Neste artigo você encontrará:
A performance digital desempenha um papel crucial na mensuração dos resultados de uma estratégia de Marketing Digital. Nesse sentido, é fundamental que todas as estratégias desenvolvidas atendam às necessidades do negócio e gerem resultados satisfatórios.
Para alcançar esse objetivo, existem diversas opções de estratégias disponíveis, mas é essencial que sejam cuidadosamente planejadas e executadas, especialmente quando se pretende monitorar o desempenho do plano.
Isto é, durante o transcurso de uma campanha publicitária, é comum a necessidade de acompanhar os resultados, como monitorar o crescimento do tráfego digital dentro de um site, por exemplo.
Esse monitoramento é importante pois possibilita identificar pontos de melhoria e replicar acertos em outras estratégias. Para auxiliá-lo nessa tarefa, este artigo abordará o conceito de performance digital e como realizar sua correta mensuração. Acompanhe a leitura!

Baixe o guia completo sobre
Midia Performance.
O que é performance digital?
A performance digital refere-se à análise e otimização do desempenho de estratégias e campanhas de marketing digital. Envolve a medição e a avaliação dos resultados alcançados em termos de metas e objetivos estabelecidos. A performance digital abrange várias métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar o sucesso de uma campanha de marketing online.
Na performance digital, são utilizadas ferramentas e técnicas para monitorar e mensurar o desempenho em diferentes canais digitais, como websites, mídias sociais, campanhas de e-mail marketing, anúncios online, entre outros. Isso inclui o acompanhamento de métricas como tráfego de site, taxa de conversão, número de cliques, engajamento nas mídias sociais, tempo gasto no site, custo por aquisição (CPA), retorno sobre investimento (ROI) e outras métricas relevantes para a estratégia de marketing.
Como mensurar a minha performance digital?
Realizar essa atividade pode se tornar uma tarefa mais fácil do que você imagina. Os veículos publicitários de anúncios pagos, por exemplo, trazem consigo painéis onde é possível obter os dados sobre o desempenho de uma publicidade.
Assim, há como saber a quantidade de cliques feitas em uma propaganda, quantas impressões o post teve (ou seja, quantas pessoas o viram), e também informações relacionadas ao custo que o post gerou, seja o custo por clique (CPC), o custo por mil cliques (CPM), e ainda o retorno de investimento (ROI).
As principais plataformas que disponibilizam esses dados, são:
- Google Analytics;
- Plataforma Ads, da Google;
- Optimize, da Google.
Essas plataformas analisam os dados da página web em que o comércio funciona e trarão os dados relacionados à performance, incluindo comparativos entre páginas que oferecem os mesmos produtos ou serviços.

Além das plataformas Google, existem outras ferramentas e técnicas podem ser utilizadas nesse processo de mensurar resultados, como:
- SEMrush: bastante utilizada no Brasil e na América Latina, usa tecnologia SaaS para gerenciamento de visibilidade de marketing de conteúdo, ou seja, tráfego orgânico;
- RD Station: número 01 em determinados assuntos voltados ao Marketing Digital. Nele é possível criar campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais e também acompanhar e alcançar mais resultados de Marketing Digital;
- Mapas de calor: Esses mapas monitoram a atividade realizada com o mouse, obtendo dados como os espaços no texto que foram selecionados pelo usuário, as imagens que estão sendo analisadas e também eventuais links que o consumidor daquele conteúdo pretende clicar. Dessa forma, é possível compreender quais os pontos chamam mais a atenção e quais não;
- KPI’s manuais: os KPI’s são indicadores de performance criados pelo próprio profissional, em que ele insere os principais aspectos que precisam ser acompanhados ou melhorados. A exemplo, caso em um determinado mês o negócio tenha faturado x valor, pode ser estabelecido, como KPI, o aumento em 20% desse lucro para o mês seguinte, e a partir dessa parametrização é que seria realizado o acompanhamento sobre essa meta ser atingida ou não.
Aprofunde seus conhecimentos
A performance digital é essencial para compreender se determinada estratégia de marketing está funcionando corretamente ou não, logo, sendo uma peça-chave em qualquer atividade relacionada à publicidade, ela permite que eventuais ajustes sejam feitos no decorrer do processo.
Se você quiser continuar aprendendo sobre marketing digital, o Instituto Infnet é uma referência na área de e pode auxiliá-lo nessa jornada. Aqui, você poderá aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital, para criar e gerenciar campanhas de publicidade paga, estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.
Não deixe de conferir nossas opções de curso na área de marketing, como os de pós-graduação, bootcamp e formação, e dê um passo importante na sua jornada profissional! Confira nosso site e escolha o curso que mais se adequa a sua necessidade.