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