Como fazer um anúncio?

Neste artigo você encontrará:

Anúncios publicitários são peças fundamentais para tornar determinado produto ou serviço conhecido, e construir um com qualidade requer o domínio de conhecimentos relevantes. 

Sabemos (e não é de hoje) que para vender bem é preciso mais do que apenas um bom produto. Isto porque, por mais que o produto ou serviço seja excelente, ele não será bem comercializado se não for conhecido pelo público. 

É por isso que empresas de todos os portes buscam divulgar o que vendem da maneira que acreditam ser melhor, visando sempre obter resultados satisfatórios. Essa tática tende a dar certo, mas somente se for bem aplicada. 

Para divulgar com eficiência quaisquer produtos ou serviços de uma empresa, é preciso construir um anúncio publicitário com qualidade, e explicaremos como fazer isso neste post. Acompanhe a leitura. 

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O que é anúncio publicitário?

Anúncio publicitário é uma peça de campanha de marketing utilizada para promover produtos ou serviços ou para reforçar a presença de uma marca. Os anúncios que visam promover produtos são chamados de “promocionais”, enquanto que aqueles voltados a fortalecer a imagem de determinada marca é chamado de “institucional”. 

Diferenciá-los é fácil, pois basta apenas analisar a finalidade da mensagem que está sendo transmitida. Um exemplo clássico de anúncio institucional que vale a pena citar, é o do MCDonald ‘s, que abaixo do logo traz a mensagem: “amo muito tudo isso”, reforçando que a rede de fast food é bem quista pelo público. 

De toda forma, o anúncio precisa cumprir com o objetivo principal de promover a imagem ou o que está sendo vendido naquele comércio, e fazer isso pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. 

Como produzir um anúncio?

Equipe de trabalho de Marketing em imagem vetorizada.
Para divulgar com eficiência quaisquer produtos ou serviços de uma empresa, é preciso construir um anúncio publicitário com qualidade.

Agora que você já entendeu de fato o que é um anúncio, trouxemos um passo-a-passo de como construí-lo. 

1. Saiba a intenção real do anúncio.

Como dissemos anteriormente, um anúncio pode ser tanto promocional quanto institucional, e é extremamente necessário saber qual desses dois modelos serão utilizados. Isso é importante pois para cada espécie de anúncio técnicas diferentes serão aplicadas. Ora, se o intuito for fortalecer a presença da marca, talvez não faça tão sentido falar sobre um produto específico — ou talvez falar sobre o produto mais vendido daquela marca seja o ingrediente principal da peça. 

Esse primeiro passo é o básico, e nele vale a regra do “menos é mais”, reforçando que a simplicidade a ser empregada poderá ser o diferencial que irá atrair mais pessoas para o que está sendo anunciado. 

2. Conheça o produto que está sendo anunciado

Independentemente de ser um anúncio publicitário promocional ou institucional, é importante que você conheça a fundo o produto ou a marca que está sendo anunciada. 

Isso porque, dentro de um contexto de competitividade, a similaridade entre produtos ou empresas pode acabar tornando aquele anúncio vago. Pense bem: se um cliente tiver acesso a um novo conteúdo, mas esse conteúdo for similar a outros que ele já conhece, por que ele se interessaria por aquilo? 

Assim, é primordial conseguir diferenciar e destacar o que está sendo promovido naquela peça, de modo que o consumidor perceba essa diferença e tenha o interesse despertado.

3. A importância de saber quem é a persona

A terceira dica também é essencial: conhecer o público a que o anúncio se destina. Importa saber disso para que os anúncios sejam melhor direcionados e realmente busquem suprir as necessidades daquela clientela. 

Um erro comum e que precisa ser evitado é fazer anúncios focando apenas no produto, pois na maioria das vezes é melhor direcionar a mensagem para quem de fato quer consumir aquilo do que para um público mais abrangente. 

Logo, é indicado conhecer o público-alvo a fundo e trazer opções com as quais esse público converse. 

4. Trabalhe bem o funil de vendas (ou melhor: a estrutura do anúncio)

Nada no meio publicitário é feito por acaso, e por isso é preciso que você trabalhe corretamente o funil de vendas do anúncio. 

O Funil de vendas nada mais é do que o caminho pelo qual o cliente irá percorrer até conhecer o seu produto. Nesse processo, boas práticas como linguajar acessível, organização clara das ideias e um excelente call the action (CTA) são importantes. 

Quanto ao último, isto é, o CTA, é sempre bom convidar o consumidor, de forma objetiva, a tomar alguma ação em relação ao conteúdo que ele acabou de consumir. Assim, você pode convidá-lo a:

5. Conheça o valor de um bom slogan e de imagens de qualidade

A quinta dica talvez seja redundante, mas é bom falar sobre ela: boas frases de efeito e imagens de qualidade contam bastante na experiência do cliente. 

A frase de efeito, ou slogan, precisa ser simples e direta, porém, bastante chamativa. O leitor precisa entender com facilidade qual mensagem está sendo passada, pois o contrário irá afastá-lo do que está sendo divulgado. Dessa forma, escolha com sabedoria essas palavras que, para um anúncio, têm importância gigantesca. 

Além disso, as imagens são um fator importante, uma vez que conversam com o leitor e provocam reações nele. Imagens utilizadas sabiamente podem melhorar a experiência do consumidor e levá-lo a tomar a ação que é mais interessante para a marca, então nada de deixar esse item de lado. 

6. Escolha a melhor mídia para o seu anúncio

O legal de saber qual é a sua persona é que você também irá descobrir quais canais de comunicação ela mais acessa, e isso é primordial na realização de anúncios. Ao entender qual veículo é mais utilizado, como Facebook, Instagram ou mesmo o Google, você conseguirá decidir em quais desses veículos o anúncio entrará. 

No caso do Google, por exemplo, será possível contar com a ajuda do Google Ads, que disponibilizará o anúncio publicitário no topo das pesquisas relacionadas ao que o cliente tem interesse. E os outros meios funcionam de maneira parecida, mas cada um possui suas próprias particularidades. 

Construir um anúncio com qualidade é possível e pode trazer resultados favoráveis se você o fizer adotando boas práticas. Inclusive, tudo no mundo publicitário funciona dessa forma, sendo preciso cada vez ampliar os aprendizados sobre esse mercado tão vasto e competitivo. Para ajudar você, o Infnet contém uma gama imensa de cursos voltados à publicidade e marketing digital. Acesse!

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