Você já deve ter escutado a frase “se não está na internet, não vai ser visto”. Pois bem, ela tem sido o grande mantra da publicidade na atualidade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2021, 90% dos lares brasileiros contavam com acesso à internet. Essa é só uma parcela do alcance que um canal digital pode ter à sua disposição.
Porém, a concorrência é grande, já que o público vai ter uma série de opções na hora de escolher para onde vai dedicar seu engajamento. Dentro do marketing digital, a gestão de tráfego é uma ferramenta poderosa para conquistar os acessos do público. Continue conosco neste artigo para entender mais o assunto!

Baixe o guia completo sobre
Midia Performance.
Tipos de Tráfego Web
Primeiro, para não ficar nenhuma dúvida, vamos destacar que tráfego web se refere ao fluxo de entrada e de saída de usuários em uma página digital. Ele é subdividido de acordo com a origem do acesso desse público, sendo 6 os tipos mais utilizados em campanhas de marketing.
Tráfego Orgânico
É todo tipo de tráfego gerado sem o investimento em anúncios pagos como Google ads e outras plataformas de venda de publicidade online. A origem dos usuários acontece através de mecanismos de busca (Google, Yahoo e Bing), pesquisas de conteúdo ou divulgação por meio de um público engajado.
As principais estratégias utilizadas são de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, envolvendo metas de longo prazo e com um retorno de investimento lento. Esse tráfego tem como objetivo criar um público consolidado e fortalecer a identidade da marca.
Tráfego Pago
Com elementos opostos ao tráfego orgânico, dessa forma, os usuários vão chegar no seu site através de anúncios pagos e posts patrocinados.
As principais estratégias utilizadas são investimentos em plataformas como Google ads, Facebook ads, Instagram ads e Linkedin ads. Esse tráfego tem como foco gerar o aumento de visitas a curto prazo, com uma publicidade digital voltada para o público alvo e rápido retorno de investimento.
Outros tipos de tráfego
Tráfego orgânico e pago são os principais focos na hora de pensar na gestão do tráfego web, pois demandam estratégias específicas. Enquanto isso, os outros 4 tipos estarão inclusos de forma indireta em diversas estratégias de marketing digital. Veja a seguir:
- Referência - A origem do usuário é através de referências e links feitos sobre o seu site em links terceiros;
- Social - A origem do usuário é através de redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram;
- Direto - É quando o usuário já vai à aba de navegação e digita o seu site ou nome da marca, sem ser redirecionado por outros links como de mídias pagas, redes sociais, conteúdo nos mecanismos de busca e links de outros sites;
- E-mail marketing - A origem do usuário é através de redirecionamento por meio de links em e-mails.

Quer aprender mais sobre tráfego web?
Para mensurar o sucesso de uma estratégia de tráfego web, não é preciso muito. Basta conferir as estatísticas de acesso na sua plataforma de hospedagem ou Google Analytics e ver se o fluxo está maior que o período comparado. Porém, sucesso digital não se refere apenas ao aumento de acessos. Deve-se levar em consideração se esse público está engajado com o conteúdo, se está convertendo essas visitas em vendas, e muitos outros.
O marketing digital tem um caráter bastante integrado, por isso, conhecer como as ferramentas se completam potencializa o resultado final da campanha. O Instituto Infnet pode te ajudar! Aqui você pode aprender as principais estratégias e plataformas do marketing digital para a criação e gestão de campanhas de publicidade paga (Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads), estratégias de atração em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.