Saiba tudo sobre Marketing de Performance

Neste artigo você encontrará:

Dentro do Marketing, toda estratégia posta em prática visa resultados positivos, e é com base nessa premissa que o Marketing de Performance opera. Sendo ele uma vertente do Marketing Digital, cada vez mais profissionais e empresas estão cientes sobre os benefícios de adotá-lo.

Mas você de fato sabe o que é o Marketing de Performance e como trabalhar com ele? Caso ainda não saiba, separamos todas as informações necessárias para que você possa compreender de vez essa estratégia. Venha conferir!

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O que é Marketing de Performance?

O Marketing de Performance é uma vertente dentro do Marketing Digital focada em analisar os resultados obtidos a partir dos investimentos realizados anteriormente em estratégias como tráfego digital, por exemplo. Podemos dizer que ela avalia o desempenho da campanha para, aí sim, identificar os pontos positivos e negativos dela.

Como o objetivo principal da adoção desta estratégia é alcançar resultados visíveis, ela costuma ser bem mais assertiva, sem muitas experimentações. Para isso, utiliza-se ferramentas mais específicas, além de mídias já conhecidas.

Este tipo de marketing é possível graças aos avanços das plataformas de análise online, que conseguem obter métricas bastante detalhadas em pouco tempo. Isso gera relatórios mais rápidos e eficazes.

Assim, após a obtenção de métricas que avaliam o sucesso da campanha em questão, o Marketing de Performance consegue reconhecer os erros e problemas nas estratégias, e corrigi-los em um período relativamente curto de tempo. Por conta disso, essa estratégia também é bastante reconhecida pela sua eficiência.

Quais são as vantagens do Marketing de Performance?

O mundo digital fica mais frenético a cada dia, portanto, as percepções e as respostas dos usuários em relação ao marketing online podem mudar de uma hora para a outra. E dentro de uma rotina enérgica, como é o caso das campanhas de Marketing, isso pode ser um problema.

imagem que mostra análise de resultados pelo notebook
O Marketing de Performance é bastante focado na análise de resultados I Freepik

Dessa forma, a eficácia e a rapidez proporcionadas pelo Marketing de Performance se tornam a solução para essa dificuldade que muitos profissionais e empresas podem enfrentar. Tal estratégia tem total capacidade para transformar o estilo e o ritmo de trabalho da divulgação dos serviços ou produtos anunciados.

Apesar de isso ser muito vantajoso para grandes companhias, empresas médias e pequenas também podem desfrutar dessa obtenção rápida de resultados. Isso porque assim elas não precisam gastar tempo e recursos com estratégias mal sucedidas.

Quais são os parâmetros avaliados pelo Marketing de Performance?

O Marketing de Performance utiliza vários indicadores para chegar aos dados que necessita. Tais indicadores são comumente chamados de KPIs, e podem ser adotados em outras áreas do marketing digital.


Entre os KPIs mais utilizados, podemos citar como um dos mais importantes as Impressões, que se referem à quantidade de vezes que o seu anúncio foi visto. É importante diferenciar este conceito de quantidade de pessoas que viram a campanha, pois em diversos casos uma mesma pessoa pode visualizar o anúncio diversas vezes.

Outro KPI adotado são os cliques, ou seja, quantas vezes o seu anúncio foi acessado. Este é um indicativo importante pois revela que a primeira impressão da campanha despertou um interesse no público, a ponto dele clicar para obter mais informações.

O engajamento também é uma métrica avaliada, e neste caso é algo mais amplo, englobando curtidas, comentários, compartilhamentos, acessos a páginas da web e outras interações advindas do público. Ferramentas como o Google Analytics e o Google Ads são bastante utilizadas para consolidar os dados deste indicador.

A captação de leads é outro indicativo positivo da campanha, uma vez que estes são os consumidores com mais chances de se tornarem clientes da marca. Além disso, eles também ajudam a traçar o perfil consumidor da empresa, definindo uma persona para o negócio. 

Por fim, ainda é possível avaliar os resultados obtidos a partir de estratégias pagas e de orgânicas, além de compreender se ambas estão fazendo seu papel de forma correta. É importante lembrar que elas devem atuar em conjunto em busca de resultados melhores.

notebook com a tela mostrando um gráfico de performance
Diversas ferramentas podem ser utilizadas para avaliar a repercussão de uma campanha I Freepik

Gostou de saber mais sobre o Marketing de Performance? Esta é uma estratégia que está ganhando muito espaço no mercado do Marketing Digital, e todo profissional que souber mais sobre o tema certamente terá um diferencial dentro da área. 

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