Neste artigo você encontrará:
Se você é um profissional ou pessoa interessada na área de Marketing Digital, já deve ter se deparado com termos como gestão de tráfego, tráfego pago ou orgânico, não é mesmo?
Essas são formas de classificar o público de um site ou página de acordo com a sua origem no tráfego digital, sendo:
- Tráfego Pago - acessos através de anúncios pagos;
- Tráfego Orgânico - acessos através de buscas em mecanismos de busca;
- Gestão de Tráfego - estratégias e práticas com a intenção de aumentar o tráfego em um canal digital.
O Marketing Digital é uma área que está em constante desenvolvimento, portanto, novas formas de classificar, entender e consequentemente criar campanhas melhores vão surgir ao longo do caminho. Um conceito que tem se destacado durante as campanhas de gestão de tráfego é o de Tráfego Frio, que não é tão popular quanto os tipos já citados, mas que carrega uma valiosa visão estratégica sobre o público.
Continue conosco neste artigo para entender qual a importância e como utilizar o conceito de Tráfego Frio nas suas campanhas de Marketing Digital.

Baixe o guia completo sobre
Midia Performance.
Outra forma de analisar o público-alvo
No tráfego frio, temos um foco diferente na forma de classificar o público. Aqui, o fator determinante vai ser o grau de exposição em relação à marca. A classificação vai girar em torno do quanto o público já conhece ou não o site, perfil em redes sociais e outros canais digitais da marca, resultando em 3 formas de dividir os usuários que estão conectados alimentando o tráfego digital:
- Público quente - São os usuários que já conhecem e já têm o hábito de acessar os canais digitais da marca;
- Público morno - São os usuários que já conhecem e já acessaram alguma vez os canais, mas não são consumidores engajados;
- Público frio - São usuários que nunca tiveram nenhum contato com a marca e seus canais digitais.
Relação com o Funil de Inbound Marketing
Provavelmente você já deve ter tido contato com esse termo. O Funil de Vendas é um conceito fundamental no Marketing Digital! Para refrescar a memória, se refere às etapas da jornada de decisão de compra do cliente e como a marca vai agir para guiar o usuário que acabou de chegar até se tornar um cliente.

- Topo do Funil - É o momento da captação do interesse, quando o público frio tem os primeiros contatos com o site;
- Meio do Funil - É quando já houve os primeiros contatos. O público morno conhece o site, mas ainda não deu o passo final para se tornar um cliente;
- Fundo do Funil - Quando o usuário chega no fundo do funil, ele já é um público quente engajado e muito provavelmente um cliente que consome os “produtos” da marca.
Como fazer gestão de tráfego frio?
Tráfego frio, pago e orgânico são formas de classificar o Tráfego Digital de acordo com sua origem e particularidades. Essas divisões são importantes para aumentar o nível de precisão no planejamento de uma campanha e melhorar o alcance de público-alvo. O objetivo de todo trabalho de gestão de tráfego é aumentar o fluxo de usuários que visitam o site ou outros canais digitais da marca.
No tráfego frio, a estratégia utilizada para aumentar o fluxo no canal digital é através de campanhas direcionadas para o público que ainda não conhece a marca. É bastante utilizada para divulgar um site novo, lançamento de produto ou expansão para um novo nicho de público. Como o direcionamento é em relação ao público, podem ser aplicados tanto investimentos em AdWords como técnicas de Inbound, Conteúdo e SEO.
O Instituto Infnet pode te ajudar a utilizar todas as ferramentas integradas do Marketing Digital em campanhas de gestão de tráfego! Aqui você pode aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital para a criação e gestão de campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.