Aprenda a como fazer anúncios no Facebook Ads

Neste artigo você encontrará:

Para quem está afim de adotar uma boa estratégia de Publicidade Digital, aprender como fazer anúncios no Facebook Ads é algo indispensável, afinal, essa plataforma possui um alcance invejável, além de oferecer a possibilidade dos usuários criarem campanhas de diversos formatos.

Dessa forma, se você ainda não sabe tudo que o Facebook Ads tem a proporcionar para você e a sua empresa, se prepare para um guia completo logo abaixo!

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O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads, como o próprio nome sugere, é a plataforma de anúncios do Facebook. Por meio desses anúncios é possível divulgar um produto em larga escala, ou até mesmo segmentando o público para o perfil que mais interessar a empresa.

Notebook sobre uma mesa, com a tela de login do Facebook aberta.
O Facebook Ads é a maior ferramenta de anúncios do mundo (Foto: Pixabay)

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o Ads não se refere apenas às campanhas veiculadas na rede social de mesmo nome, mas sim em todas as mídias vinculadas à empresa Facebook, como é o caso do Instagram.

Atualmente, esta é a maior plataforma de anúncios online do mundo inteiro, superando até mesmo o poderoso Google Ads. Por conta disso, é muito importante que as campanhas de uma empresa aprendam como fazer anúncios no Facebook Ads, para se fazer presente nela.

Quais são as vantagens do Facebook Ads?

Por ser a maior plataforma do mundo do marketing digital, as empresas ganham uma super visibilidade ao entrarem no Facebook Ads. Logo, há uma maior chance de alcançarem novos consumidores e os converterem em clientes da marca.

Mas, essa é somente uma das vantagens de anunciar no Facebook Ads. Outra que não pode ser desconsiderada é o fator credibilidade. O Facebook é uma empresa mega consolidada no mercado, por isso, seus anunciantes tendem a serem vistos com maior apreço por uma grande parte do público.

Além disso, a plataforma em si do Facebook Ads é muito vantajosa para os anunciantes, pois traz ferramentas que colaboram muito para a campanha, a começar por ela não se limitar a um tipo de anúncio, logo, sendo possível divulgar nela textos, vídeos, imagens, catálogo de produtos e mais.

Ao divulgar os produtos e serviços, o anunciante também pode direcionar para seu público alvo, isso impede que a campanha seja bastante vista por um perfil que pouco se interessa no assunto. Assim, o Facebook Ads consegue limitar a campanha por características como idade, gênero, localização, público e mais.

Por fim, outro benefício dessa plataforma são os dados gerados por ela, que irão trazer informações valiosas para o anunciante, como o número de interações e conversões, ou seja, se a campanha está indo bem ou se precisa melhorar.

Como anunciar no Facebook Ads?

Para anunciar no Facebook Ads, o primeiro passo é acessar (ou fazer) uma conta no Meta Business Suite, também conhecido como Gerenciador de Negócios do Meta. Nele há um painel com todas as funcionalidades que você precisará acessar para criar, publicar e analisar o anúncio.

Após abrir o Facebook Ads, a primeira etapa é definir o principal objetivo por trás deste anúncio. Nesse estágio, o anunciante irá dizer se deseja um maior reconhecimento de marca, maior alcance ou maiores conversões.

Já em seguida será preciso segmentar o público, neste caso, é preciso que o idealizador da campanha já tenha em mente qual é o perfil de consumidores da empresa, ou seja, quem é o público alvo que se deseja atingir. Nesta etapa, é necessário avaliar se tem a necessidade de separar por gênero, faixa etária, além da localização geográfica.

O Facebook Ads oferece funcionalidades completas dentro da plataforma (Foto: Cottonbro Studio)

Após seguir estes passos, ainda é necessário definir em quais espaços o anúncio será veiculado. O Facebook Ads possui a opção automática, em que a própria plataforma define isso, porém, o anunciante também pode optar por fazer isso de forma manual, neste caso, ele mesmo irá definir em quais posições o anúncio ficará.

Posteriormente, ainda será preciso estabelecer o valor que será investido e o sistema de otimização. Vale lembrar que o Facebook Ads cobra por clique na página ou pelo número de impressões que o anúncio recebeu. 

Depois cabe ao anunciante apenas definir o formato do seu anúncio e colocar ele no ar. Dentro do painel há opções para acompanhar o alcance e engajamento da campanha, vale a pena acompanhar com bastante atenção estes números.

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