Neste artigo você encontrará:
Dúvidas sobre as diferenças e semelhanças entre Publicidade e Marketing Digital são bem comuns. Se você está aqui, significa que está pronto para deixar essas dúvidas para trás.
Quem está buscando iniciar ou transicionar de carreira pode encontrar dificuldade ao se deparar com essas áreas. Afinal, se ambas têm a ver com a divulgação de produtos ou serviços de uma empresa, o quão diferente elas podem ser?
A resposta é que, por maior que seja a sinergia entre elas — e é bem grande! — são áreas que atuam de maneiras distintas. Continue lendo e descubra o que as une e o que as separa!
Baixe o guia completo sobre
Publicidade Digital.
O que é Marketing?
Vamos começar conceituando cada campo separadamente. Inclusive, vamos separar o “digital” por enquanto para entendermos a base.
Marketing é um conjunto de estratégias que ajudam os objetivos comunicacionais das empresas. Esses objetivos são variados, por mais que muitas vezes levem à meta final de aumentar vendas e faturamento. O caminho até lá, porém, envolve a criação de relacionamento com o cliente, autoridade de marca, relevância no mercado, entre outros marcos.
De forma geral, o marketing está bastante focado na experiência do consumidor, pois trata não apenas da divulgação do negócio, mas de tudo que envolve a relação com o público. Para tanto, são utilizadas inúmeras táticas e ferramentas, que também divulgam, mas sempre com o pensamento além da mera exposição.
E o marketing digital?
Também um conjunto de estratégias, mas focado exclusivamente no mundo digital. Com a popularidade e impacto da internet atualmente, o marketing digital se tornou uma das principais frentes do marketing no mundo inteiro.
O propósito amplo se mantém, mas há adicionais importantes de interatividade e velocidade no meio online. As redes sociais permitem que os consumidores participem ativamente de vários processos e é ideal tornar esse processo simples e frequente. A velocidade é alta, uma vez que os assuntos mudam o tempo todo e a atenção dos internautas é bastante limitada.

O que é Publicidade?
Em termos literais, publicidade significa “tornar público”. Portanto, trata-se especificamente da divulgação, o que, como vimos, é apenas uma parte do que o marketing faz.
O foco aqui é propagar uma mensagem para atender um objetivo que, novamente, pode ser variado, mas costuma se voltar às vendas. Anúncios, por exemplo, são uma forma de publicidade — mas a estratégia por trás do anúncio é responsabilidade do marketing.
Ou seja, a publicidade é uma peça dentro de todo o mecanismo do marketing.
E a Publicidade Digital?
Assim como no marketing, também há uma vertente de publicidade exclusivamente voltada para o online. A Publicidade Digital se concentra em meios de alcançar mais pessoas na internet e impactá-las de forma positiva.
Os anúncios que você vê nas redes sociais, nos buscadores e nos mais variados sites são publicidades digitais, desenvolvidas a partir do marketing digital. Viu como tudo retorna para o marketing? Ainda assim, sem promoção não há público para receber as estratégias, então podemos ver que a publicidade é fundamental também.

Publicidade e Marketing Digital: diferenças e semelhanças
Agora que entendemos o conceito por trás de cada área, vamos compreender o que as torna parecidas e o que as difere.
- Público-alvo e persona: Definir a pessoa certa para cada processo é essencial. Enquanto o marketing define público-alvo e personas do negócio de forma geral, a publicidade é mais específica para cada ação.
- Planejamento: O marketing precisa planejar toda estratégia nos mínimos detalhes, e a publicidade faz o mesmo para as campanhas e anúncios individuais. Isso inclui duração das ações, orçamento, plataformas e ferramentas utilizadas, etc.
- Mensuração de resultados: A forma de coletar dados e analisar métricas difere principalmente na velocidade. A publicidade é mais imediatista, com a possibilidade de alterar campanhas em curso; já o marketing vê o plano geral e faz avaliações periódicas constantes, de todas as campanhas e demais processos de comunicação.
- Público interno x externo: O marketing possui métodos até mesmo para o público interno de uma empresa, como colaboradores e fornecedores; isso se chama endomarketing. Já a publicidade é voltada apenas para os clientes.
- Perfil profissional: A especialização dos profissionais de marketing é um pouco diferente daquela dos publicitários. O primeiro precisa ser multidisciplinar e bastante analítico, enquanto o segundo é mais técnico, já que utiliza programas de criação e precisa conhecer bem todas as mídias.
E aí, conseguiu entender bem as semelhanças e diferenças entre Publicidade e Marketing Digital? E escolher qual é a sua carreira ideal, conseguiu também? Não se preocupe se ainda estiver em dúvida! Confira os cursos do Infnet em cada área e entenda melhor o que você precisa saber para se especializar.