Como fazer anúncios orgânicos no Facebook

Neste artigo você encontrará:

Um guia simples e completo para você aprender definitivamente como fazer anúncios orgânicos no Facebook. 

Anúncios são bastante úteis quando o assunto é divulgar alguma marca ou serviço no campo da Publicidade Digital, e o Facebook tem se mostrado um ótimo aliado nessa tarefa. 

Isto porque o Facebook é a rede social mais utilizada do mundo, segundo dados informados pela Hootsuit, e essa grande preferência do público pela plataforma mostra claramente que, se ela for utilizada para a promoção de anúncios, alcançará uma quantidade considerável de pessoas. 

É pensando nisso que muitas empresas e profissionais de marketing digital optam por anunciar produtos e serviços ali, pois elas vêem os resultados que podem ser alcançados. Nesse contexto, trouxemos neste post, de forma simplificada, um tutorial de como fazer anúncios orgânicos no Facebook. Acompanhe a leitura. 

Baixe o guia completo sobre

Publicidade Digital.

Entendendo como funcionam os anúncios no Facebook

Existem basicamente duas formas de anunciar nessa mídia social, cada qual com alcances diferentes. A primeira é “impulsionando uma publicação”, ação que pode ser feita ao clicar na seta que fica ao lado de qualquer post publicado na rede social. Fazendo isso, o Facebook irá aumentar o alcance do post em questão, de modo que o engajamento possa ser maior. 

A segunda opção é criar um anúncio junto ao Gerenciador de Anúncios do Facebook — opção que permite construir uma estratégia mais sólida quanto ao que se quer alcançar com o anúncio. E é sobre ela que falaremos mais.

Gerenciador de Anúncios do Facebook

É possível criar anúncios seguindo alguns passos que, à primeira vista, podem parecer complexos. Mas vamos simplificá-los para você. 

1. Defina o seu objetivo

Os objetivos disponíveis no Facebook são três, e cada qual definirá como o restante do anúncio será feito. 

O primeiro objetivo é o de reconhecimento. Nele, é possível criar anúncios que buscarão tornar a marca mais conhecida e até mais sólida perante o público-alvo dela. Nessa opção, é possível selecionar tanto “reconhecimento de marca” quanto “alcance”, sendo esse segundo focado em entregar o anúncio ao máximo de pessoas possíveis. 

O segundo objetivo é o de consideração, ou seja, pessoas que podem ver o anúncio e considerar consumir diretamente o produto. Pode ser utilizado, por exemplo, por desenvolvedores de aplicativos que pretendem aumentar o número de downloads da ferramenta. 

O terceiro objetivo é o de conversão. Como o próprio nome diz, esse objetivo pretende contribuir para que o consumidor tome alguma ação perante o anúncio que está vendo. Assim, ele pode ser levado a realizar assinatura, por exemplo. 

Página do Facebook para que o objetivo do anúncio seja escolhido.

Ao selecionar o objetivo será possível passar para as próximas etapas. 

2. Defina o público

Página do Facebook para que o público do anúncio seja definido.

O segundo passo é selecionar seu público-alvo, inserindo tanto dados demográficos quanto informações relacionadas à persona do anúncio. Os dados demográficos podem ser a idade, sexo e afins sobre a pessoa, enquanto que a persona precisa ser definida a partir de estudos sobre o público que consome os produtos que você ou seu cliente comercializam.

3. Defina onde o anúncio será veiculado

Em que pese estarmos falando de Facebook, é importante lembrar que seu anúncio pode ser transmitido em todas as plataformas da empresa Meta. Sendo assim, é possível levar anúncios para o Messenger, Instagram, Audience Network e, é claro, para o Facebook. 

Lembrando que, nesta etapa, você tem a opção de deixar que, automaticamente, o Facebook escolha onde irá veicular, ou pode fazer essa seleção de forma manual, assumindo o risco de alcançar menos pessoas.

Página do Facebook para que o posicionamento do anúncio seja definido.

Ainda, é possível selecionar se o anúncio também alcançará dispositivos móveis específicos. 

4. Defina o orçamento

Página do Facebook para que o orçamento do anúncio seja definido.

O orçamento é importante para que você delimite o intervalo de tempo em que seu anúncio será exibido, lhe ajudando a não gastar mais do que o esperado. 

5. Defina o formato

Página do Facebook para que o formato do anúncio seja definido.

O formato pode ser tanto vídeo, imagem, áudio, texto ou outros que forem suportados pela plataforma. Entretanto, é bom lembrar que anúncios com grande quantidade de textos tendem a ser menos consumidos pelo público, valendo a pena apostar em imagens e vídeos e deixar a parte textual apenas para o título e descrições.

6. Conclua

Depois de realizar todo esse processo, conclua o anúncio e aguarde, pois ele será direcionado às pessoas que apresentarem melhor interação. 

Ainda, é importante comentar que após o envio do anúncio recomenda-se o acompanhamento e gerenciamento da campanha. Esse movimento contribui para que você fique antenado nos resultados que o anúncio irá trazer, como por exemplo se ele está funcionando de maneira eficiente ou se há outro anúncio seu com desempenho melhor, momento em que melhorias ou ajustes poderão ser feitos. 

Para fazer um anúncio com qualidade no Facebook é preciso planejar corretamente sua campanha e entender sobre o vasto universo do Marketing Digital. Não fique de fora e conheça as opções de cursos que o Instituto Infnet possui. 

Baixe o guia completo sobre

Publicidade Digital