O que é gestão de tráfego pago e como fazer?

Neste artigo você encontrará:

Dentro das vertentes do Marketing Digital, a gestão de tráfego pago se destaca por conta da sua eficiência. Esta é uma estratégia que impulsiona bastante a marca, ideal para as primeiras campanhas mercadológicas.

No entanto, nem todo mundo sabe o que é a gestão de tráfego, ou como ela pode ser aplicada em uma estratégia de marketing. E se este é o seu caso, neste artigo você irá encontrar todas as informações relacionadas a este tema.

Dessa forma, você pode aplicar esta estratégia na sua empresa, ou vender seu trabalho para terceiros que sabem a importância dela para os negócios. Então, sem mais palavras, venha entender o que é gestão de tráfego pago.

Baixe o guia completo sobre

Midia Performance.

O que é tráfego pago?

Antes de entender o que é tráfego pago, é preciso conceituar que tráfego digital é, resumidamente, o fluxo de pessoas que entram e saem de uma determinada página na internet. Ou seja, é a quantidade de vezes que um site, rede social, canal do Youtube, E-commerce e etc. é acessado pelos usuários.

Assim, tráfego pago é quando este tipo de acesso não é realizado de forma natural, mas sim a partir de um investimento das empresas que desejam maior visibilidade nas plataformas digitais.

Logo, o tráfego pago funciona da seguinte forma: as empresas patrocinam anúncios que aparecem para as pessoas conforme elas usam as redes digitais. Ao visualizar um anúncio que chame a atenção e que converse com a sua necessidade atual, o usuário fica mais inclinado a acessar a página da marca, o que consequentemente aumenta o tráfego dela.

imagem que ilustra um computador e elementos que envolvem o tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia bastante importante dentro do Marketing Digital I Freepik

O tráfego pago se contrapõe ao tráfego orgânico que, por sua vez, acontece quando as estratégias são aplicadas de uma forma que o usuário encontre a marca de um jeito mais “natural”. Deste modo, enquanto no pago a marca vai até o consumidor, no orgânico, a iniciativa de achar a marca parte do usuário.

Apesar de serem estratégias diferentes, elas são complementares, e uma boa estratégia de marketing pressupõe o uso das duas. Isso porque o tráfego pago é uma ótima solução para atrair clientes e dá visibilidade à marca de forma mais imediata, enquanto o orgânico visa fazer isso a longo prazo.

O que é gestão de tráfego pago?

Após essa explicação sobre o que é o tráfego pago em si, vamos entender o que é a gestão desta estratégia. Como o próprio nome já evidencia, a gestão é a forma de administrar o tráfego pago. Portanto, um gestor de tráfego analisa e aplica as melhores práticas para que a estratégia seja bem sucedida.

Neste sentido, cabe ao profissional deste setor escolher os canais onde os anúncios serão veiculados e decidir para qual público a campanha será direcionada. Além disso, após o anúncio ir para o ar, também é função da gestão analisar os dados para ver se o investimento está gerando resultados positivos ou se é necessário mudar algo.

Como fazer uma boa gestão de tráfego pago?

Para realizar uma boa gestão de tráfego pago, o primeiro passo é entender e segmentar qual é o público da empresa e, logo, o alvo da campanha que será veiculada. Faixa etária, profissão, gênero, hábitos de consumo e etc, são algumas das informações relevantes que a marca precisa ter.

Tráfego pago exige bastante planejamento e estudo I Freepik

Em seguida, é necessário traçar um planejamento que permita que a marca acompanhe o cliente durante toda a jornada até ele efetivar uma compra. Assim, é preciso estar sempre fornecendo conteúdo, desde a descoberta até a consolidação do consumidor. 

Além disso, é indispensável ficar atento às métricas dos anúncios, pois até mesmo uma estratégia bem planejada pode não alcançar os resultados esperados. Por conta disso, um bom profissional precisa estar sempre disposto a se reinventar durante a campanha.

E, claro, uma boa gestão de tráfego necessita de muito estudo e a atuação de bons profissionais. Assim, quando uma marca não é capaz de fazer isso sozinha, é sempre interessante investir em empresas de marketing digital ou capacitar profissionais dentro da própria organização.

Para quem deseja se especializar na área, no Infnet não faltam bons cursos intensivos ou graduações que oferecem uma formação completa na área do Marketing Digital. Acesse nosso site e saiba mais sobre!

Baixe o guia completo sobre

Midia Performance