Qual a diferença entre Publicidade e Marketing Digital?

Neste artigo você encontrará:

Dúvidas sobre as diferenças e semelhanças entre Publicidade e Marketing Digital são bem comuns. Se você está aqui, significa que está pronto para deixar essas dúvidas para trás.

Quem está buscando iniciar ou transicionar de carreira pode encontrar dificuldade ao se deparar com essas áreas. Afinal, se ambas têm a ver com a divulgação de produtos ou serviços de uma empresa, o quão diferente elas podem ser?

A resposta é que, por maior que seja a sinergia entre elas — e é bem grande! — são áreas que atuam de maneiras distintas. Continue lendo e descubra o que as une e o que as separa!

Baixe o guia completo sobre

Publicidade Digital.

O que é Marketing?

Vamos começar conceituando cada campo separadamente. Inclusive, vamos separar o “digital” por enquanto para entendermos a base.

Marketing é um conjunto de estratégias que ajudam os objetivos comunicacionais das empresas. Esses objetivos são variados, por mais que muitas vezes levem à meta final de aumentar vendas e faturamento. O caminho até lá, porém, envolve a criação de relacionamento com o cliente, autoridade de marca, relevância no mercado, entre outros marcos.

De forma geral, o marketing está bastante focado na experiência do consumidor, pois trata não apenas da divulgação do negócio, mas de tudo que envolve a relação com o público. Para tanto, são utilizadas inúmeras táticas e ferramentas, que também divulgam, mas sempre com o pensamento além da mera exposição.

E o marketing digital?

Também um conjunto de estratégias, mas focado exclusivamente no mundo digital. Com a popularidade e impacto da internet atualmente, o marketing digital se tornou uma das principais frentes do marketing no mundo inteiro.

O propósito amplo se mantém, mas há adicionais importantes de interatividade e velocidade no meio online. As redes sociais permitem que os consumidores participem ativamente de vários processos e é ideal tornar esse processo simples e frequente. A velocidade é alta, uma vez que os assuntos mudam o tempo todo e a atenção dos internautas é bastante limitada.

Mulher saindo de uma tela do celular, com vários ícones do Marketing Digital ao redor. Imagem vetorizada.
Marketing é sobre criar uma imagem e um relacionamento com o público

O que é Publicidade?

Em termos literais, publicidade significa “tornar público”. Portanto, trata-se especificamente da divulgação, o que, como vimos, é apenas uma parte do que o marketing faz.

O foco aqui é propagar uma mensagem para atender um objetivo que, novamente, pode ser variado, mas costuma se voltar às vendas. Anúncios, por exemplo, são uma forma de publicidade — mas a estratégia por trás do anúncio é responsabilidade do marketing.

Ou seja, a publicidade é uma peça dentro de todo o mecanismo do marketing.

E a Publicidade Digital?

Assim como no marketing, também há uma vertente de publicidade exclusivamente voltada para o online. A Publicidade Digital se concentra em meios de alcançar mais pessoas na internet e impactá-las de forma positiva.

Os anúncios que você vê nas redes sociais, nos buscadores e nos mais variados sites são publicidades digitais, desenvolvidas a partir do marketing digital. Viu como tudo retorna para o marketing? Ainda assim, sem promoção não há público para receber as estratégias, então podemos ver que a publicidade é fundamental também.

Mão com megafone saindo de tela do celular, com ícones de redes sociais ao redor. Imagem vetorizada.
Publicidade é sobre chamar atenção e passar uma mensagem

Publicidade e Marketing Digital: diferenças e semelhanças

Agora que entendemos o conceito por trás de cada área, vamos compreender o que as torna parecidas e o que as difere.

E aí, conseguiu entender bem as semelhanças e diferenças entre Publicidade e Marketing Digital? E escolher qual é a sua carreira ideal, conseguiu também? Não se preocupe se ainda estiver em dúvida! Confira os cursos do Infnet em cada área e entenda melhor o que você precisa saber para se especializar.

Baixe o guia completo sobre

Publicidade Digital